Header AD

Editorial | O porquê que Til It Happens to You deveria ser indicada ao Grammy/Oscar



Conciliando a carreira de atriz na quinta temporada da série American Horror Story: Hotel com os trabalhos no mundo musical que a fizeram conhecida em todo mundo, a cantora Lady Gaga constantemente está em estúdio na produção de novas músicas. Uma delas foi lançada oficialmente a dois meses e vem roubando todas as atenções.

Composta pela Diane Warren e com sua co-autoria, a canção Til It Happens To You, já conhecida pelos fãs em versões não-finalizadas que haviam caído na rede, foi disponibilizada como single promocional nas principais lojas digitais e ganhou um videoclipe. Muito mais que uma bela canção, a faixa-tema do documentário The Hunting Ground fala sobre um assunto muitas vezes esquecido pelo grande público e que merece ser debatido constantemente: a violência sexual nas universidades.

Todos os dias milhares de jovens entram em instituições de ensino superior na esperança de terem seus sonhos realizados. Porém, suas metas acabam sendo destruídas quando alguém aproveita da vulnerabilidade dos dormitórios, principalmente nas faculdades estadunidenses, e acaba cometendo um ato tão cruel que é o abuso sexual. Em suas diferentes práticas, o crime além de desestruturar a vítima tira dela a integridade física e psíquica, fazendo-a desistir de tudo por achar que está sozinha e temer não conseguir reestruturar a vida após o ocorrido.



Porém, a música tenta trazer um conforto a essas pessoas, e mostrá-las que não estão sozinhas. E que, apesar de tudo, podemos recomeçar se encontrarmos em nós mesmos e na união coletiva a força para essa mudança. Stefani Germanotta, assim como milhares de anônimos pelo mundo, já viram suas vidas devastadas por esse mal e lutaram com isso diariamente, e da fragilidade nos vocais na introdução à entonação dada nos demais versos evidencia-se o quão poderoso é o desabafo e a necessidade de conversar consigo mesmo nessa fase. 

Outro fator a se destacar é que num mundo cada vez mais individualista, ter alguém usando sua arte em prol de uma ajuda tão essencial a esses jovens é algo que merece ser louvado, ainda mais sabendo que isso corre com maior frequência do que imaginamos. Como o final do clipe narra, "uma em cada quatro universitárias irão ser assediadas a menos que algo mude", e precisa-se mudar essas estatísticas. Além de bem produzida e com uma letra exemplar, as causas sociais acima citadas fazem da canção uma das grandes apostas para as indicações do Grammy e Oscar desse ano, podendo colocar o tema em pauta nos principais veículos mundiais e dar voz a mais vítimas que superaram essa atrocidade.
Editorial | O porquê que Til It Happens to You deveria ser indicada ao Grammy/Oscar Editorial | O porquê que Til It Happens to You deveria ser indicada ao Grammy/Oscar Reviewed by João Walber on 24.11.15 Rating: 5

Nenhum comentário

Post AD