Header AD

Editorial | O Mundo de Tim Burton

Olá leitores do TPJ, nesse editorial falaremos sobre meu diretor preferido, o diretor famoso por pegar histórias inocentes e faze-las ficar um tanto mais sombrias, TIM BURTON.
Timothy Walter Burton ou "Tim" Burton é um cineasta norte-americano nascido em Burbank no dia 25 de agosto de 1958. Este era casado com Helena Bonham Carter até 2014, alguns deve conhece-la como a Bellatrix Lestranger em Harry Potter para os fãs ou a bruxa doida do mal que matou o padrinho do Harry kkkkk. Enfim, voltando Tim Burton teve dois filhos com ela, mas se divorciaram no ano passado.
Seus filmes geralmente tem ela e Johnny Depp, sendo uma parceria clássica e Danny Elfman compondo a trilha sonora.
Para quem não sabe além de cineasta Burton também é escritor em 1997, escreveu "O Triste Fim do Pequeno Menino Ostra e Outras Histórias", que ganhou edição brasileira apenas em julho de 2007. Apesar de ser infantil, o livro tem cenas de violência familiar, suicídio, sexo não-explícito e traição extraconjugal (o amante da adúltera é um ferro de engomar). Também não cabe aos poemas, finais felizes.
O caso do Pequeno Menino Ostra é modelar. O poema dedicado a contar seu triste fim ( depois do seu triste início, já rejeitado pela mãe por cheirar "a oceano e alga marinha"), fala de um pai com disfunção erétil avisado por um médico de que comer ostras propicia 'um desempenho sexual extra' ".

Curiosidades

- Burton descreveu sua infância como peculiar, imaginativa e perdida em seus próprios pensamentos. Ele achava a vida doméstica e a escola difícil, participava de um grupo chamado OW SHIT STUDIOS (O.S.S) e fugia da realidade do cotidiano lendo livros sombrios de Edgar Allan Poe e assistindo a filmes de terror de baixo-orçamento, que mais tarde homenagearia na sua biografia de Edward D. Wood, Jr..
- Após o colegial, ele ganhou uma bolsa da Disney para estudar no Instituto das Artes da Califórnia em Valencia, Califórnia. Ele estudou Animação por três anos e foi então contratado pelo Walt Disney Studios como aprendiz de animador. Trabalhou no desenho The Fox and the Hound, mas estava insatisfeito com a direção artística do filme. Foi durante esse período que Tim Burton fez seus primeiros três curtas metragens: a animação em stop-motion "Vincent", e dois live-actions, "João e Maria" e "Frankenweenie". A história desse último, que envolvia um cachorro morto num atropelamento sendo ressuscitado de forma análoga ao Frankenstein, foi considerada sombria demais pela Disney, motivo que levou à demissão de Burton.
- O filme Os Fantasmas se Divertem (Beetlejuice) mesmo com o orçamento bastante baixo, alcançou uma bilheteria razoável e levou o Oscar de Melhor Maquiagem.
- Alice no País das Maravilhas, adaptado dos livros Alice No País das Maravilhas e Alice através do espelho apesar de não ter ido muito bem nas críticas, faturou 1 bilhão de dólares mundialmente, transformando-se no filme mais bem sucedido, mercadologicamente falando, do Tim Burton.

Filmes Mais Conhecidos

Edward Mãos de Tesoura - 1990

Edward é a 'criação' de um velho inventor, que vem a falecer antes de ter chance de terminar seu último trabalho, um homem de carne e osso, deixando-o sem nenhuma das mãos e completamente sozinho, na mansão sombria onde somente os dois moravam. No lugar das mãos existiam tesouras com as quais esculpia e cuidava do jardim da mansão. Algum tempo depois, uma senhora muito simpática e atenciosa, chamada Peg, que trabalha vendendo produtos cosméticos, decide ir visitar a mansão de aparência meio sombria, para tentar vender seus produtos, mansão essa que ficava um pouco afastada da cidade. Ao entrar na mansão, depara-se com Edward e percebe que o rapaz estivera completamente sozinho durante muito tempo, Peg não consegue abandoná-lo lá e resolve levá-lo para passar um tempo na cidade, junto com a família dela, o que causa muita agitação por parte de seus vizinhos. Edward se torna 'celebridade' e por algum tempo, todos disputam sua atenção e parecem gostar de sua excentricidade. Até Kim, a filha mais velha de Peg, por quem ele se apaixona à primeira vista e que não gosta do rapaz, logo de primeira, passa a enxergar algo especial nele, o que não agrada seu namorado, Jim. Contudo, toda essa euforia ao redor de Edward não dura muito tempo.

