Header AD

Editorial | 'Família, família, papai, mamãe, titia'?



No fim de setembro, ocorreu a primeira votação o Estatuto da Família, o qual prevê que família é "uma união entre um homem e uma mulher, por meio de casamento ou união estável, ou ainda comunidade formada por qualquer dos pais e seus descendentes", excluindo milhares de, agora, ex-famílias brasileiras. Aprendemos na literatura, na televisão, nas músicas que família é um grupo de pessoas que podem ou não viver juntas, podem ou não ter ligações sanguíneas, podem ser o que for, desde que se amem, se aceitem, se apoiem.

Stitch, de Lilo & Stitch,  define: "família quer dizer nunca mais abandonar ou esquecer". Porém, essa não é a mesma definição do governo brasileiro. No mesmo ano no qual o casamento homossexual foi aceito em todos os 50 estados dos Estados Unidos, tantas uniões são excluídas em nossas terras. 

"Então, eu não tenho mais família?" 

Se você é filho adotivo, de pais homossexuais, mora com sua avó, tia, tio, de acordo com essa votação, não. Isso não é só exclusão legal, mas social; é a prova do arraigamento do preconceito e dos extremos religiosos na política e na sociedade. Não considerar um grupo de pessoas que se amam como família é anticonstitucional, pois o artigo 3º da Constituição Brasileira de 1988 diz: "Constituem objetivos fundamentais da República Federativa do Brasil: (...) IV - promover o bem de todos, sem preconceitos de origem, raça, sexo, cor, idade e quaisquer outras formas de discriminação", o que, claramente, não é respeitado no Estatuto da Família.

Ex-famílias:

Lilo & Stitch:


Modern Family:


Glee:


Friends:


Etc.

Contrarrevolução


Diante disso, o deputado Jean Wyllys está organizando uma ação contra o Estatuto, em que as famílias podem mandar fotos de suas famílias, não importa quem sejam seus membros, a fim de mostrar ao Congresso que todas as famílias existem e não deixar esse Estatuto vigorar. Se quiser saber mais sobre a campanha de Wyllys, clique aqui.

Editorial | 'Família, família, papai, mamãe, titia'? Editorial | 'Família, família, papai, mamãe, titia'? Reviewed by Carolina Soares on 14.10.15 Rating: 5

Nenhum comentário

Post AD