Header AD

Editorial | Sabemos viver com a diversidade étnica?


Desde o início da sociedade brasileira, o preconceito étnico está presente, por conta da colonização europeia, arraigando-se na população na forma de insultos e agressões no cotidiano, discrepância nos salários baseada na cor da pele e até ideias de superioridade entre culturas.

Essas formas de desrespeito corriqueiras mostram como tal discriminação está intrínseca no ideário popular, apesar de a maioria das pessoas não admitir, por conta da implantação do etnocentrismo no Brasil, através da escravidão e aculturação de negros e índios pelo descobrimento português e proibição de que estes pudessem exercer seus costumes.

Isso pode ser exemplificado pelos casos de segregacionismo no futebol, com os jogadores Daniel Alves e Aranha sendo chamados de "macacos"; pela diferença nos pagamentos e cargos ocupados, usando como critério a quantidade de melanina na pele e até no livro Til, de José de Alencar, no qual Jão Fera se recusa a fazer trabalhos braçais pelo preconceito.

Outro caso disso na História é a questão da doutrina da "raça ariana", implantada por Hitler no século XX, que pretendia eliminar todos os indivíduos os quais não fossem arianos, a fim de purificar a sociedade, sob o ponto de vista do ditador.

Com base nos fatos mencionados, percebe-se um grave ranço histórico em relação a esses grupos sociais. Porém, é preciso implementar novas políticas públicas de inclusão, tais quais oportunidades  trabalhistas, e reforçar as já existentes, como o sistema de cotas e a criminalização do racismo, aumentando o papel da justiça nesse processo, com a finalidade de se conviver e aceitar as diferenças.
Editorial | Sabemos viver com a diversidade étnica? Editorial | Sabemos viver com a diversidade étnica? Reviewed by Carolina Soares on 10.11.15 Rating: 5

Nenhum comentário

Post AD