Elenco


  • Johnny Depp ... Edward

  • Winona Ryder .... Kim Boggs
  • Dianne Wiest .... Peg Boggs
  • Anthony Michael Hall .... Jim
  • Kathy Baker .... Joyce
  • Robert Oliveri .... Kevin Boggs
  • Conchata Ferrell .... Helen
  • Caroline Aaron .... Marge
  • Vincent Price .... Inventor

  • Os Fantasmas Se Divertem (Beetlejuice) - 1988



    Adam Maitland e sua esposa Barbara são um casal residindo em Winter River, Connecticut. O casal decide entrar de férias, mas no caminho sofrem um acidente de carro e caem no rio. Quando voltam para casa, não se lembram de como voltaram - e quando Adam tenta traçar o caminho de volta para ponte encontra um deserto com minhocas gigantescas. Voltando para casa, os Maitland descobrem um livro intitulado Manual para os recém-falecidos, fazendo-os perceberem que morreram.
    Logo o casal descobre que a irmã de Barbara vendeu a casa para os Deetz, uma família de yuppies de Nova Iorque. A família é constituída do empresário Charles, sua esposa escultora Delia, e Lydia, a filha adolescente e gótica. Adam e Barbara decidem expulsar os Deetz, mas como não podem ser vistos pelos vivos, suas tentativas não surtem efeito. Decidem então ir para o mundo dos mortos atrás de ajuda, e descobrem ser um local marcado por burocracia, com uma enorme sala de espera. Após pegarem uma senha e serem chamados, são informados que têm de passar 125 anos em sua casa, e recebem um livro para aprender a assombrar. Após tentativas frustradas (que só fazem Lydia percebê-los), decidem pedir ajuda ao fantasma especializado em "exorcizar vivos" Beetlejuice.

    Elenco



  • Michael Keaton .... Beetlejuice ("Besouro Suco", na dublagem brasileira)
  • Alec Baldwin .... Adam Maitland
  • Geena Davis .... Barbara Maitland
  • Winona Ryder .... Lydia Deetz
  • Jeffrey Jones .... Charles Deetz
  • Catherine O'Hara .... Delia Deetz
  • Sylvia Sidney .... Juno
  • Glenn Shadix .... Otho

  • A Noiva Cadáver - 2005



    Victor Van Dort é um jovem, filho de novos-ricos comerciantes de peixe, destinado a casar-se com Victoria Everglot, filha de aristocratas falidos, numa pequena aldeia europeia. Este casamento é desejado pelos pais de ambos pois fará com que os pais de Victor subam na sociedade, e os de Victoria não percam o que lhes resta, pois como estão pobres, poderão restituir a glória da família com o dote do casamento.
    Com o nervosismo, Victor acaba por arruinar o ensaio de casamento, o que o leva a ir tentar repetir os votos, sozinho, na floresta. Sem sucesso, repete uma última vez os votos, que saem na perfeição. Acabando de os repetir coloca a aliança no que parece ser um velho galho em forma de mão, que na verdade é o braço esquelético de noiva cadáver. Esta, convencida que Victor lhe acabara de a pedir em casamento, leva-o para o mundo dos mortos.

    Dubladores 

    Victor Van Dort - Johnny Depp
    Emily (Noiva Cadáver) - Helena Bonham Carter
    Victoria Everglot - Emily Watson
    William Van Dort - Paul Whitehouse
    Nell Van Dort - Tracey Ullman
    Maudeline Everglot - Joanna Lumley
    Finnis Everglot - Albert Finney
    Lord Barkis Bittern - Richard E. Grant
    Pastor Galswells - Christopher Lee
    Espalha-notícias da cidade - Enn Reitel
    Larva - Enn Reitel
    Viúva Negra - Jane Horrocks
    Mayhew - Paul Whitehouse

