Header AD

Leitura de Cabeceira | Simplesmente Acontece ou Onde Terminam os Arco-Iris

 
Olá leitores do TPJ, hoje eu vim falar do livro 'Simplesmente Acontece' ou como era conhecido antes 'Onde Terminam os Arco-Iris'. Esse foi o escolhido da semana por duas razões, pois é o livro que estou lendo no momento e até agora estou gostando muito e porque a adaptação para o cinema deste livro está concorrendo a 'Melhor Adaptação de 2015' no TPJ Awards, o qual é claro estamos esperando que você deixe seu voto.
 
O livro nos conta a história de Rosie e Alex que são melhores amigos desde a infância. Inseparáveis, sempre planejaram tudo juntos e quando terminam o ensino médio pretendem ir juntos para a faculdade, o que acaba não acontecendo, pois enquanto ele ganha uma bolsa integral para estudar em Harvard ela descobre que está grávida de um cara com quem passou apenas uma noite.
 
Enquanto tentam manter sua amizade à distância e descobrir se sentem algo a mais um pelo outro, o destino faz de tudo para separá-los durante os anos.
 
O livro é todo narrado em forma de emails, cartas e bilhetes e a autora desenvolve tão bem os personagens (tanto suas descrições físicas quanto suas personalidades) que a história não fica monótona, a ambientação é muito bem montada nas descrições feitas nas cartas/emails trocados entre os personagens e você consegue visualizar perfeitamente o local onde estão.
 

Curiosidade:

 
- Anteriormente foi lançado aqui no Brasil com o nome ''Onde Terminam os Arco-íris'' pela editora Relume Dumará, mas recentemente foi feita uma adaptação cinematográfica do livro e o título foi alterado para Simplesmente Acontece.
 

Adaptação

 
 
Love, Rosie (Simplesmente Acontece) é um filme germano-britânico de 2014. Foi dirigido por Christian Ditter, tendo o roteiro escrito por Juliette Towhidi, com base no romance de 2004 Where Rainbows End, da escritora irlandesa Cecilia Ahern.

Elenco

  • Lily Collins - Rosie Dunne
  • Sam Claflin - Alex Stewart
  • Tamsin Egerton - Sally
  • Suki Waterhouse - Bethany
  • Jaime Winstone - Ruby
  • Christian Cooke - Greg
  • Lily Laight - Katie Dunne
  • Nick Lee - Herb
  • Nick Hardin - Joe American

  • Diferenças da adaptação do livro para o Cinema

     
    - Alguns personagens ''sumiram”, como exemplo temos a irmã mais velha de Rosie que não existe no filme.

    - Alex se muda para Boston primeiramente porque seu pai foi transferido do trabalho, no filme ele só vai para o Boston quando foi aceito em Harvard.

    - No livro Rosie não era interessada no Brian e sim o odiava, só foi no baile com ele, porque Alex teve problema no seu voo para ir a formatura. 

    - Não é mostrado nenhuma hora que Rosie quis doar seu bebê após o nascimento que nem no filme.
     
    - O filme conta cerca de 20 anos a menos do que no livro (no livro acompanhamos os personagens principais dos seus 7 anos de idade até os 50 e no filme somente até seus 30 e poucos anos) mudando assim um pouco a forma que o final se desenrola.
     
    -  Aliás, o fato de terem “encurtado” bastante o livro para as telonas, deixou o filme mais leve e dinâmico, deixando a parte mais carregada de drama de lado, transformando-o assim em uma comédia romântica mais simples.

    Frases

     
    - ''Não temos muitas certezas na vida, mas de uma coisa tenho certeza: você tem que lidar com as consequências dos seus atos. Tem que seguir adiante, levar certas coisas até o final.''
     
    - ''Erros são os buracos na estrada das descobertas, eu acho. E é uma estrada longa e esburacada até chegar a essa descoberta, cheia de obstáculos e perigos.''
     
    - ''As pessoas vêm e vão e nós sabemos que isso acontece, mesmo assim sofremos um choque enorme quando acontece.''
     
    - ''Como a vida é engraçada, né? Bem na hora em que você pensa que está tudo resolvido, bem na hora em que você finalmente começar a planejar alguma coisa de verdade, se empolga e sente como se soubesse a direção em que está seguindo, o caminho muda, a sinalização muda, o vento sopra na direção contrária, o norte de repente vira sul, o leste vira oeste, e você fica perdido.''
     
