Header AD

Leitura de Cabeceira: HQ's do Homem Formiga


Olá leitores do TPJ, o 'Leitura de Cabeceira' dessa semana vai ser dedicado as HQ's de Homem-Formiga por conta do lançamento do filme, espero que com essa matéria vocês conheçam mais a história desse grande herói.

Homem-Formiga apareceu pela primeira vez nos quadrinhos em Tales to Astonish #27 de 1962, sendo criado por Stan Lee, Larry Lieber e Jack Kirby.
 
Em sua primeira aparição, na revista Tales to Astonish, de 27 de janeiro de 1962, Henry Pym era personagem de uma história curta de ficção científica que descobrira uma fórmula para encolher objetos, contudo numa emergência, arriscou usar o tal soro nele mesmo e acabou caindo num formigueiro do quintal, sendo perseguido por formigas gigantes.
 
Ele voltaria como um super-herói de fato em Tales to Astonish 35, de setembro do mesmo ano, usando um traje vermelho, sua capacidade de encolher e um capacete capaz de comandar formigas para combater o crime.
 

Poderes

 
As partículas Pym dão a capacidade de alteração de tamanho, no caso, encolher era sua especialidade, mantida a força-física de quando estava no tamanho normal, e seu capacete permite controlar e se comunicar com insetos, principalmente as formigas,na maioria das vezes ele voa em cima da formiga rainha. E ele também pode crescer e ficar do tamanho de um prédio, porém ele fica mais forte e não pode se comunicar com insetos quando fica gigante.
 

Henry Pym

 
Henry Pym é considerado um dos maiores cientistas do Universo Marvel. Ele foi o inventor das "partículas Pym", um produto que altera o tamanho dos seres vivos, pretendendo beneficiar a Humanidade. Mas, ao ser ridicularizado pela comunidade científica, começou a usar nele mesmo, logo após a morte da sua primeira esposa, a húngara Maria Trovaya, quando escapava da polícia secreta da Hungria. Depois conheceu a srta. Janet van Dyne (que mais tarde se tornaria a Vespa e sua segunda mulher). Como Homem-Formiga, ele enfrentaria vários vilões tais como Attuma, Cabeça de Ovo e Camarada X.

Já foi capaz de penetrar e curar o corpo do Visão, em aventuras com os Vingadores. As constantes mudanças de Pym revelaram que sofria de problemas mentais, dentre eles um complexo de inferioridade em relação a sua esposa Janet, e esses disturbios causaram problemas para os Vingadores, sendo talvez o mais grave a criação do robô Ultron, que quase destruiu a Costa Oeste e quis acabar por diversas vezes com o mundo, mas foi impedido pelos Vingadores. Pym acabou por deixar o uniforme de Homem-Formiga para Scott Lang, que assim se tornou o segundo a adotar esse nome.

Deve ser o maior "encolhedor" da Marvel, superando o Gênio, da extinta Tropa Gama e o mutante Miúdo.

Invenções

 
Nos quadrinhos, para poder diminuir ou aumentar seu tamanho e controlar a densidade da sua massa corporal, o super-herói usa uma invenção de um dos cientistas mais inteligentes do mundo. Essa invenção inclusive recebeu seu nome por conta de seu criador: “Partículas Pym”. Além disso, ele desenvolveu também um capacete que lhe permite conversar com as formigas. Devido a sua genialidade, Pym ainda criou um androide com capacidade de aprendizado. Esse androide se virou contra seu “pai” e quase dominou o mundo. Talvez vocês já tenham ouvido falar nesse robô do mal, seu nome é “Ultron”.

Janet Van Dyne - Vespa

 
O Dr. Hank Pym arrumou uma namorada na edição 44, a Janet Van Dyne, que logo depois se tornaria a Vespa. Os dois se aproximaram porque assim como a primeira esposa de Pym, o pai de Janet também foi morto por vilões e ele a ajudou com a sua fórmula do encolhimento para ajudá-la nas batalhas e os dois passaram a ser parceiros na luta contra o mal. Os dois não só tinham suas aventuras como tiveram um papel importantíssimo na fundação do grupo Vingadores
 
Curiosidade aqui: quem escolheu o nome “Avengers”, foi a Vespa. Além do casal, a primeira formação do grupo tinha Hulk, Thor e o Homem de Ferro.
 
