Header AD

Listando | Adaptações Cinematográficas de Contos Infantis


Olá, meus leitores do TPJ, hoje venho por conta da estreia do filme 'Peter Pan' listar nesse mais um 'Listando' adaptações cinematográficas de contos infantis, contudo nós sabemos que existem milhares, então só vou colocar as mais novas ou mais famosas.


Branca de Neve

Espelho, Espelho Meu  (2012)



Essa é uma versão do conto da Branca de Neve protagonizada por Lilly Collins, Armie Hammer e Julia Roberts, que tem a história narrada pela Rainha Má, revelando suas manias de beleza, sua paixão pelo Príncipe Encantado e de como a magia tem um preço. O melhor do filme é você mudar a imagem que você tem de Branca de Neve como a princesa indefesa, vendo esta aprender a lutar com os anões e se tornar uma ladra estilo Robin Hood.

Branca de Neve e o Caçador (2012)



Num reino dominado pela tirania, a vaidosa e egoísta Rainha Ravenna (Charlize Theron) descobre que sua enteada, Branca de Neve (Kristen Stewart), está destinada a superá-la não apenas como "a mais bela de todas", mas também como governante do reino. A rainha ouve de seu espelho mágico (Christopher Obi) que a única maneira de permanecer no poder é consumir o coração de Branca de Neve e conseguir a imortalidade. Enquanto isso, Branca de Neve escapa para a Floresta Negra e Ravenna recruta o caçador Eric (Chris Hemsworth) para matá-la. Eric, no entanto, se apieda da jovem princesa e a ensina a arte da guerra. Agora, com a ajuda de sete anões, Eric e do Príncipe William (Sam Claflin), Branca de Neve inicia uma rebelião para derrubar sua madrasta de uma vez por todas.

Chapeuzinho Vermelho


A Garota da Capa Vermelha (2011)



Quando criança Valerie (Amanda Seyfried) era apaixonada por seu melhor amigo Peter (Shiloh Fernandez). Depois de muito tempo, ainda no vilarejo de Daggerhorn, ela se vê apaixonada pelo lenhador que ele se transformou. Porém, seus pais a prometeram um casamento com Henry (Max Irons), jovem ferreiro. Peter e Valerie planejam fugir, porém descobrem que a irmã dela foi morta por um lendário lobo que aterroriza a vila há anos. O padre Solomon (Gary Oldman) é então chamado para terminar com a ameaça e comunica então que o lobo é na realidade um dos habitantes do vilarejo. A garota então entra num dilema, pois desconfia que alguém que ela conheça seja a fera.

A Bela e a Fera


A Fera (2011)



A história do filme segue Kyle Kingson (Alex Pettyfer), um jovem que tem tudo, inteligência, beleza, riqueza e boas oportunidades, mas possui uma personalidade perversa e cruel. Após humilhar uma colega de classe (Mary-Kate Olsen), ele é amaldiçoado por ela para se tornar tudo o que ele mais despreza. Enfurecido com a sua nova e horrível aparência, ele vai atrás da garota e descobre que só terá a sua beleza de volta se fizer com que alguém consiga amá-lo, algo que ele considera impossível. Ao ver no que o filho se tornou, o pai do garoto (Peter Krause) manda-o para Brooklyn com uma empregada (Lisa Gay Hamilton) e um professor cego (Neil Patrick Harris). No local, ele se envolve com Lindy Taylor (Vanessa Hudgens),uma humilde e bela garota que faz com que ele se apaixone por ela,e ela também se apaixona por ele.

