Header AD

FICA - Festival Internacional de Cinema e Vídeo Ambiental 2015



Olá leitores do TPJ, hoje eu venho falar de um festival que ao meu ver é mais conhecido internacionalmente que nacionalmente, se você não for de Goiás, você já ouviu falar do FICA? Se não, recomendo que você leia esse editorial e se informe sobre um dos festivais de cinema ambiental mais importante do Brasil.

História

Concebido por Luiz Felipe Gabriel, Jaime Sautchuk, Adnair França e Luis Gonzaga, FICA surgiu em 1999 como um sinal de uma nova era para a cultura em Goiás, sob a coordenação geral do cineasta João Batista de Andrade. Um pouco antes da data de sua realização (2 a 6 de junho de 1999), João Batista fez o regulamento, estabeleceu os prêmios - cada prêmio homenageia uma personalidade da cultura em Goiás - e criou o formato final para o festival, entre outras medidas .

Como um projeto do Governo do Estado de Goiás, através da Agência de Cultura de Goiás (Agepel) - atualmente conhecida como Secretário de Estado da Cultura (Secult Goiás) -, tinha atrás de si metas ambiciosas, tais como enriquecer o filme, amplamente discutir a questão ambiental, ganhar o título de Patrimônio da Humanidade da Cidade de Goiás, agitar todo o setor cultural, criar riqueza como cultura, informação, postos de trabalho e promoção do turismo.

Graças ao apoio e envolvimento diretos, todos esses objetivos, foram alcançados mais cedo do que o esperado. Desde o início, o festival visa reforçar com os temas ambientais palco dentro de um conceito mais amplo, combinando desenvolvimento com  melhor qualidade de vida no planeta. A este respeito, Fica abre espaço para discussões do desenvolvimento sustentável não apenas na tela, mas com oficinas, mesas redondas, palestras e outras atividades que levam a abordagem mais ampla das questões ambientais. Esta linha de ação visa igualmente aumentar a consciência para o melhor relacionamento humano / natureza.

O Fica, realizado anualmente na Cidade de Goiás, berço cultural do Estado, adquiriu força e independência, branding como um dos eventos mais importantes no mundo da programação de cinema. Desde a primeira edição, o festival tem descrito uma trajetória de crescimento e consolidação. Uma das causas deste aumento é o fato de ter os maiores prêmios de seu tipo na América Latina: de R $ 250.000 em prêmios.

Ele tem uma programação multicultural paralelo, com shows que valoriza a criação de música, teatro, dança e literatura. O alcance e os benefícios do Festival são enormes. Durante a sua execução, o turismo se expande e, com isso, o número de postos de trabalho na antiga capital de Goiás, circulando a informação, a cultura e as pessoas interessantes de todo o mundo. De qualquer forma, o festival avança como um momento precioso quando a história, cultura e ambiente se encontram em nome da cidadania e uma vida melhor qualidade para todos.
FICA 2015

O Festival chega à sua 17ª edição esse ano e acontecerá dia 11 a 16 de agosto na Cidade de Goiás, Goiás, trazendo uma programação reforçada nas duas áreas, com cinco mostras de filmes, convidados de renome, Fórum de Cinema, Fórum Ambiental, oficinas, minicursos e exposições.

Na área musical, serão 28 shows de artistas que fazem o melhor da música no Estado, além da abertura com a Orquestra Jovem e encerramento com a Orquestra Filarmônica de Goiás.

O cineasta e jornalista Arnaldo Jabor, a atriz Camila Morgado, a jornalista Maria Rita Kehl e o cineasta Walter Carvalho são alguns dos convidados confirmados que participarão de encontros e debates com o público do #FICA2015.

Oficinas de Meio Ambiente

- Avaliação de Impactos em Àreas Urbanas e Unidades de Conservação
Data: 12 à 14 de agosto

- Mapeamento Turístico
Data: 12 à 14 de agosto

- Economia Criativa e Soluções Inventivas
Data: 13 de agosto

- Plano Diretor: Possibilidades e Desafios
Data: 12 à 14 de agosto

- Práticas Agroecológicas e Questão Ambiental
Data: 12 e 13 de agosto

MiniCursos de Cinema

- A Encenação no Cinema de Ficção: do Clássico ao Contemporâneo
Data: 12 e 13 de agosto

- O Uso Militante do Audiovisual para Defender a Natureza e o Homem
Data: 29 e 30 de agosto

- Oficina de Produção de Documentário Ambiental
Data: 13 a 15 de agosto

Para mais informações:

- http://fica.art.br/
- https://www.facebook.com/fica.cidadedegoias?fref=ts
FICA - Festival Internacional de Cinema e Vídeo Ambiental 2015 FICA - Festival Internacional de Cinema e Vídeo Ambiental 2015 Reviewed by Luara Moraes Leão on 13.8.15 Rating: 5

Post AD