Header AD

Best of 2015 | A diversidade de gêneros musicais marcou o ano



Pensar em 2015 sem lembrar da diversidade de gêneros nas paradas musicais é quase que impossível. O ano trouxe diversas surpresas na indústria cultural, com retorno de grandes nomes do cenário contemporâneo, além da ascensão de novos artistas tão talentosos quanto os já em ativa.

Uma das artistas que mais nos surpreendeu nesse ano foi a Lady Gaga. Promovendo seu projeto paralelo de jazz com Tony Bennett "Cheek to Cheek", a cantora trouxe de volta à atenção mundial um dos gêneros mais populares das décadas passadas, ganhando reconhecimento da crítica especializada e de outros públicos que ainda não conheciam o talento da cantora.

Porém, as surpresas na indústria cultural não se restringem ao universo pop. No indie, gênero de maior ascensão dos últimos anos, diversos artistas trouxeram novidades com pegadas no estilo, tendo como exemplos o retorno da multi-premiada Coldplay no álbum "A Head Full of Dreams "com flertes no indie, e até mesmo a ascensão ao grande público da Marina and The Diamonds e da Melanie Martinez com suas faixas. Outro fato a se destacar foi a parceria da Lorde com o duo britânico Disclosure em "Magnets", e do grande sucesso da  e Major Lazer em "Lean On".

No R&B, gênero que dominou as paradas a duas décadas atrás, tivemos o retorno da Ciara com seu álbum Jackie, incluindo as canções "I Bet" e "Dance Like We're Make Love", além do reconhecimento mundial do The Weeknd. O canadense teve suas canções entre as mais executadas do ano nas principais plataformas de streaming, a citar "The Hills" e "Can't Feel My Face".


Outro gênero que teve feitos de grande importância foi o rock. O retorno do David Bowie com seu vigésimo quinto álbum de estúdio "Blackstar" além da disponibilização do EP gratuito Saint Cecilia do Foo Fighters foram alguns dos de maior destaque. Definitivamente o ano estará entre um dos mais movimentados no mundo da música e um dos mais variados. E você, quais músicas marcaram seu ano?



Best of 2015 | A diversidade de gêneros musicais marcou o ano Best of 2015 | A diversidade de gêneros musicais marcou o ano Reviewed by João Walber on 23.12.15 Rating: 5

Nenhum comentário

Post AD