    - "A vida é dura - e daí? É dura para todo mundo, não é? Quem disser que é fácil, é um mentiroso."
     
    - "Alex, você é um médico do coração. Conhece o coração literalmente por dentro e por fora — o que se pode fazer quando o coração de alguém está partido? Você tem algum remédio para isto?"
     
    - "Há algo profundamente inquietante no fato de ver os pais preocupados. Acho que é porque eles são supostamente os mais fortes, mas não é apenas isto. Quando crianças, as pessoas costumam usar ou pais como uma espécie de medida de quão ruim é uma situação. Quando caem no chão com força e não conseguem decidir se dói, olham para os pais. Se estes parecem preocupados e correm na direção delas, elas choram. Se eles riem e batem no chão dizendo "Chão malvado", então elas se erguem e prosseguem. Quando você descobre que está grávida e se sente atordoada com todas as emoções, olha para o rosto deles. Quando ambos, sua mãe e seu pai, a abraçam e lhe dizem que tudo ficará bem e que eles a apoiarão, você sabe que não é o fim do mundo. Mas dependendo dos pais, poderia ser quase isto. Os pais são os barômetros das emoções para as crianças e isto possui um efeito dominó. Nunca vi minha mãe chorar tanto em toda a minha vida, o que me assustou e me fez chorar, o que assustou Katie e a fez chorar. Todos choramos juntos."

    Autora

    Cecelia Ahern

     
    Cecelia Ahern (Dublin, Irlanda, 30 de setembro de 1981) é uma escritora irlandesa. Cecelia, que vive em Dublin, alcançou grande sucesso com seus cinco romances já publicados, além de ter vários contos incluídos em antologias. Seus livros já ultrapassaram a marca de seis milhões de vendas e foram traduzidos em mais de 45 línguas.
     
    Cecelia Ahern é filha do atual Taoiseach irlandês, Bertie Ahern. É formada em jornalismo e multimídia pelo Griffith College Dublin. Sua irmã mais velha, Georgina Ahern, é casada com Nicky Byrne, da banda pop irlandesa Westlife.

    Em
    2000, Cecelia fazia parte do grupo pop Shimma, que terminou em terceiro lugar na final irlandesa do Festival Eurovisão da Canção.

    Aos vinte e um anos, seu primeiro romance, PS. Eu Te Amo, tornou-se o
    bestseller mais vendido na Irlanda (por 19 semanas), Reino Unido, EUA, Alemanha e Holanda. O livro foi adaptado para o cinema, numa produção dirigida por [[Richard LaGravenese]. Seu segundo livro, Onde Terminam os Arco-íris foi o vencedor do CORINE Award alemão. Cecelia tem também contribuído escrevendo contos em livros editados por organizações beneficentes sem fins lucrativos.

    Obras

    Romances

    • P.S. Eu Te Amo 2004 (em Portugal, P.S. - Eu Amo-te; no original, PS, I Love You)
    • Onde Terminam os Arco-íris 2005(em Portugal, Para Sempre, Talvez; no original, Where Rainbows End; nos EUA, Rosie Dunne ou Love, Rosie)
    • Se Me Pudesses Ver Agora 2005 (no original, If You Could See Me Now; nos EUA, A Silver Lining)
    • Mrs. Whippy2006
    • Um lugar chamado Aqui2006 (no original, A place called here)
    • A Prenda 2009
    • Obrigada pelas recordações 2010
    • O Livro do Amanhã 2011 (no original The Book of Tomorrow)
    • A Rapariga e o Espelho 2011
    • O meu encontro com a vida 2012
    • O Amor da Tua Vida 2014

    Contos

    • Next Stop: Table For Two em "Short and Sweet", 2005
    • 24 Minutes em "Moments", 2004
    • The Calling em "Irish Girls Are Back In Town", 2005
    • The End em "Girls' Night In / Ladies' Night", 2006
     
    É um livro que mostra que cometemos erros, mas que não devemos desperdiçar o tempo com bobagens, devemos aproveitar, sobretudo, não desistir dos nossos sonhos.

    Leitura de Cabeceira | Simplesmente Acontece ou Onde Terminam os Arco-Iris Leitura de Cabeceira | Simplesmente Acontece ou Onde Terminam os Arco-Iris Reviewed by Luara Moraes Leão on 23.9.15 Rating: 5

    Nenhum comentário

    Post AD