Header AD

Clube dos Cinéfilos| Review de 'Jogos Vorazes: A Esperança - O Final' (Contém Spoilers)


Fãs da Saga Jogos Vorazes como todos nós sabemos a adaptação para o cinema do livro de Suzane Collins não iria decepcionar e com certeza não foi isso que aconteceu. Fui no cinema ontem dia 18 de novembro e amei o filme, este é muito fiel ao livro, contudo teve algumas coisinhas que senti falta e é mais nisso que vou me embasar, então se não quiser saber spoilers pare aí.

Já li críticas ao filme por seu ritmo lento no começo e final muito água com açúcar, mas se você leu o livro 'Esperança' e gostou você pode ir no cinema sem preocupações, pois pelo menos na minha humilde opinião o último filme é melhor ainda que o livro, senti falta de seis coisas apenas:

- Eles cortaram o treinamento da Johanna com a Katniss para virar soldado, e eu adorava aquelas partes no livro, pois foi para mim o único momento que gostei dela quando esta conseguiu mostrar sua alma e ser amiga da Katniss. A Johanna em si aparece muito pouco, ganhando destaque só em 'Em Chamas', pois está tem uma cena no final de 'Esperança Parte 1' e umas duas ou três em 'Esperança Parte 2'.

- Ao contrário do que a crítica que no caso não deve ter lido o livro estão falando, eu achei o começo bem corrido como se quisessem apressar logo para a guerra na capital, momentos em que no livro são lentos, reflexivos ou até impactantes foram minimizados, por exemplo o ataque no distrito 2, não vemos direito que é o Gale que planeja tudo, lá só mostra todos conversando e o Gale dando uma ideia, sem contar que não gostei tanto quanto no livro da cena em que a Katniss leva o tiro, no livro ela perde um baço, no filme eles minimizaram muito.

- Eu achei que os personagens no filme não estavam tão devastados quanto deviam inclusive em 'Esperança Parte 1' também, o Finnick no livro praticamente fica louco junto com a Katniss, sendo que eles nem querem deixar que ele seja soldado, no filme este está em plena forma lá como um soldado, sem contar que a Katniss principalmente depois da morte da Prim e no final deveria está muito mais catatônica pode ser que o diretor preferiu colocar do jeito que está, porque tenho que certeza que não é falta de talento do Sam Caflin e da Jennifer Lawrence. Ao contrário do Peeta que para mim é o personagem mais fiel em questão de personalidade na saga, o Josh interpretou muito bem e ainda me pego pensando o que eles fizeram para ele ficar tão irreconhecível depois de ser torturado.

- Acho que no final eles deveriam ter falado os destinos dos personagens, pois não é porque no livro não conta que eles não podiam falar nada, tipo o Cesar tem apenas uma cena no filme se não me engano e depois não fala mais nada, o que aconteceu com ele depois da mudança do governo? E a Johanna o que aconteceu?

- Achei o final meio fraco, tá que o final é do mesmo jeito que o livro, contudo como Harry Potter ou Crepúsculo eles poderiam ter feito uma homenagenzinha no final algo especial para os fãs, pois depois de toda aquela agitação e de todo o sucesso que a saga teve o final podia ser mais considerável. Mas também entendo ter terminado assim, pois apesar de ter ficado meio louca, pelo menos no livro, ela finalmente ia ter uma vida calma com filhos, marido e sem passar fome ou desespero.

- Por fim a última coisa em que senti falta foi mais a reação da população da Capital, afinal eles podem ser alienados, mas eles estão assustados, pois invadiram a única coisa que eles chamavam de lar, nos livros mostra que com a revolução eles tem escassez de um monte de coisa, algo que não existia, queria ter visto mais o desespero deles, inclusive a cena em que Katniss e os soldados encontram comida escondida na casa em que eles se escondem.

Bem é isso quanto aos meus pontos preferidos (SPOILERS) tem um beijo entre o Haymitch e a Effie o qual foi creditado para os fãs e é um beijo que não ficou forçado, ficou bem legal, como se pudesse ser o início de uma relação, gostei também do beijo Katniss e Peeta junto com o SEMPRE, foi um dos melhores beijos deles na minha opinião, bem verdadeiro, o casamento do Finnick - lindo apesar de eu ter achado que foi apressado, as mortes apesar de serem mortes né foram cenas muito boas, chorei litros com a do Finnick, a da Prim achei meio rápida e nossa as crianças tentando pegar as bombas no céu achando que são tipo balões de patrocinadores como nos jogos foi de cortar o coração.

Enfim para fãs de Jogos Vorazes, o filme é perfeito, recomendo, assistem repetidamente, chorem, riem e aproveitam seus personagens preferidos.

Para não fãs assistem é um bom filme para falar sobre a alienação política e da mídia, distinção de classes e muito pensamento crítico embutido, sem contar os ótimos atores e os toques de ação e aventura.

Eu assisti na 1° sessão que teve aqui em Goiânia, mas se você ainda não assistiu corram, porque as salas estão lotadas com esse sucesso.
Clube dos Cinéfilos| Review de 'Jogos Vorazes: A Esperança - O Final' (Contém Spoilers) Clube dos Cinéfilos| Review de 'Jogos Vorazes: A Esperança - O Final' (Contém Spoilers) Reviewed by Luara Moraes Leão on 24.11.15 Rating: 5

Nenhum comentário

Post AD