Header AD

Editorial | Escolhendo a carreira ideal



Nos dias 24 e 25 do mês passado milhões de estudantes se deslocaram para realizar mais uma edição do Enem. A prova, temida por uns e aguardada por todos, é um caminho para a conquista do curso sonhado pela juventude e um passo na carreira profissional. Mas, e quando o jovem ainda não sabe o que trilhar na vida?

Muitas vezes peguei-me perguntando a respeito de disso. Na maioria das vezes a resposta não vinha, mas tinha a certeza que tinha algo errado. Saber com fidelidade o plano de vida é o primeiro passo para a realização dos seus sonhos, ainda mais num mundo cada vez mais competitivo. Creio que precisava de uma conversa comigo mesmo, e descobrir em minhas características qual plano de carreira se encaixa mais.

O primeiro passo do jovem estudante que deseja entrar no mercado de trabalho e ter uma graduação é se auto-conhecer. Para tanto, é vendo suas matérias favoritas e gostos que irá tornar possível delimitar os cursos que tem mais a ver com suas aptidões. Dessa maneira, uma pessoa que não gosta das disciplinas de exatas, por exemplo, não cai no risco de escolher um plano acadêmico com cadeiras dessa área, evitando ser mais um que trancam o curso por não se identificar.

Outro ponto-chave nessa importante decisão é a pesquisa sobre o mercado de trabalho. Nas dinâmicas econômicas atuais, constantemente há mudanças nas profissões, com novidades e outras entrando em decadência. Para uma escolha ideal, é importante saber de como se encontra o mercado para determinado curso, a remuneração e como é o exercer da profissão. Aliar o que gosta com uma perspectiva futura favorável é essencial nesse processo. E você? Já sabe o que deseja trilhar?
Editorial | Escolhendo a carreira ideal  Editorial | Escolhendo a carreira ideal Reviewed by João Walber on 16.11.15 Rating: 5

Nenhum comentário

Post AD