Header AD

Editorial | As redes sociais nas transformações da música



Interagir com os artistas é algo facilitado nessa geração. Com a ascensão das mídias digitais, o contato com os ídolos aumentou bastante, tornando-se mais fácil ter uma interação com ele ou até mesmo chegar ao diálogo, seja por uma mensagem no Twitter ou até mesmo uma conversa por inbox na página deles.

Contudo, os avanços não se restringem apenas à interação. Saber se determinado lançamento foi ideal ou até mesmo a recepção do público a um álbum ou single é facilitado com o acompanhamento das redes sociais. Nelas, o artista junto com a gravadora pode estudar a partir da recepção do público seus futuros lançamentos e como direcionar sua carreira dentro da indústria cultural. Uma prova disso veio com a criação do Twitter Real-Time Charts pela Billboard, que determinam as canções mais citadas do momento e um panorama comercial ao artista.

Como também notado, as vendas relacionadas ao mundo musical a cada ano caem vertiginosamente, e estar ciente do mercado e do público-alvo é essencial para um não-fracasso comercial. Qualquer erro de escolha fica mais fácil de ser revertido se notado previamente, e os comentários na rede é um caminho para se detectar tais falhas com antecedência.

Além disso, outro ponto a se destacar é os novos mecanismos de promoção de álbuns. Desde o lançamento do homônimo "Beyoncé" em 2013. o ato de lançar discos vem transformando-se, tendo como grande exemplo a nova estratégia usada pela Rihanna na promoção do Anti e o lançamento do EP gratuito do Foo Fighters na internet.

Definitivamente o modo de ouvir e viver a música vem mudando, e essas mudanças tem tanto um lado positivo como negativo. Resta as gravadoras e investidores saberem recolocar seus nomes nessas novas dinâmicas, de forma que o público e elas continuem ganhando e não sejam prejudicados.


Editorial | As redes sociais nas transformações da música Editorial | As redes sociais nas transformações da música Reviewed by João Walber on 24.12.15 Rating: 5

Nenhum comentário

Post AD