A Bela Adormecida


Malévola (2014)



Malévola conta o conto de 'A Bela Adormecida', segundo a suposta vilã da história (Angelina Jolie), sendo no início uma jovem e poderosa fada que vivia num brejo mágico fronteiriço a um reino de seres humanos. Enquanto jovem, ela conhece e apaixona-se por um menino camponês chamado Stefan (Sharlto Copley), cujo amor por Malévola é suprimido pela sua ambição de se tornar rei. Ao crescerem, eles se separam até que um dia Stefan volta para vê-la. Depois, após Malévola derrotar o rei numa batalha, Stefan é incumbido de matá-la. Ao visitá-la novamente, Stefan lhe dá uma substância entorpecente e Malévola desmaia; Stefan não tem coragem para matá-la, e ao invés disso arranca suas asas usando uma corrente de ferro – uma vez que Malévola havia lhe dito que o ferro queima as fadas –, e leva as asas ao rei como prova de que Malévola estava morta. Triste por ter sido traída por Stefan e por ter perdido suas asas, Malévola começa a construir um reino de escuridão na terra das fadas. Ela toma um corvo, Diaval (Sam Riley), por seu confidente e ajudante, constantemente transformando-o em vários animais. Um dia, Diaval informa a Malévola que Stefan, agora rei, dará uma festa para o batizado de sua filha recém-nascida, Aurora (Elle Fanning). Em retaliação pela traição de Stefan, Malévola aparece sem ter sido convidada e amaldiçoa o bebê, que picará seu dedo no fuso de um tear no seu aniversário de 16 anos, caindo em sono profundo; a maldição só poderá ser quebrada com um beijo de amor verdadeiro. Stefan, paranoico pela maldição, queima e trancafia todos os teares do reino, e também envia Aurora para ser criada por três fadas (Imelda Staunton), (Juno Temple), (Lesley Manville) no meio da floresta, devendo ser trazida de volta um dia depois de completar 16 anos.

Cinderela


Cinderella (2015)



A história segue a sorte da jovem Ella (Lily James), cujo pai comerciante (Ben Chaplin) se casa novamente após a trágica morte de sua mãe (Hayley Atwell). Para dar apoio ao seu pai, Ella recebe uma madrasta, Lady Tremaine (Cate Blanchett), e duas irmãs, Anastasia (Holliday Grainger) e Drisella (Sophie McShera), na casa da família. Mas quando o pai de Ella, de repente e inesperadamente some, ela encontra-se à mercê de uma nova família ciumenta e cruel. Relegada a nada mais do que uma serva, Ella passar a ser chamada de "Cinderela" já que ela costumava a trabalhar nas cinzas. Apesar da crueldade infligida sobre ela, Ella está determinada a honrar as últimas palavras de sua mãe de "ter coragem e ser gentil", e não ceder ao desespero ou desprezar aquelas que abusam dela. Sem saber que o estranho arrojado que ela conheceu na floresta é um príncipe (Richard Madden) e não apenas um funcionário do palácio, Ella sente que finalmente encontrou uma alma gêmea. Preocupado com a sucessão ao trono, o Rei idoso (Derek Jacobi) e doente envia um convite aberto para todas as donzelas participarem de um baile para que seu filho pudesse encontrar uma esposa e garantir a continuidade da dinastia. Ella espera ir e encontrar o charmoso "Kit" (um apelido dado a ele por seu pai) . No entanto, a madrasta a proíbe de participar e rasga seu vestido. Mas, como em todos os bons contos de fadas, a ajuda está perto, como uma mulher mendiga gentil (Helena Bonham Carter), com uma abóbora e alguns ratos, muda a vida de Cinderela para sempre.

A Nova Cinderela: Era Uma Vez Uma Canção (2011)



Kate (Lucy Hale) é uma jovem órfã de pai e mãe que por isso vive com sua madrasta Gail (Missi Pyle), seu meio-irmão Vítor (Matthew Lintz) e sua meia-irmã Bev (Megan Park), que faz com que ela seja a sua empregada, caso o contrário a mandaria para um orfanato e ela não teria dinheiro para a faculdade. Kate sonha em ser uma artista famosa, então coloca uma fita demo na pasta de um produtor musical muito famoso, pai de Luke, um dos garotos mais populares da escola (Freddie Stroma) por quem ela se apaixona depois de descobrir que ele gosta de cantar e que por sinal tem muito talento como ela. Enquanto isso Bev também sonha em ser uma cantora famosa, mas ela não possui talento.

