Header AD

Editorial | A reinvenção da distribuição de música e seus desafios na era digital



Quem vem acompanhando os bastidores do mundo da música vêm notando algumas mudanças. De fato, as vendas na era digital estão cada vez mais baixas e preocupando não só os artistas, mas as grandes gravadoras que estão perdendo seus lucros. Na busca desenfreada por novos mecanismos de distribuição sonora e obtenção desse capital, o ouvinte fica perdido em qual aderir. Afinal, estamos vivendo uma transformação drástica na forma de ouvir música?

Vinil, CD, Mp3, streams [...] em menos de um século vimos meios de armazenamento de canções perderem espaços para outros cada vez mais popularizados. Ao mesmo tempo em que consumir materiais sonoros se torna cada vez mais fácil, a pirataria vem ganhando espaço. E nessa disputa entre o legal e ilegal o artista iniciante fica mais prejudicado, já que boa parte de seu público obtém os discos em sites piratas, e os poucos que consomem os produtos oficiais acaba sendo direcionado boa parte dos lucros para as gravadoras e plataformas de distribuição.

Atitudes como a da Taylor Swift diante a injustiça da gigante Apple Music aos cantores iniciantes de não pagar os primeiros meses de serviço é louvável, mas não é simplesmente esta que irá resolver o problema. E, infelizmente, não é removendo o áudio dos streams que irá evitar a pirataria. Muito pelo contrário, como contesta a Marina & The Diamonds, atitudes como essa coloca o consumidor as margens de serviços irregulares, já que é muito mais fácil achar um áudio em sites piratas do que comprar em serviços oficiais.

O ponto chave é saber conciliar mídias digitais e distribuição de músicas. Conseguir sucesso e bom rendimento num mercado cada vez mais competitivo que é um mundo da música não é uma tarefa fácil, por isso a importância de não distanciar o seu público-alvo dos materiais oficiais e sim aproximá-lo. Os serviços de streams com seus números crescentes e constantes vêm provando que vieram para ficar, resta-nos escolher aquele que condiz com nossa necessidade e acervo artístico. Não é apenas uma disputa se o Tidal, Spotify ou Apple Music que irão dominar, mas sim uma geração cada vez com maior acesso a música digital e que vem transformando a forma de consumir música.

Editorial | A reinvenção da distribuição de música e seus desafios na era digital Editorial | A reinvenção da distribuição de música e seus desafios na era digital Reviewed by João Walber on 14.9.15 Rating: 5

Post AD