    A Fantástica Fábrica de Chocolates

    Charlie Bucket é um garoto pobre que vive com os pais (Senhor e Senhora Bucket) e avós (Joe, Georgina e Josephine e George Bucket) numa pequena e miserável casa (provavelmente em Londres). Ele é um grande fã de chocolate, doce que ganha apenas no dia de seu aniversário, e de seu maior fabricante: Willy Wonka, cuja enorme e enigmática fábrica se encontra bem perto de sua casa.
    A família tem trabalhado muito desde que o pai de Charlie, Sr. Bucket (Noah Taylor) perdeu seu emprego. Eis que Willy Wonka lança uma estranha promoção: em cinco de suas Barras Wonka, havia convites dourados, que davam a quem os achasse o direito de passar um dia visitando a fábrica.
    Charlie, então, abre seu presente anual mais cedo, mas não consegue encontrar o Convite Dourado.
    A primeira criança a encontrar o Convite Dourado é Augustus Gloop, que mora em Düsseldorf, Alemanha. Era de se esperar que Augustus ganhasse o Convite Dourado, já que come tanto por dia. A segunda pessoa a achar o convite foi Veruca Salt, residente de Buckinghamshire, Inglaterra. Veruca sempre consegue tudo o que quer, e atazanou o pai até conseguir um Convite. Porém, não foi o senhor Salt que o deu, nem a senhora Salt, mas sim as pobrezinhas das empregadas da fábrica de nozes do senhor Salt. A terceira ganhadora foi Violet Beauregarde que vive em Atlanta, Geórgia, e que tem entre seus hábitos a luta de karatê e a arte de mascar chiclete. Em suas palavras e nas de sua mãe ela "é uma vencedora". O quarto ganhador foi Mike Teavee, que mora no Denver, Colorado. Mike é um garoto prepotente, mal-humorado e metido a sabe-tudo, além de ser viciado em televisão e videogames e não mostra nenhum interesse por ter ganho um Convite Dourado. O menino encontrou o convite com contas complicadas, precisando comprar apenas um chocolate, embora deteste chocolate, o que torna um enigma o por quê de querer visitar a fábrica.
    Ao que parecia, o último convite foi achado por uma pessoa da Rússia, mas descobriu-se que o convite era falso - exatamente na hora em que Charlie encontrava o último convite.

    Elenco

    Willy Wonka - Johnny Depp
    Charlie Bucket - Freddie Highmore
    Vovô Joe - David Kelly
    Sra. Bucket - Helena Bonham Carter
    Sr. Bucket - Noah Taylor
    Sra. Beauregarde -  Missi Kyle
    Sr. Salt - James Fox
    Dr. Wonka - Christopher Lee
    Sr. Teavee - Adam Godley
    Sra. Gloop - Franziska Troegner
    Violet Beauregarde - AnnaSophia Robb
    Veruca Salt - Julia Winter
    Mike Teavee - Jordan Fry
    Augustus Gloop - Philip Wiegratz
    Jovem Willy Wonka - Balir Dunlop
    Oompa-Loompas - Deep Roy

    Alice no País das Maravilhas

    Alice, agora aos 19 anos, está em uma festa da nobreza em Londres, onde vive, até que descobre que está prestes a ser pedida em casamento. Desesperada, ela foge seguindo um coelho branco, e vai parar no País das Maravilhas, um local que ela visitou quando tinha sete anos mas não se lembrava mais.
    Lá ela é novamente saudada pelo Coelho Branco, a Dormidongo, o Dodô, os gêmeos Tweedledee e Tweedledum e várias flores falantes, no caminho ainda encontram a Rainha Vermelha e a Rainha Branca. Eles discutem sobre a sua identidade como "a verdadeira Alice"... Ela precisa provar a todos que é a verdadeira Alice matando o Jaguardarte, porém, Alice não se lembra de nada de seu passado no País das Maravilhas.

    Elenco


  • Mia Wasikowska como Alice Kingsley
  • Johnny Depp como Chapeleiro Maluco
  • Helena Bonham Carter como Rainha Vermelha
  • Anne Hathaway como Rainha Branca
  • Christopher Lee como Jaguadarte
  • Matt Lucas como Tweedle-Dee e Tweedle-Dum
  • Crispin Glover como Valete de Copas
  • Alan Rickman como Absolem, a Lagarta
  • Timothy Spall como O Bloodhound
  • Michael Sheen como Coelho Branco
  • Eleanor Tomlinson como Fiona Chataway
  • Stephen Fry como Gato Risonho
  • Imelda Staunton como Flores com Rosto (Voz)
  • Geraldine James como Lady Ascot
  • Tim Piggott-Smith como Lord Ascot
  • Leo Bill como Hamish Ascot
  • Marton Csokas como Charles Kingsley
  • Lindsay Duncan como Helen Kingsley
  • Jemma Powell como Margaret
  • Frances de la Tour como Imogene
  • John Hopkins como Lowell

