Header AD

Leitura de Cabeceira | A Saga Maze Runner

 
Olá leitores do TPJ, hoje nesse 'Leitura de Cabeceira' eu vim falar sobre a 'Saga Maze Runner' por conta do lançamento do filme 'Saga Maze Runner: Prova de Fogo' que estreará essa semana.
 
O primeiro volume, Correr ou Morrer, nos introduz aos personagens Thomas, Teresa, Chuck, Jeff, Gally, Newt, entre outros. Enviados com as mentes apagadas para “A Clareira”, um espaço aberto cercado por muros gigantescos. Thomas, nosso protagonista, não sabe como ou porquê foi parar ali, nenhum deles sabe. Os atuais clarianos não sabem muito do lugar: Sabem apenas que todas as manhãs as portas de pedra do Labirinto que os cerca se abrem, e, à noite, se fecham. E que a cada trinta dias um novo garoto é entregue pelo elevador. Mas um fato atípico acontece logo após a chegada de Thomas: Teresa. A primeira garota enviada para A Clareira é uma incógnita, ainda mais com a mensagem que traz com ela. Thomas será mais importante do que imagina, mas para isso terá de descobrir os sombrios segredos guardados em sua mente.

Obras

Correr ou Morrer (2010)

Ao acordar dentro de um escuro elevador em movimento, a única coisa que Thomas consegue lembrar é de seu nome. Sua memória está completamente apagada. Mas ele não está sozinho.
 
Quando a caixa metálica chega a seu destino e as portas se abrem, Thomas se vê rodeado por garotos que o acolhem e o apresentam à Clareira, um espaço aberto cercado por muros gigantescos. Assim como Thomas, nenhum deles sabe como foi parar ali, nem por quê. Sabem apenas que todas as manhãs as portas de pedra do Labirinto que os cerca se abrem, e, à noite, se fecham. E que a cada trinta dias um novo garoto é entregue pelo elevador. Porém, um fato altera de forma radical a rotina do lugar - chega uma garota, a primeira enviada à Clareira. E mais surpreendente ainda é a mensagem que ela traz consigo.
 
Thomas será mais importante do que imagina, mas para isso terá de descobrir os sombrios segredos guardados em sua mente e correr, correr muito.

Prova de Fogo (2011)

Depois de superarem os perigos mortais do Labirinto, Thomas e seus amigos acreditam que estão a salvo em uma nova realidade. Mas a aparente tranquilidade é interrompida quando são acordados no meio da noite por gritos lancinantes de criaturas disformes – os Cranks – que ameaçam devorá-los vivos. Atordoados, os Clareanos descobrem que a salvação aparente na verdade pode ser outra armadilha, ainda pior que a Clareira e o Labirinto. E que as coisas não são o que aparentam. Para sobreviver nesse mundo hostil, eles terão de fazer uma travessia repleta de provas cruéis em um meio ambiente devastado, sem água, comida ou abrigo.
 
Calor causticante durante o dia, rajadas de vento gélido à noite, desolação e um ar irrespirável – no Deserto do novo mundo até mesmo a chuva é a promessa de uma morte agonizante. Eles, porém, não estão sozinhos – cada passo é espreitado por criaturas famintas e violentas, que atacam sem avisar.
Manipulação, mentiras e traições cercam o caminho dos Clareanos, mas para Thomas a pior prova será ter de escolher em quem acreditar.

A Cura Mortal (2012)

Por trás de uma possibilidade de cura para o Fulgor, Thomas irá descobrir um plano maior, elaborado pelo CRUEL, que poderá trazer consequências desastrosas para a humanidade. Ele decide, então, entregar-se ao Experimento final. A organização garante que não há mais nada para esconder. Mas será possível acreditar no CRUEL? Talvez a verdade seja ainda mais terrível... uma solução mortal, sem retorno.

Ordem de Extermínio (2013)

Antes de o CRUEL existir, antes que houvesse o labirinto e muito antes que Thomas ingressasse na Clareira, as chamas solares assolaram a Terra e destruíram o mundo que a humanidade considerava salvo...Mark e Trina estavam lá quando tudo aconteceu, e sobreviveram. Mas sobreviver as chamas foi fácil se comparado ao que viria depois. Agora, um vírus que toma conta da mente com violência e dor se espalha por tudo lugar e existe algo muito suspeito sobre sua origem. Pior ainda: ele está em mutação e as evidências sugerem que a humanidade se ajoelhará diante do caos, prevendo uma morte inevitável e assustadora. Mark e Trina estão convencidos de que existe uma maneira de salvar os poucos que restaram. E estão certos de que podem encontrá-los. Porque neste novo e devastado mundo, cada vida tem um preço. A sua também. E para alguns, você vale muito mais morto do que vivo.

