Header AD

Review: "Poor Unfortunate Soul" (4x16) de Once Upon a Time


Em "Poor Unfortunate Soul", Once Upon a Time, ao mesmo tempo em que continua seu enredo sobre o autor, retoma o tema de família e nos mostra o passado de uma de nossas vilãs: Úrsula.

O episódio começa exatamente onde o outro terminou: a tortura de August. Agora que ele não é mais uma criança, Gold não medirá esforços para saber mais sobre o autor. Regina, tentando continuar com seu disfarce, inicia os trabalhos com uma bola de fogo, porém o "homem-menino", como diz Malévola, resolve ajudar.

Enquanto isso, Mary Margaret, David, Emma e Gancho estão a procura de Regina, a qual enganou Emma no episódio passado, ao despistá-la quando ia à cabana de Gold. Nessa cena, vemos algo extraordinário: a ex-Rainha Má manda uma mensagem para os heróis por meio de Mary Margaret. Esta, temporariamente, adquire a voz da madrasta e seus trejeitos, tudo mostrando, mais uma vez, a genialidade da atuação de Ginnifer Goodwin, ao copiar até o olhar de Lana Parrilla. Com isso, nossos heróis descobrem onde August está preso e quem o mantém lá.

Em flashback, vemos Gancho, há tempos, em seu navio conversando, ou melhor, dando uma bronca em Smee até que ouvem um canto de sereia, o qual quase os faz bater contra rochas. Vemos, então, que a dona da linda é Úrsula, filha sereia de Poseidon. O pai a repreende por não usar sua voz para matar os piratas, pois foram eles que assassinaram sua mãe. A jovem sereia discorda e diz que nem todos os humanos são maus (diálogo derivado do filme A Pequena Sereia) e que não quer usar sua voz para matar. Após a briga, ela foge.

Em um bar, o capitão do Jolly Roger ouve Úrsula cantar e contar sua história, nos mostrando um lado vulnerável do antigo Gancho, que não tínhamos visto. Ele promete levá-la onde quiser em seu navio, porém o Rei dos Mares descobre. Em uma cena entre Gancho e Poseidon, este tenta convencer aquele a tirar a voz de canto de sua filha em troca de tinta de lula, que, como já vimos anteriormente na série, pode paralisar qualquer ser, inclusive Rumplestiltskin.

Já no presente, temos Emma, Gancho, Mary Margaret e David perguntando a Bela sobre a adaga do Sombrio. Ela diz que entregou a Killian, porém ele afirma que não. Até que Emma percebe que Gold pegou a adaga disfarçado do pirata. Então, vemos Emilie De Ravin mostrando todo o coração partido de Bela por, mais uma vez, ser enganada pelo ex-marido. E vemos Gancho quase se revertendo a vilão, querendo vingança do velho inimigo.

É aí que Killian confessa ter roubado o final feliz de Úrsula, mas ele diz que o trará de volta em um acordo com a vilã. Eles se encontram na floresta e ele promete a ela sua voz de volta se ela revelar tudo o que Gold veio fazer em Storybrooke. O acordo é selado.

Na cabana, Regina tem um sonho um tanto quanto estranho e é claro que, no início, ficamos extremamente esperançosos, porque achamos que fosse real. Ela sonha com o reencontro com Robin, mas são interrompidos pela Rainha Má. Quando Regina acorda, Gold chega com seu novo método de tortura: uma poção que transforma August em boneco novamente e, quando ele volta a ser humano alguns segundos depois, seu nariz cresce a cada mentira. Até que ele resolve contar a verdade: o Feiticeiro aprisionou o autor atrás da porta, cuja ilustração está no livro, que Regina conhece, mas ele não sabe onde a porta está. Gold, então, leva Regina e Malévola com ele em busca da porta e deixa Cruella cuidando do prisioneiro.

Nesse meio tempo, Gancho e Úrsula dão um jeito (através de Will) de conseguirem o Jolly Roger de volta. Entretanto, ele não consegue devolver a voz a ela. Furiosa, Úrsula o nocauteia e o joga no mar. Aí, temos uma surpresa: quem o salva é Ariel. Quando ele acorda, ela conta que foi aprisionada na garrafa junto ao navio acidentalmente, por Elsa, que tentava punir Barba Negra por aterrorizar Arendelle. Ariel também dá um conselho a Gancho: os vilões só não conseguem seus finais felizes porque os procuram da maneira errada.

No passado, Gancho conta a Úrsula sobre a proposta de Poseidon e ele promete que não vai tirar a voz dela, mas fazem um acordo e ela rouba a tinta de lula do cofre do pai. Quando ele descobre, vem se vingar e tira a única maneira de Gancho conseguir sua vingança. Então, em um ato de raiva, Killian tira a voz de Úrsula. Já no mar, ela diz ao pai que não irá mais se submeter a suas ordens e se transforma na lula que é hoje.

No presente, Emma e seus pais chegam à cabana e ela mostra seu potencial obscuro, dizendo que também tinha vontade de matar Gold. Ao entrarem na casa, temos uma cena hilária, na qual Mary Margaret bate uma frigideira na cabeça de Cruella e a deixa desmaiada. Temos uma cena fofíssima de reencontro entre Emma e August e chega Úrsula. Ela ameaça Mary Margaret até que Gancho traz seu pai para devolver sua voz. A ex-sereia se reconcilia com o pai e deixa de ser vilã, depois de cumprir o acordo e nos dar uma revelação bombástica: Gold quer transformar Emma em vilã. Antes de saírem da cabana, vemos o diálogo mais lindo do episódio, no qual Gancho conta a Emma que ela é o final feliz dele e que tem medo de perdê-la.

Quando Cruella conta aos vilões o que aconteceu, Gold manda Regina recuperar a página do livro. Ela vai à casa dos Encantados e conta a Emma que acha que seu sonho é ela tentando proteger Robin de algo, mas não sabe do quê. Assim que August acorda, temos outra revelação bombástica: a porta a qual todos procuram está no livro. Aquilo não era só uma ilustração. O autor está preso dentro do livro.

Nesse episódio, tivemos grandes revelações que deixaram ganchos para o próximo episódio, além da evolução do enredo relacionado ao autor, às Rainhas da Escuridão e à possível maldade de Emma. Vimos também mais um passo no relacionamento de Emma e Gancho e no caminho dele para o heroísmo, além de um flashback revelador.
Once Upon a Time
"Poor Unfortunate Soul"

Episódio: 16
Temporada: 4
Estreia: 22/Mar/2015
Emissora: ABC

★★★★
Review: "Poor Unfortunate Soul" (4x16) de Once Upon a Time Review: "Poor Unfortunate Soul" (4x16) de Once Upon a Time Reviewed by Carolina Soares on 18.4.15 Rating: 5

Post AD