Header AD

Vinil da Vez | Uma viagem pelo rock alternativo do 'Admirável Chip Novo' da Pitty



O Vinil da Vez desta semana aterrissa pela primeira vez no cenário musical nacional para falar de um álbum feito por uma baiana que marcou gerações pelo seu som altamente original e letras que muitos jovens se identificaram. Estamos falando da Pitty e de seu álbum de estreia Admirável Chip Novo.

Lançado em 2003, o disco da então iniciante Pitty contém 11 faixas, todas compostas pela mesma. Abrindo os materiais com "Teto de Vidro" e finalizando-o com "Semana Que Vem", a produção traz um pouco do pop rock que a cantora moldará sua carreira nos anos seguintes, além de mostrar o quão ela era diferente no cenário musical local, indo na contramão dos artistas que dominavam as paradas.

Tamanha qualidade fez o do material o mais bem sucedido do gênero nacionalmente naquele ano, além de ganhar disco de diamante com suas altas vendagens. Das canções presentes, minhas favoritas são Máscara e Equalize.



O que falar de Máscara? A música com seu instrumental e ganchos altamente viciantes conquista qualquer um de cara pela sua ousadia e boa produção. Sua letra trata sobre o teatro que rondeia várias pessoas dessa geração pós-moderna, que criam diferentes personagens em seu cotidiano para serem aceitas e não julgadas, mas esse não é a melhor escolha como a própria música fala: "adulto ou criança, o importante é ser você, mesmo que seja estranho, seja você...". O melhor caminho, desse modo, seria a busca pela auto-afirmação e respeito as diferenças, não largando o seu jeito de ser.



Tão incrível como Máscara, temos a balada Equalize que fez parte da trilha sonora amorosa de diversos casais anônimos, e pode ser encaixada em diferentes significados. Interpretada por uns como um amor a alguém, e por outros como um amor a si próprio, o grande destaque da canção vai para a harmonia entre o instrumental leve com a bateria ao fundo e guitarra aos seus vocais. Cada canção, cada estrofe, cada verso... a forma como são expressos seus sentimentos é única e transpira na produção. Não é atoa que o álbum é lembrado pelos seus fãs e amantes do rock nacional até hoje e continua sendo base de inspiração para a juventude. 

-  

Vinil da Vez é um blog do TPJ onde são apresentadas músicas e álbuns de diferentes épocas que marcaram geração e são lembrados até hoje. Semanalmente, o site é atualizado com artigos deste projeto.


Vinil da Vez | Uma viagem pelo rock alternativo do 'Admirável Chip Novo' da Pitty Vinil da Vez | Uma viagem pelo rock alternativo do 'Admirável Chip Novo' da Pitty Reviewed by João Walber on 20.8.15 Rating: 5

Nenhum comentário

Post AD