Arquivos (2014)

Neste volume o leitor terá acesso a documentos confidenciais: e-mails entre os funcionários do CRUEL, memorandos que deveriam ter sido destruídos logo após serem lidos e uma seleção das lembranças de alguns Clareanos. Todos esses arquivos compõem mais esta joia escrita por James Dashner e ilustrada por Marcelo Orsi Blanco, que oferece um olhar único para o mundo de Maze Runner e uma leitura obrigatória para os fãs da saga. Logo que tiver acesso a estas informações, o leitor saberá claramente se o CRUEL é bom ou não...
 

Frases

 
Uma nova se inicia.
Lembre. Corra. Sobreviva."
 
"O Labirinto foi só o começo.
O pior está por vir.
Lembre. Corra. Sobreviva."
 
"O tempo de mentiras acabou.
Corra. Fuja.
Não há mais tempo."
 

Adaptação

 
Maze Runner: Correr ou Morrer é uma adaptação americana de ação, ficção científica e mistério, baseada no primeiro livro da série escrita por James Dashner. Com direção de Wes Ball e roteiro de Noah Oppenheim, o elenco tem como destaque Dylan O'Brien, Ki Hong Lee, Thomas Sangster, Kaya Scodelario, Blake Cooper, Will Poulter e Aml Ameen.
 
O filme estreou nos Estados Unidos em 19 de setembro de 2014. No Brasil, o lançamento ocorreu no dia 18 de setembro de 2014.
 

Elenco

 
Dylan O'Brien como Thomas
Ki Hong Lee como Minho
Thomas Sangster como Newt
Kaya Scodelario como Teresa Agnes
Blake Cooper como Chuck
Will Poulter como Gally
Aml Ameen como Alby
Dexter Darden como Frypan
Alexander Flores como Winston
Jacob Latimore como Jeff
Chris Sheffield como Ben
Randall D. Cunningham como Clint
Joe Adler como Zart
Patricia Clarkson como Ava Paige
 

Curiosidades

 
 
Runners: São aqueles que percorrem o labirinto
Deadheads: Sem tradução, área da clareira onde está o cemitério.
Grievers (Verdugos): Sem tradução, são criaturas que vagueiam pelo labirinto á noite.
The Box: O elevador, a caixa, por onde as provisões e os garotos chegam.
Transformação: É o que acontece quando os garotos são atacados pelos Grievers (Verdugos) ou Enlutados.
Maze: O Labirinto
 
A Clareira é dividida em quatro áreas: Deadheads, o cemitério. Blood House, onde os animais se reproduzem e onde eles são abatidos. Homestead, onde fica o banheiro e os dormitórios. Gardens, onde fica as plantações e de onde tiram a água.
 
- O filme foi um dos mais rentáveis ​​de 2014, ganhando em torno de 10 vezes mais do que foi gasto em seu orçamento de produção (S$ 34.000.000,00 / R$ 97.937.002,66).
 

Autor

James Dashner

 
 
James Smith Dashner (Austell, 26 de novembro de 1972) é um escritor americano de ficção especulativa, autor de vários livros de fantasia para crianças e livros para adultos, incluindo a série Reality 13 e Jimmy Fincher. Ele também escreveu o primeiro e o sétimo livro da série Infinity Ring. Seu livro O Diário das Cartas Curiosas (2008).

James Dashner estudou na Universidade de Brigham Young em Utah, onde obteve o grau de mestrado em Contabilidade. Ele trabalhou em finanças por um tempo, mas decidiu dedicar-se à escrita. Em 2003, publicou o primeiro livro da série Jimmy Fincher, atraindo muitos leitores e foi o que lhe motivou a continuar escrevendo. Sua mais famosa série, The Maze Runner, teve seu primeiro volume publicado em 2009 e que teve adaptação para os cinemas em 2014. Dashner vive com a esposa Lynette Anderson e os quatro filhos em Rocky Mountains.
 

Obras

 
The Jimmy Fincher Saga
  • A Door in the Woods (2003)
  • A Gift of Ice (2004)
  • The Tower of Air (2004)
  • War of the Black Curtain (2005)
The 13th Reality
  • O Diário das Cartas Curiosas (2008)
  • The Hunt for Dark Infinity (2009)
  • The Blade of Shattered Hope (2010)
  • The Void of Mist and Thunder (2012)
The Maze Runner
  • Correr ou Morrer (2009)
  • Prova de Fogo (2010)
  • A Cura Mortal (2011)
  • Ordem de Extermínio (2012)
  • Maze Runner: Arquivos (2013)
  • O Código de Febre (2016)
The Infinity Ring
  • A Mutiny in Time (Livro 1) (2012)
  • The Iron Empire (Livro 7) (2014)
A Doutrina da Morte
  • O Jogo Infinito (2013)
  • The Rule of Thoughts (2014)
Leitura de Cabeceira | A Saga Maze Runner Leitura de Cabeceira | A Saga Maze Runner Reviewed by Luara Moraes Leão on 16.9.15 Rating: 5

Nenhum comentário

Post AD