Outro Conto da Nova Cinderela (2008)

Mary (Selena Gomez) perde a mãe dançarina ainda criança, e passa a viver com Dominique Blatt (Jane Lynch), uma cantora pop que caiu no esquecimento, e suas duas filhas (Emily Perkins), (Katherine Isabelle). Quando Joey Parker (Drew Seeley) retorna de uma turnê, e vai estudar em sua escola, as coisas mudam. Está chegando o baile de máscaras Branco & Preto onde Natalia (Nicole LaPlaca), ex de Joey, o procura. Mary chega ao baile com sua melhor amiga, onde se destaca por estar de vestido vermelho. Ela e Joey se conhecem e ele a convida para dançar. Mary vê que já chegou meia noite, e sai correndo com sua amiga, deixando cair seu iPod. Joey o acha, e faz de tudo para encontrar a menina com quem dançou.

A Nova Cinderela (2004)

Sam Montgomery (Hilary Duff) era uma garota orfã de mãe que vivia só com seu pai, até este se casar novamente e acabar morrendo por conta de um terremoto, com a perda de seu pai, sua madrasta mostra 'cai a máscara' e se mostra má, fazendo com que Sam more no porão, seja sua empregada em casa e trabalhe para ela em uma lanchonete para ter dinheiro para a faculdade. O único escape na sua vida é um garoto em que esta conhece na internet e se corresponde por um bate-papo com apelidos virtuais, sendo que nenhum deles sabe quem o outro é. Certo dia os dois marcam de se encontrarem no baile da escola e esta descobre que seu corresponde é na verdade Austin Ames (Chad Michael Murray) (o garoto mais popular da escola), Sam fica surpresa, mas não decepcionada e se apaixona por ele no baile, contudo como ela foi no baile escondida de sua madrasta, esta tem que sair de lá a meia noite e na fuga esta resulta em deixar cair o celular, que Austin o pega. No outro dia, Austin está a procura de sua princesa pelo colégio inteiro, mas Sam não conta que é ela, pois tem medo de que seja rejeitada por ser pobre e precisa decidir se terá coragem de se revelar ou se esconderá até ele desistir dela. Ela Conta com seu amigo Carter (Dan Byrd) para ajuda-la, mas Shelby (Julie Gonzalo) a ex-namorada de Austin, atrapalha esse romance quando revela na frente de todos que Sam é a verdadeira Cinderela.

Para Sempre Cinderela (1998)



A rainha da França solicita a presença dos Irmãos Grimm no palácio e lhes conta que gosta muito da obra deles, mas que ficou espantada em como foi contada a história de Gata Borralheira. Assim, decide lhes narrar o que realmente aconteceu na França do século XVI, quando Danielle de Barbarac (Drew Barrymore), sua tataravó, que ficou feliz aos oito anos quando seu pai (Jeroen Krabbé), um aristocrata viúvo, se casou novamente com uma baronesa (Anjelica Huston), pois assim ela ganhou uma mãe e duas irmãs no mesmo dia. Mas a sonhada felicidade durou muito pouco, pois logo depois seu amado pai morreu subitamente e a madrasta, que ela desejava que fosse a mãe que nunca tivera, passa a tratá-la como uma criada. Uma das filhas da baronesa é bondosa (Melanie Lynskey) e não concorda com várias atitudes da mãe, mas por outro lado a outra filha (Megan Dodds) é bastante egoísta e só pensa em se casar com o príncipe herdeiro (Dougray Scott). Para isto ela tem total apoio da mãe, que está disposta a conspirar, mentir e fazer o necessário para ver sua filha como a futura rainha. Mas ela precisa agir rápido, pois o príncipe conheceu Danielle e os dois estão apaixonados, com os sonhos de grandeza da baronesa podendo serem frustrados, pois sua enteada e o príncipe estão sendo aconselhados por ninguém menos que Leonardo da Vinci (Patrick Godfrey).