As aventuras de Hank e Janet duraram até a edição 69 de Tales to Astonish em 1965. A partir daí, Hank Pym passou a ser desenvolvido por outros artistas da Marvel e com isso sua identidade passou por uma infinidade de mudanças: virou o Homem-Gigantequando suas partículas passaram a fazê-lo aumentar de tamanho, Golias e Jaqueta AmarelaNo fim, acabou ficando mais com os coadjuvantes do que com os personagens principais da Marvel e acabou até sendo um pouco.
 

Guerra Civil

Na Guerra Civil, Pym foi um dos primeiros a se alistar no governo. É um dos maiores idealistas, ao lado do Homem de Ferro e do Sr. Fantástico. Ele, em uma das primeiras batalhas, encarou o Dr. Bill Foster, antes dele ser morto pelas mãos do clone do Thor.
 
Após o término da Guerra Civil, Pym se tornou o Diretor da Iniciativa dos 50 Estados, comandando ao lado do Máquina de Combate o Campo Hammond em Stanford para treinar e preparar para o Governo Americano todos aqueles que possuíam super-poderes.
 
Foi revelado ao final da Invasão Secreta, que Pym era na verdade uma alienígena Skrull disfarçado. E que o projeto Iniciativa não passava de um plano dos Skrulls para plantarem um agente super-skrull em cada equipe norte-americana, sendo que o verdadeiro Pym havia sido capturado logo após a queda dos Vingadores e substituído, até a batalha final da Invasão Secreta.

Reinado Sombrio

Após a morte de Janet van Dyne (uma das conseqüências da Invasão Skrull), Hank deixou de lado suas identidades heróicas anteriores e passou a combater o mal com o codinome O Vespa, adaptando seus poderes em homenagem à sua mulher.
 

Scott Lang

 
 
O engenheiro eletrônico Scott Edwards Harris Lang estreou na edição 181 de The Avengers, de 1979, ganhando seus poderes ao roubar o uniforme do antigo Homem-Formiga, que na época atuava com Jaqueta Amarela. Mas Hank Pym o seguiu, e vendo que o ex-presidiário tinha boas intenções, resolveu lhe presentear com a roupa e o nome. Scott roubou o uniforme para salvar sua filha doente. Este se tornou o segundo Homem-Formiga na edição 47 de Marvel Premiere
 
Atuava como vingador reserva e trabalhava com as indústrias Stark como especialista em eletrônica. Por algum tempo manteve um romance com Jessica Jones até o incidente com o Homem-Púrpura. Depois de perder a guarda de sua filha Cassie, integrou as fileiras dos Vingadores em caráter definitivo, foi responsável pela derrota do Escorpião numa das aventuras do grupo. Vivia às turras com o Valete de Copas.
 
Morreu numa explosão, na saga Vingadores: A Queda, mas retornou na minissérie "Avengers: Children's Crusade".
 
Atuou como membro do Quarteto Fantástico na saga do Aniquilador junto com a Mulher-Hulk, Namorita e o Tocha Humana.
 

Eric O'Grady

 
Eric O'Grady era um oficial da S.H.I.E.L.D e apareceu na Guerra Civil para poder se juntar ao lado pró-registro. Ele também utiliza as partículas Pym. Atualmente, faz parte dos Thunderbolts de Norman Osborn, grupo que reúne os supervilões Fantasma, Carrasco, Paladino, Flagelo (outra identidade do Bazuca) e o psicótico Sr.X, liderados por Yelena Belova, a segunda Viúva Negra (na verdade, um disfarce de Natasha Romanoff, a Viúva Negra original, que espionava o grupo e dava as coordenadas para o Comando Selvagem de Nick Fury antecipar-se aos planos de sabotagem e homicídio, idealizados por Norman Osborn).
 
 E aí gostou de saber mais sobre o Homem-Formiga, apesar do filme que foi lançado ser um pouco diferente das HQ's?
 
Acompanhem o TPJ que sempre terá um 'Leitura de Cabeceira' sobre a HQ de um herói na semana de estreia dos filmes.

Leitura de Cabeceira: HQ's do Homem Formiga Leitura de Cabeceira: HQ's do Homem Formiga Reviewed by Luara Moraes Leão on 20.7.15 Rating: 5

Post AD