Header AD

Leitura de Cabeceira: Mundo de Tinta - Coração de Tinta


Olá leitores do TPJ, não sei se vocês já leram a Saga Mundo de Tinta, mas já podem ter visto o filme Coração de Tinta com o ator Brendan Fraser que é filme marcado nas tardes da televisão a cabo ou no SBT. Até agora apenas o primeiro filme foi adaptado para o cinema, mas existe uma trilogia, e se você amou o filme, vai amar mais ainda o livro como é o costume de todos os leitores. Mas antes de começar a falar sobre essa trilogia só devo lembrá-los nunca leia em voz alta, pois vai que você é um língua encantada.

Obras



Coração de Tinta


Há muito tempo Mo decidiu nunca mais ler um livro em voz alta. Sua filha Meggie é uma devoradora de histórias, mas apesar da insistência não consegue fazer com que o pai leia para ela na cama. Meggie jamais entendeu o motivo dessa recusa, até que um excêntrico visitante finalmente vem revelar o segredo que explica a proibição.

É que Mo tem uma habilidade estranha e incontrolável: quando lê um texto em voz alta, as palavras tomam vida em sua boca, e coisas e seres da história surgem como que por mágica. Numa noite fatídica, quando Meggie ainda era um bebê, a língua encantada de Mo trouxe à vida alguns personagens de um livro chamado “Coração De Tinta”. Um deles é Capricórnio, vilão cruel e sem misericórdia, que não fez questão de voltar para dentro da história de onde tinha vindo e preferiu instalar-se numa aldeia abandonada. Desse lugar funesto, comanda uma gangue de brutamontes que espalham o terror pela região, praticando roubos e assassinatos. Capricórnio quer usar os poderes de Mo para trazer de “Coração De Tinta” um ser ainda mais terrível e sanguinário que ele próprio. Quando seus capangas finalmente sequestram Mo, Meggie terá de enfrentar essas criaturas bizarras e sofridas, vindas de um mundo completamente diferente do seu.

Sangue de Tinta


Agora, neste segundo episódio, Meggie dá um jeito de entrar ela mesma no mundo fictício de Coração de tinta, onde tem o prazer de encontrar fadas, príncipes e saltimbancos que dançam com o fogo; e o sofrimento de acompanhar as artimanhas de vilões cruéis e sem misericórdia. Uma jornada sombria, repleta de fantasia e aventura.

Morte de Tinta


Desta vez, com a ajuda de Dedo Empoeirado, Farid, Resa e Violante, Mo enfrenta o mais terrível de todos os vilões, o Cabeça de Víbora, numa batalha final, de vida ou morte. Mas, antes dela, personagens já conhecidos dos livros anteriores vivem suas aventuras. Fenoglio, o autor de Coração de tinta, tem que combater Orfeu, plagiador que se utiliza de passagens de seu livro para reescrever e manipular a história. Meggie, ao se apaixonar por Farid, se depara com as alegrias e decepções do primeiro amor. Resa, mãe de Meggie, traz em seu ventre um novo herdeiro. E Mortimer, nosso herói, que no Mundo de tinta assume a personalidade do Gaio, espécie de Robin Hood, tem que lutar contra o próprio personagem que interpreta, já que pouco a pouco começa a se confundir com ele e a se esquecer de quem é no mundo real. 

Curiosidades


- O filme Inkheart, baseado no livro homônimo, foi lançado em 2008, e dirigido por Iain Softley, sendo estrelado por Brendan Fraser.

Atores da Adaptação


Brendan Fraser como Mortimer Folchart
Sienna Guillory como Theresa "Resa" Folchart
Eliza Bennett como Meggie Folchart
Paul Bettany como Dustfinger
Jennifer Connelly como Roxane
Andy Serkis como Capricórnio
Jim Broadbent como Fenoglio
Helen Mirren como Elinor Loredan
Rafi Gavron como Farid
Lesley Sharp como Mortola
Matt King como Cockerell
Jamie Foreman como Basta
Marnix Van Den Broeke como The Shadow
Steve Speirs como Flatnose
Jessie Cave como Nymph (personagem criado especialmente para o filme)
Richard Strange como proprietário do antiquário
Stephen Graham como Fulvio

Autor


Cornelia Funke



Cornelia Caroline Funke nasceu em 1958 na cidade alemã de Dorsten, filha de Harlz-Heinz e Helmi Funke. Decidiu estudar pedagogia na Universidade de Hamburgo. Depois de terminar seus estudos, Funke trabalhou durante três anos como assistente social, se focalizando em crianças necessitadas. Ela ganhava algum dinheiro ilustrando livros, mas rapidamente começou a escrever suas próprias Histórias, inspirada naquelas com que ela havia agradado as crianças carentes com quem tinha trabalhado. Durante o final dos anos 80 e 90, Funke se estabeleceu na Alemanha com dois grupos de crianças, o que a inspirou a escrevera série de livros Gespensterjäger e Wilde Hühner.

Sua fama internacional surgiu com o livro de fantasia O Cavaleiro do Dragão, que ficou na lista dos mais vendidos do New York Times por 78 semanas, que continuou com O Senhor dos Ladrões, que imediatamente subiu para a #2 posição da lista dos mais vendidos do New York Times, ficando lá por 19 semanas e vendeu 1,5 milhões de cópias.

O livro que deu seguimento à sua fama foi Coração de Tinta que venceu o prêmio BookSense Book of the Year Children's Literature de 2004. Coração de Tinta é a primeira parte de uma trilogia que tem como continuação Sangue de Tinta, que venceu o segundo prêmio de Funke 'BookSense Book of the Year Children's Literature, no ano de 2006. A trilogia é finalmente concluida com Morte de Tinta (publicado na Alemanha em 2007), e publicado no Brasil em 2010.

Leitura de Cabeceira: Mundo de Tinta - Coração de Tinta Leitura de Cabeceira: Mundo de Tinta - Coração de Tinta Reviewed by Luara Moraes Leão on 18.5.15 Rating: 5

Post AD