Alice no País das Maravilhas (2010)



Alice (Mia Wasikowska), agora aos 19 anos, está em uma festa da nobreza em Londres, onde vive, até que descobre que está prestes a ser pedida em casamento. Desesperada, ela foge seguindo um coelho branco, e vai parar no País das Maravilhas, um local que ela visitou quando tinha sete anos mas não se lembrava mais. Lá ela é novamente saudada pelo Coelho Branco (Michael Sheen), a Dormidongo, o Dodô, os gêmeos Tweedledee e Tweedledum (Matt Lucas) e várias flores falantes, no caminho ainda encontram a Rainha Vermelha (Helena Bonham Carter) e a Rainha Branca (Anne Hathaway). Eles discutem sobre a sua identidade como "a verdadeira Alice"... Ela precisa provar a todos que é a verdadeira Alice matando o Jaguardarte (Christopher Lee), porém, Alice não se lembra de nada de seu passado no País das Maravilhas.

O Mágico de Oz

Oz: Mágico e Poderoso (2013)

Em 1905, Kansas, Oscar "Oz" Diggs (James Franco) trabalha como um pequeno magico em um circo itinerante. Quando uma tempestade se aproxima, o homem forte do circo descobre que Oscar tem flertado com sua esposa e vai atrás dele. Oscar escapa em um balão de ar quente, mas é sugado por um tornado que leva-o para a terra de Oz. Lá ele encontra a bela ainda ingênua bruxa Theodora (Mila Kunis), que acredita que ele é um magico da profecia para destruir a bruxa má que matou o rei de Oz em rota para a cidade Esmeralda, Theodora se apaixona por Oscar. Eles encontram o macaco voador Finley, que promete uma dívida de vida Oscar quando ele salva Finley (Zach Braff) de um leão. Na cidade de esmeralda, Oscar conhece irmã de Theodora; Evanora (Rachel Weisz), que lhe diz que a bruxa má reside na floresta negra e pode ser morta, destruindo sua varinha, a fonte de seus poderes. Oscar e Finley são unidos no caminho para a floresta por China Girl (Joey King), uma boneca de porcelana jovem, vida cuja aldeia e família foram destruídas pela bruxa malvada. Os três chegam a floresta e, após recuperar a varinha, descobrem que a "bruxa" é Glinda (Michelle Williams), a bruxa boa, que lhes diz que Evanora é a verdadeira bruxa malvada. Evanora vê isto com sua bola de cristal e manipula Theodora contra Oscar, falsamente alegando que ele está tentando cortejar todas as três bruxas. Ela oferece a coração partido à Theodora uma maçã mágica, que ela diz que irá remover a dor de cabeça. Theodora morde a maça e se transforma em uma bruxa má com pele verde.

101 Dálmatas

101 Dálmatas (1996)

O designer americano de vídeo-jogos Roger Dearly (Jeff Daniels) vive com seu cão dálmata, Pongo, em Londres. Um dia, Roger leva Pongo para uma caminhada, quando este coloca seus olhos em uma linda dálmata fêmea chamada Perdita. Depois de uma perseguição frenética pelas ruas de Londres, Roger descobre que Perdita gosta de Pongo, e sua proprietária, a estilista Anita Campbell-Green (Joely Richardson), se apaixona por Roger quando se reúnem no Parque St. James. Logo após, eles se casam, assim como Pongo e Perdita, vão morar juntos e contratam a babá Nanna(Joan Plowright). Anita trabalha como designer de moda na Casa De Vil. Sua chefe, Cruella de Vil (Glenn Close), tem duas paixões na vida: cigarros e peles. Anita, inspirada em sua dálmata, projeta um casaco com manchas. Cruella fica intrigada com a ideia de fazer casacos com peles reais de dálmatas. Quando descobre que Brenda deu à luz a 15 filhotes, ela oferece ao casal uma alta quantia pelos filhotes, mas Roger e Anita recusam. Cruella se enche de raiva, demite Anita e promete vingança contra eles. Com isso, ela manda seus capangas Jasper (Hugh Laurie) e Horácio (Mark Williams) roubar os filhotes e levá-los à sua antiga propriedade 'De Vil Mansion'.

