Header AD

Review: "Best Laid Plans" (4x17) de Once Upon a Time


E a verdade vem à tona. Em "Best Laid Plans", a busca pelo autor fica mais intensa por parte de ambos os lados, temos um flashback de Branca de Neve e Príncipe Encantado e Emma, finalmente, descobre o segredo.

O episódio começa já com o flashback de Branca e Encantado a caminho de um unicórnio que mostrará a eles o futuro de sua filha. A primeira visão é a de Encantado, o qual vê uma linda bebezinha e conclui que ela será boa. Depois, Branca vê Emma adolescente e, no início, também acha que ela será boa, mas esta esmaga o coração da mãe com o seguinte diálogo:
- Eu sou sua mãe - diz Branca
- Eu não ligo - diz Emma
No presente, Emma leva August ao convento para ser tratado pelas fadas e faz uma página falsa para Regina entregar para Gold. Mas esta sabe que el perceberá e tira um foto da página original, com esperança de que isso atrase os vilões. Quando Emma chega em casa, Gancho conta o que Úrsula disse, sendo tranquilizado pela namorada, mas Mary Margaret se desespera e sai repentinamente do apartamento.

Enquanto isso, na cabana, Regina mostra a foto para seus "aliados" e, após várias desconfianças, Gold mata a charada. O autor está preso dentro do livro, portanto, recruta as três para buscar a página verdadeira. Malévola coloca todos da cidade para dormir, porém só é afetado quem nunca passou por um feitiço do sono, isso exclui Branca, Encantado e Henry. Pouco antes do feitiço, vemos Emma e Gancho tendo uma conversa em que ele, claramente, fica com ciúmes de August e diz uma das melhores falas do episódio: "Eu sei que você é parcial em relação a homens com jaqueta de couro".

No passado, Branca e Encantado, voltando para casa, encontram com um vendedor e o ajudam com sua carroça. Ele conta que Malévola está aterrorizando o reino e colocou um ovo e que devem seguir para a Floresta Infinita até a casa de um homem. Logo após, descobrimos que esse homem é o Aprendiz, o qual os oferece ajuda com seu problema. Ele pode tirar todo o potencial para escuridão de Emma, mas terá que colocar em outra "alma". Branca, então, tem a ideia de pegarem o ovo de Malévola, já que não se transformará em uma crianças, mas em um dragão. Será?

Pouco depois, eles nocauteiam Cruella e Úrsula e invadem a caverna na qual Malévola está escondida. Após um diálogo doloroso, roubam o ovo. Logo após, se encontram com o Aprendiz, o qual faz o feitiço, mas o casal percebe que foi enganado e o ovo será mandado para outro mundo (juntamente com Cruella e Úrsula, por acidente) e que dentro dele há, na verdade, um bebê.

No presente, David persegue Mary Margaret na rua e ela diz que eles podem estar ajudando a transformar Emma em má, dizendo que, desde a chegada dos vilões, só o que fazem é mentir. Entretanto, ela percebe que todos estão dormindo e vão atrás da filha. Antes de chegarem ao loft, veem os vilões saindo de lá e percebem que têm que proteger Henry.

Depois de revirarem o loft dos Encantados, Gold lembra que Henry está acordado e que pode ter pegado o livro. Regina vai atrás dele, mas é seguida por Cruella e Malévola. Ela ordena que Henry Daniel Mills a dê a página e ele entende o recado. Pouco antes da chegada da mãe, ele encontrara uma chave que poderia abrir a porta e, quando seus avós chegam, ele mostra a eles, mas Encantado, agressivamente, pede a página e a chave e, assim que Henry sai, diz a Branca que devem queimá-la. Mas ela coloca juízo na cabeça dele. Ela diz que eles não podem destruir a chance de Regina encontrar seu final feliz após tudo o que ela fez por eles e que devem contar a verdade à filha, porque "heróis fazem o que é certo, não o que é fácil".

Enquanto isso, Gold visita Bela, a qual está adormecida por conta do feitiço, coloca-a na cama e tem uma conversa preocupante para nós enquanto ela dorme. Ele diz que tem que fazer o autor dar a ele o seu final feliz o mais rápido possível (com um gesto estrando, como se tivesse com dor no peito) e diz que voltará para vê-la, se puder. O que me deixou imaginando: será que Gold está doente? Ao sair de sua loja, tem a prova de que Regina está do lado dos heróis e a leva desacordada para seu cofre. Lá ele mostra a Malévola o que aconteceu com seu bebê. Vemos, então, um flashback de 30 anos atrás de um adotando uma criança (filha de Malévola) e que, confirmando os spoilers, é Lily, a amiga de Emma há algumas temporadas.

No flashback, vemos Branca sentindo-se extremamente culpada pelo que fez e Encantado tenta tranquilizá-la, por mais que também se sinta muito mal, na cena mais linda do episódio. Ele diz que acredita que podem conseguir a redenção e que, a partir daquele momento, devem ser a melhor versão de si mesmos e espalhar esperança por todo o reino, pela filha deles.

De volta ao presente, temos a melhor cena do episódio. Emma descobre a verdade. Nessa cena, a atuação de Jennifer Morrison, Ginnifer Goodwin, Josh Dallas e Colin O'Donoghue é fenomenal: seus olhos estão vermelhos e suas expressões são desesperadoras para o espectador. Emma, depois da desilusão com os pais, tenta sair correndo, mas é impedida pela mãe e o diálogo da visão de Branca no passado (transcrito acima) se repete, deixando-a desesperada.

Gancho vai atrás dela a pedido de Mary Margaret e David e conta que August acordou, em uma conversa na qual ele entendeu a amizade dos dois, com direito a abraço no final da cena. Emma, então, vai para o convento e encontra o amigo acordado ao lado dos pais dela. Ele pergunta se está tudo bem com ela e diz que não adianta mentir, pois ele conhece mentira muito bem. Depois de dizer que é uma loga história, August explica tudo o que sabe sobre o autor: o que está preso dentro do livro foi o último a ocupar esse cargo, que exista há éons e consiste em anotar as maiores histórias da humanidade para a posteridade, e foi aprisionado pelo Feiticeiro e seu Aprendiz. Aqui, vemos um flashback do Aprendiz, logo após enganar Branca e Encantado, repreendendo o autor por forçá-lo a isso, por forçá-lo a mandar a criança para outro mundo. Logo, o aprisiona no livro.

Emma, então, usa a chave para libertá-lo e Mary Margaret e David o reconhecem como o vendedor que encontraram na estrada. A Salvadora diz que tem muitas perguntas, mas Walt derruba a cortina em todos eles e sai correndo. Ela corre atrás, mas o perde de vista.

Nesse episódio, tivemos o fechamento de um enredo, abertura de muitas questões, o desenvolvimento de relações entre os personagens e o início da real corrida pelo autor.

Once Upon a Time
"Best Laid Plans"

Episódio: 17
Temporada: 4
Estreia: 29/Mar/2015
Emissora: ABC

★★★★
Review: "Best Laid Plans" (4x17) de Once Upon a Time Review: "Best Laid Plans" (4x17) de Once Upon a Time Reviewed by Carolina Soares on 18.4.15 Rating: 5

Post AD