Header AD

Vinil da Vez | O lado obscuro da fama no EP 'The Fame Monster', da Lady Gaga


Muitos podem divergir se o segundo disco da Lady Gaga, o The Fame Monster, pode ser classificado como um LP (disco físico normal) ou um EP ("extended-play"). De fato, estruturalmente ele é enquadrado como um EP, mas tanto os fãs como a própria cantora o vêem como um disco a parte, diante suas temáticas e músicas em si.

Como notado, a imagem do "The Fame", seu primeiro álbum, foi colocada um pouco de lado nessa nova fase para poder retratar o outro lado da fama e seus dilemas. A experiência do estrelado, como a mesma falou em diversas entrevistas, trouxe a ela vários questionamentos e medos que são comuns a todos aqueles que se arriscam no meio artístico. Os penteados doces e trajes sutis do primeiro álbum foram substituídos gradativamente por roupas mais expressivas na promoção do disco, que demostrassem as mensagens e a forma como cada medo interferia em sua vida, fazendo parcerias com ícones da moda e da cultura pop como o icônico estilista Alexander McQueen.



Isso influenciou bastante nas oito faixas que integra o extended-play, sendo cada uma respectivamente sobre um dos medos causados pela fama. Com isso, o material ganhou uma videografia impecável, rendendo seus maiores sucessos. Bad Romance, Telephone, Alejandro... há várias canções que envolveram tanto o seu público como anônimos pelo mundo, e que tornaram seu jeito de vestir e performar algo como único, com sua própria marca.



Não é atoa que o material foi sucesso de público e de crítica, vendendo mais de 14 milhões de cópias segundo dados atualizados do MediaTraffic, além de render várias indicações em diferentes prêmios. Foi com ele que Gaga consolidou o seu nome na indústria fonográfica e ficou mais conhecida em todo mundo, evidenciando-se com o reconhecimento da crítica ao ganhar três Grammys em 2011. Mesmo com uma discografia extensa para uma artista que só chegou ao estrelado a seis anos, o álbum sempre será visto como um dos principais materiais da era digital e pela importância de seu impacto audiovisual no mundo pop.

Vinil da Vez | O lado obscuro da fama no EP 'The Fame Monster', da Lady Gaga Vinil da Vez | O lado obscuro da fama no EP 'The Fame Monster', da Lady Gaga Reviewed by João Walber on 14.1.16 Rating: 5

Nenhum comentário

Post AD