Header AD

Review: "Heart of Gold" (4x18) de Once Upon a Time


O coração de ouro de Robin e o envenenado de Gold, dois tempos diferentes de flashback, a busca pelo autor e uma revelação bombástica marcam o décimo oitavo episódio da quarta temporada de Once Upon a Time.

Nesse episódios, houve três tempos diferentes. Comecemos pelo mais antigo que explica os mais recentes. Há muitos anos, na Floresta de Sherwood, descobrimos Robin de Locksley e sua esposa Marian trabalhando em seu bar. Porém, quando o Xerife de Nottingham chega com o aviso de imposto atrasado, Robin terá que escolher entre ser o honesto dono de um bar ou voltar a ser ladrão. Para "ajudá-lo" na escolha, Rumplestilskin pede para que ele vá a Oz roubar o Elixir do Coração Ferido.

Nessa viagem, Robin conhece Will Scarlet, o qual o ajuda a entrar no castelo da Bruxa Má do Oeste em troca de um pouco do Elixir. Entretanto, ao entrar no castelo, Robin é surpreendido por Zelena, que tenta matá-lo, mas ele consegue fugir. De volta ao encontro de Will, o ladrão diz que não conseguiu roubar nem uma gota, o que é mentira, como vemos depois. Mas como ladrão que rouba ladrão tem cem anos de perdão, Will descobre que Robin mentiu e rouba dele o Elixir.

Ao voltar para seu bar, encontra com o Xerife, mas o surpreende com seus amigos e rouba suas moedas de ouro para dar aos pobres. É nesse momento que temos a fala e a cena que caracterizam Robin Hood como o ladrão honesto que conhecemos: "Quando você rouba para você mesmo, você é um ladrão. Quando você rouba para os outros, você é um herói". Marian, então, decide entrar na vida de fora da lei com o marido e estes vivem felizes como fugitivos.

Agora, em um passado mais próximo, ou seja, há nove semanas, vemos Robin e sua família chegando a Nova York, depois de saírem de Storybrooke lá no episódio 12 dessa temporada. O estranhamento é inevitável. Roland fica incomodado com o barulho e Marian assustada por ter a bolsa roubada. Mas Robin corre atrás, ou devo dizer, galopa atrás do ladrão e recupera o item, além de dar a ele uma boa lição de honestidade.

Logo após, a família se instala no apartamento que pertencia a Neil, mas é interrompida pela chegada de Gold. Ele e Robin discutem sobre quem ficará com o espaço, até que aquele cai no chão com dores no peito. Ele é levado para o hospital e lá pede para que Robin roube, novamente, o Elixir do Coração Ferido, trazido a Nova York por Zelena. Este, então, aceita e rouba o elixir a contragosto de sua esposa, entregando-o a Gold.

Nessa cena, além das atuações brilhantes de Robert Carlyle, Christie Laing e Rebecca Mader, temos uma revelação que nos deixou de queixo caído: Marian foi morta por Zelena na Floresta Encantada e esta se passa por aquela desde então. Como? Explicarei: quando Gold tentou matar a Bruxa Má do Oeste, sua energia abriu o portal o qual transportou Emma, ela e Gancho para o passado. Lá, enquanto o casal tentava corrigir seus erros, ela matou a esposa de Robin e se colocou no lugar dela para acabar com a felicidade de Regina.

Zelena faz um acordo com Gold para nenhum dos dois morra. Ele, então, toma o elixir e tem alta do hospital. Do lado fora, Robin o espera e traz uma caixa de pertences de Neil, os quais Rumple rejeita, dando um conselho ao fora da lei que consiste em ficar com Marian, ou melhor, Zelena pois esse final feliz está a seu alcance. Quando chega em casa, Robin, ainda sendo enganado pela Bruxa, apaga o número de Regina do seu celular e dá uma nova chance ao seu casamento.

Agora, no presente, temos Emma, Encantado, Branca, Gancho e Henry procurando o autor pela floresta. Temos aqui mais uma cena maravilhosa com atuações impecáveis de Jennifer Morrison, Josh Dallas e Ginnifer Goodwin, na qual Emma grita com os pais, enquanto chora, dizendo que tudo o que eles fizeram foi mentir e ela só é a Salvadora porque eles tiraram a escuridão dela em troca de uma outra alma.

Antes dos heróis se encontrarem com o Autor, Rumple o persuade a ajudá-lo escrevendo finais felizes para os vilões. Sendo assim, os primeiros não encontram. Um pouco depois, vemos Regina algemada por Gold em seu cofre e este diz para ela ligar para Robin e descobrir o que aconteceu com ele. Porém, quem atende é Zelena, assustando Regina. Rumple diz, então, que, se ela não ajudá-lo em seu plano, Robin morre pelas mãos da Bruxa Má. É aí que vemos que a ex-Rainha Má mudou de verdade, pois diz: "Você me transformou em um monstro e não vou deixar que faça a mesma coisa com Emma". Gold pergunta se essa é a sua resposta final e ficamos com esse gancho.

Once Upon a Time
"Heart of Gold"

Episódio: 18
Temporada: 4
Estreia: 12/Abr/2015
Emissora: ABC

★★★★

Review: "Heart of Gold" (4x18) de Once Upon a Time Review: "Heart of Gold" (4x18) de Once Upon a Time Reviewed by Carolina Soares on 3.5.15 Rating: 5

Post AD