102 Dálmatas (2003)




Após passar uma temporada na prisão, a vilã Cruella De Vil (Glenn Close) está de volta à ativa, mas desta vez regenerada, devido a um inovador tratamento recebido na prisão. Entretanto, o tratamento se mostra sensível a ruídos agudos e, quando Cruella ouve os sinos do Big Ben, retorna ao seu comportamento normal. Com a ajuda de um designer francês (Gérard Depardieu), mais uma vez, ela quer raptar os filhotes de dálmatas para fazer um exclusivo casaco de pele, incluindo os de sua agente social Chloe Simon (Alice Evans) que se apaixona durante o filme pelo Kevin Sheperd (Ioan Gruffudd), o dono de um abrigo para cães abandonados.

Peter Pan


Peter Pan (2003)



Peter Pan (Jeremy Sumpter) é um menino que nunca cresce. Ele vive na Terra do Nunca, juntamente com os Meninos Perdidos (garotos que caíram do carrinho quando a babá se descuidou) e a fada Sininho (Ludivine Sagnier), sua amiga. Certa noite, Peter Pan visita a casa dos Darling para ouvir mais histórias contadas por Wendy (Rachel Hurd-Wood), e acaba por convencê-la, juntamente com seus irmãos João (Harry Newell) e Miguel (Freddie Popplewell), a viajarem com ele para a Terra do Nunca. Então tem início a aventura de Peter e seus amigos, passando por várias aventuras, lutando contra o ferrenho inimigo de Peter, Capitão Gancho (Jason Isaacs), incluindo ainda a descoberta do amor (até então desconhecido a Peter).

Hook - A Volta do Capitão Gancho (1991)



Peter Banning (Robin Williams) é um advogado de sucesso empresarial, cuja relação com os seus dois filhos pequenos, especialmente Jack (Charlie Korsmo) e Maggie (Amber Scott) - é tenso por ausências contínuas e promessas quebradas. Sua esposa Moira (Caroline Goodall) se esforça para mantê-los juntos, contudo é frustrada com Peter por seu comportamento insensível. A família voa para Londres para visitar a avó de Moira, Wendy Darling (Maggie Smith), que ajudou Peter encontrar uma família quando ele era um jovem órfão. Após a chegada, eles encontram um velho que tem "perdido a cabeça", Biriba (Arthur Malet), primeiro órfão de Wendy. Peter, Moira, e Wendy participam de uma cerimônia para a expansão do orfanato de Wendy. Enquanto eles estão fora, seus filhos são sequestrados, com um punhal tendo uma nota assinada pelo "Capitão Gancho" atirado para a porta do quarto. Wendy diz a Peter que ele é de fato Peter Pan e que seu velho inimigo retornou e levado seus filhos para a vingança, mas ele não consegue se lembrar de nada. Sininho (Julia Roberts) antes aparece para Peter naquela noite, derruba-lo inconsciente e voa-lo a uma porta pirata em Neverland. Lá ele desperta em descrença, e é descoberto pelo Capitão Gancho (Dustin Hoffman) e seu segundo em comando, Smith (Bob Hoskins) , que ameaçam as crianças, a menos que ele aceita o desafio de Gancho para um duelo.

Futuras Adaptações


- A Bela e a Fera (com Emma Watson)
- Mulan
- Ursinho Pooh
- Pinóquio
- Alice no País dos Espelhos

Listando | Adaptações Cinematográficas de Contos Infantis Listando | Adaptações Cinematográficas de Contos Infantis Reviewed by Luara Moraes Leão on 9.10.15 Rating: 5

Post AD