  • Obras


    Cinema


    Departamento de Animação
    • Tron - Uma Odisséia Eletrônica (1982)
      como Tim Burton
    • O Cão e a Raposa (1981)
      como Tim Burton
    Departamento de Arte
    • O Caldeirão Mágico (1985)
      como Tim Burton
    • Frankenweenie (1984)
      como Tim Burton
    Diretor
    • Grandes Olhos (2014)
      como Tim Burton
    • Frankenweenie (2012)
      como Tim Burton
    • Sombras da Noite (2012)
      como Tim Burton
    • Alice no País das Maravilhas (2010)
      como Tim Burton
    • Sweeney Todd: O Barbeiro Demoníaco da Rua Fleet (2007)
      como Tim Burton
    • A Fantástica Fábrica de Chocolate (2005)
      como Tim Burton
    • A Noiva Cadáver (2005)
      como Tim Burton
    • Peixe Grande e Suas Histórias Maravilhosas (2003)
      como Tim Burton
    • Planeta dos Macacos (2001)
      como Tim Burton
    • A Lenda do Cavaleiro Sem Cabeça (1999)
      como Tim Burton
    • Marte Ataca! (1996)
      como Tim Burton
    • Ed Wood (1994)
      como Tim Burton
    • Batman - O Retorno (1992)
      como Tim Burton
    • Edward Mãos de Tesoura (1990)
      como Tim Burton
    • Batman (1989)
      como Tim Burton
    • Os Fantasmas se Divertem (1988)
      como Tim Burton
    • As Grandes Aventuras de Pee-Wee (1985)
      como Tim Burton
    • Frankenweenie (1984)
      como Tim Burton
    Ator/Atriz
    • Homens de Preto 3 (2012), Alien no monitor da TV (não creditado)
      como Tim Burton
    • Vida de Solteiro (1992)
      como Tim Burton
    • As Grandes Aventuras de Pee-Wee (1985), Bandido no beco (não creditado)
      como Tim Burton
    • O Mundo Mágico dos Muppets (1979)
      como Tim Burton
    Produtor
    • Grandes Olhos (2014), produtor
      como Tim Burton
    • Abraham Lincoln: Caçador de Vampiros (2012), produtor
      como Tim Burton
    • Frankenweenie (2012), produtor
      como Tim Burton
    • 9 - A Salvação (2009), produtor
      como Tim Burton
    • A Noiva Cadáver (2005), produtor
      como Tim Burton
    • James e o Pêssego Gigante (1996), produtor
      como Tim Burton
    • Marte Ataca! (1996), produtor
      como Tim Burton
    • Batman Eternamente (1995), produtor
      como Tim Burton
    • Ed Wood (1994), produtor
      como Tim Burton
    • Um Gaiato no Navio (1994), produtor
      como Tim Burton
    • O Estranho Mundo de Jack (1993), produtor
      como Tim Burton
    • Batman - O Retorno (1992), produtor
      como Tim Burton
    • Edward Mãos de Tesoura (1990), produtor
      como Tim Burton
    Roteirista
    • Frankenweenie (2012), Roteiro (curta-metragem)
      como Tim Burton
    • A Noiva Cadáver (2005), Personagens
      como Tim Burton
    • O Estranho Mundo de Jack (1993), História e personagens
      como Tim Burton
    • Edward Mãos de Tesoura (1990), História
      como Tim Burton
    • Os Fantasmas se Divertem (1988), Roteiro (não creditado)
      como Tim Burton
    • Frankenweenie (1984), Roteiro (Ideia)
      como Tim Burton

    Televisão


    Elenco
    • The Annual Academy Awards (1953)

      Episódios:
      • The 78th Annual Academy Awards (2006), Tim Burton - Indicado: Animação, como produtor
        como Tim Burton

    Editorial | O Mundo de Tim Burton Editorial | O Mundo de Tim Burton Reviewed by Luara Moraes Leão on 3.11.15 Rating: 5

    Nenhum comentário

    Post AD