Header AD

Pipoca Alternativa | Carol

 
Olá leitores do TPJ, hoje o Pipoca Alternativa vem trazer para vocês informações sobre o filme 'Carol', que é protagonizado por Cate Blanchett e Rooney Mara. O filme é anglo-americano de 2015 e baseado no livro "The Price of Salt" de Patricia Highsmith de 1952.

Sinopse


Em plenos anos 50, Carol Aird (Cate Blanchett) pede o divórcio de Harge Aird (Kyle Chandler), pois ela não o ama, sendo que foi levada a este casamento pelas condições sociais da época, pois eram o que esperavam dela por causa da boa condição financeira do marido. Ela conhece Therese Belivet (Rooney Mara) em uma loja de brinquedos quando vai comprar uma boneca para a filha. Um interesse recíproco surge naquele instante. Elas se apaixonam, embora ela tente resistir ao que sente, elas tornam-se cada vez mais próximas. Quando Harge descobre, ameaça tirar definitivamente a guarda da filha do casal. Mas Carol não consegue resistir ao amor que sente por Therese, com quem vive um intenso romance.

Elenco


- Cate Blanchett como Carol Aird
- Rooney Mara como Therese Belivet
- Sarah Paulson como Abby Gerhard
- Kyle Chandler como Harge Aird
- John Magaro como Dannie
- Jake Lacy como Richard
- Carrie Brownstein como Genevieve Cantrell
- Cory Michael Smith como Tommy

Indicações


- Indicado ao Oscar de Melhor Atriz - Cate Blanchett
- Indicado ao Oscar de Melhor Atriz Coadjuvante - Rooney Mara
- Indicado ao Oscar de Melhor Fotografia
- Indicado ao Oscar de Melhor Figurino
- Indicado ao Globo de Ouro de Melhor Filme Dramático
- Indicado ao Globo de Ouro de Melhor Diretor - Todd Haynes
- Indicado ao Globo de Ouro de Melhor Atriz Dramática - Cate Blanchett
- Indicado ao Globo de Ouro de Melhor Atriz Dramática - Rooney Mara
- Indicado ao Globo de Ouro de Melhor Trilha Sonora Original
- Indicado ao Critic's Choice Awards de Melhor Filme
- Indicado ao Critic's Choice Awards de Melhor Diretor - Todd Haynes
- Indicado ao Critic's Choice Awards de Melhor Atriz - Cate Blanchett
- Indicado ao Critic's Choice Awards de Melhor Atriz Coadjuvante - Rooney Mara
- Indicado ao Critic's Choice Awards de Melhor Fotografia
- Indicado ao Critic's Choice Awards de Melhor Design de Produção
- Indicado ao Critic's Choice Awards de Melhor Figurino
- Indicado ao Critic's Choice Awards de Melhor Cabelo e Maquiagem
- Indicado ao Critic's Choice Awards de Melhor Trilha Sonora

Curiosidades


- Adaptação do romance The Price of Salt, escrito por Patricia Highsmith sob o pseudônimo de Claire Morgan. Em 1990, a obra foi republicada com o título "Carol".

- O longa também é a segunda adaptação de um livro da autora estrelado por Cate Blanchett. O primeiro foi O Talentoso Ripley (1999).

- A chefe da produtora Film4, Tessa Ross, relatou ter lutado por onze anos para produzir o filme.

- O olhar cinematográfico foi inspirado pela fotografia de Vivian Maier e Saul Leiter.

- Foi oferecido o papel de Therese para Rooney Mara, logo após a atriz completar Millennium - Os Homens Que Não Amavam as Mulheres (2011), porém ela recusou devido ao cansaço. Mia Wasikowska foi então escalada, mas logo deixou o projeto a fim de fazer A Colina Escarlate (2015). Mara veio a bordo novamente quando Todd Haynes assinou contrato para dirigir, em 2013.

- Cate Blanchett e Rooney Mara disseram ter uma grande química no set e filmar a cena de amor foi relativamente fácil. Blanchett deu crédito ao diretor Todd Haynes por fazer ela e Mara se sentirem confortáveis: "havia muita confiança entre Rooney e Todd e Todd e eu. Ele foi muito claro sobre como queria nos fotografar e quais partes ele usaria, para que todos nos sentíssemos muito seguros."

- De acordo com Patricia Highsmith, o romance foi inspirado em um encontro casual que teve com uma mulher loira em um casaco de pele, onde a viu dentro de uma loja de departamentos, em Nova York, pouco antes do Natal de 1948, enquanto trabalhava como balconista temporária vendendo bonecas. Ela completou o esboço em duas horas naquela noite, provavelmente sob a influência da catapora que descobriu ter no dia seguinte, dizendo que "a febre está estimulando a imaginação". Ela completou o romance em 1951.

- Phyllis Nagy escreveu o primeiro rascunho do roteiro em 1996.

- As referências cinematográficas de Todd Haynes sobre a década de 1950, baseiam-se no trabalho de Ruth Orkin e Morris Engel, especialmente o filme Lovers and Lollipops (1956).

- A campanha para que Rooney Mara concorra como Melhor Atriz na temporada de prêmios 2016 causou uma polêmica significativa, devido à decisão do estúdio em colocá-la na disputa como atriz coadjuvante. Na verdade, após ter sido nomeada na categoria, ela quebrou oficialmente o recorde de maior desempenho de uma atriz coadjuvante a aparecer mais tempo na tela (71 minutos). A recordista anterior era Tatum O'Neal em Lua de Papel (1973) com 66 minutos. Cate Blanchett, que foi nomeada na categoria principal, tem 6 minutos a menos que Rooney, somando 65 minutos.

- Carol foi aplaudido de pé após sua exibição no Festival de Cannes.

- Com cinco nomeações, Carol recebeu o maior número de indicações no Globo de Ouro 2016.

- Kate Winslet foi considerada para interpretar a personagem-título.

- Embora Cate Blanchett e Rooney Mara não fossem obrigadas a estar do outro lado da linha sempre que falassem ao telefone, elas disseram que isso as ajudaria. Assim, sempre que Carol e Therese se falam, Cate e Rooney estão literalmente falando uma com a outra por meio do aparelho.

- Esta é a segunda colaboração de Todd Haynes com Cate Blanchett, e a terceira de Haynes com a figurinista Sandy Powell.

- Rooney Mara é uma grande fã de Cate Blanchett desde os 13 anos de idade, e descreveu a experiência de trabalhar com a atriz como "maior que um sonho realizado."

- John Crowley esteve cotado para direção, quando o filme foi anunciado em 2012.

Imagens







Trailer

 

 
 
 
 
Pipoca Alternativa | Carol Pipoca Alternativa | Carol Reviewed by Luara Moraes Leão on 3.2.16 Rating: 5

Nenhum comentário

Post AD