Header AD

Leitura de Cabeceira | HQ's do Quarteto Fantástico



O Quarteto Fantástico é uma equipe de super-heróis de histórias em quadrinhos criados durante a década de 1960 por Stan Lee e Jack Kirby. Este grupo também foi conhecido por Os Quatro Fantásticos, quer em Portugal, quer no Brasil, no entanto essa designação foi abandonada.
Embora a formação do grupo mude ocasionalmente, a equipe mantêm-se estável em volta dos quatro amigos que ganharam superpoderes ao serem atingidos pelos raios cósmicos.
A equipe iniciou-se com a renovação da Marvel que ocorreu na década de 1960 sob o comando de Stan Lee. Permaneceram mais ou menos populares desde então e foram adaptados para outros meios, incluindo três séries relativamente bem-sucedidas de desenhos animados e, até ao momento, três filmes lançados respectivamente em 2005, 2007 e 2015.
Como seus poderes surgiram?
Como a maioria dos personagens criados pela Marvel durante a década de 1960, o Quarteto Fantástico deve os seus poderes à exposição a radiação, neste caso mais especificamente à radiação cósmica, com a qual teriam entrado em contacto durante uma viagem de exploração espacial.
Personagens e Poderes

Senhor Fantástico

- Super-Elasticidade: Capacidade de esticar, deformar, expandir e contrair o próprio corpo em qualquer forma que se possa imaginar.
- Altíssimo Q.I.: Possui uma inteligência muito acima do normal, sendo-lhe possível entender rapidamente situações, criar e consertar qualquer coisa.
Mulher Invisível

- Invisibilidade: Capaz de desviar a luz ficando invisível e pode deixar qualquer outra coisa invisível.
- Projeção de Campo de Forças: Habilidade de criar campos de força protetores ou de ataque ofensivo quase indestrutíveis ao redor de seu corpo ou em um local específico. Seus campos de força são criados a partir de sua imaginação podendo obter qualquer forma; pode criar campos de força dentro de inimigos, explodi-los ou acabar com o interior de seus corpos.
Tocha Humana

- Pirocinese: Capacidade de controlar a energia cinética dos átomos para gerar, controlar ou absorver fogo
- Mimetismo Vulcânico: Habilidade de transformar o seu corpo em fogo.
- Voo: Capacidade para se propulsionar pelo ar.
O Coisa

- Mimetismo Rochoso: Capacidade de transmutar o seu próprio corpo em rocha sólida.
- Superforça: Capacidade de exercer força física acima do normal. Entre os efeitos estão a habilidade de poder levantar grandes pesos ou esmagar materiais resistentes mediante a aplicação da sua força física, sua força está numa escala 0 a 100, em 100, segundo a Marvel
Origem
Segundo a lenda, em 1961, o editor-chefe da Timely Comics (a editora precursora da Marvel), Martin Goodman, estava a jogar uma partida de golfe com o editor rival Jack Liebowitz da DC Comics. Liebowintou contou a Goodman sobre o sucesso que a DC estava a ter recentemente com a Liga da Justiça, um nova série que apresentava uma equipe formada por vários personagens de sucesso da editora.
Baseado nesta conversa, Goodman decidiu que sua companhia deveria começar a publicar a sua própria série sobre uma super-equipe. Lee, que estava prestes a deixar a indústria assim que seu contrato acabasse, associou-se ao desenhista Jack Kirby para produzir uma revista inovadora protagonizada por uma família de super-heróis, Reed Richards (Senhor Fantástico), Sue Storm (Garota Invisível), Ben Grimm (Coisa), e Johnny Storm (Tocha Humana) que eram imperfeitos e consequentemente mais humanos do que qualquer herói publicado à época, dessa forma, tornando-se o standard para a editora ao longo dos anos.
Para evitar entrar em conflito com a DC que, além de editora rival, era também proprietária da distribuidora que a Timely utilizava, Lee e Kirby evitaram deliberadamente fazer com que a nova revista parecesse feita para competir com a Liga da Justiça. Os protagonistas da série apareceram na capa da revista sem uniformes e nenhum deles tinha identidade secreta. O que Stan Lee esperava ser o seu último trabalho nos comics acabou sendo um grande sucesso e ele e Kirby permaneceram juntos na série e começaram a lançar outros títulos. A série produziu muitas histórias e personagens aclamados que se tornaram centrais no universo Marvel.
Inimigos
O rival clássico do Quarteto é o Doutor Destino (Victor Von Doom). Ele é o rei de um país fictício chamado Latvéria e já foi amigo de Reed Richards durante a faculdade. Namor, o príncipe submarino e herói da antiga Marvel nos anos 1940 e 1950, foi relançado como um vilão vingativo, que declara guerra aos humanos da superfície ao responsabilizá-los pela destruição da cidade submarina de Atlantis.
Existem outros inimigos relevantes, vários deles provenientes de realidades ou linhas temporais alternativas. Nessa categoria temos o vilão Kang, o Conquistador que, quando viajou ao passado e utilizou o nome Rama-Tut, influenciou a história do mutante Apocalipse. Também um Reed Richards de um universo paralelo, que se achava culpado pela destruição da sua versão da Terra. Esse Reed dedicou-se a evitar que isso tornasse a acontecer, viajando para outras realidades, matando a sua versão local. Os inimigos alienígenas incluem, entre outros, o Super-Skrull, Terrax, Blastaar e o todo-poderoso Galactus (Devorador de mundos).
Ex-Integrantes do Quarteto Fantástico
Ao longo dos tempos, surgiram alguns personagens adicionais a integrar a formação do Quarteto, geralmente para substituir algum membro provisoriamente ausente:
- Mulher-Hulk - Substituiu o Coisa quando este ficou por conta própria no planeta do Beyonder, após as Guerras Secretas.
- Cristalys – Uma Inumana e ex-namorada de Johnny Storm que teve de abandonar o grupo por não conseguir adaptar-se a poluição terrestre. Substituiu a Mulher Invisível quando teve sua primeira gravidez.
- Outros membros provisórios, foram: A inumana Medusa, o herói de aluguel Luke Cage, uma outra namorada do Tocha Humana, Frankie Raye que tinha poderes semelhantes aos dele e que mais tarde se tornou o arauto de Galactus com o nome de Nova, Sharon Ventura usando o nome de Miss Marvel (não confundir com a ex-vingadora Carol Danvers que também usou esse nome) e que durante uma certa época se tornou uma versão feminina do Coisa.
- Em uma história, uma fugitiva Skrull veio a terra e nocauteou todos os membros do Quarteto Fantástico. Então ela chamou alguns heróis para supostamente vingar sua família. O grupo era formado por Wolverine, Hulk, Motoqueiro Fantasma e Homem-Aranha, sendo que o Homem- Aranha esta no quarteto fantastico no lugar do Tocha Humana.
Guerra Civil
- Durante a Guerra Civil surge a primeira divisão no Quarteto. Sue e Johnny unem-se aos Vingadores Secretos do Capitão América.
- O Coisa muda-se para Paris, regressando aos EUA somente na batalha final ao lado do Capitão América
- Reed foi um dos líderes da força do Homem de Ferro e a favor do registo oficial dos super-heróis.
Fim das HQ's de Quarteto Fantástico
Em maio desse ano os Estados Unidos recebeu a última edição da revista do Quarteto Fantástico no mesmo ano do lançamento do novo filme produzido pela Fox, a HQ Fantastic Four #645 coloca um fim na série da primeira equipe de super-heróis.
Na trama, Reed Richards(Sr. Fantástico), Sue Storm (Mulher Invisível), Johnny Storm (Tocha Humana) e Bem Grimm (O Coisa) enfrentam o Homem-Psíquico e suas criaturas vindas de um universo paralelo. A edição, assinada por James Robinson e desenhada por Leonard Kirk, não mencionou o fim da equipe.
Mas não criem pânico os heróis irão aparecer em outras HQs como Vingadores e Inumanos para todo o fã dos heróis. A Marvel ainda não esclareceu o motivo da série foi cancelada, mas negou ser uma reposta estratégica contra o novo filme.

O Universo Marvel nas HQs está atualmente em um grande evento chamado “Guerras Secretas” onde pretende matar alguns heróis e dar um fim às outras séries. 
Leitura de Cabeceira | HQ's do Quarteto Fantástico Leitura de Cabeceira | HQ's do Quarteto Fantástico Reviewed by Luara Moraes Leão on 12.8.15 Rating: 5

Nenhum comentário

Post AD