Header AD

Leitura de Cabeceira: HQ dos Vingadores


Olá meus queridos leitores, em homenagem a estreia do filme 'Os Vingadores 2', essa semana no 'Leitura de Cabeceira' eu vou falar sobre as HQ de 'Os Vingadores'.

A primeira aparição dos Vingadores nos quadrinhos foi em sua própria revista, intitulada 'The Avengers', em Setembro de 1963. A equipe foi criada por Stan Lee, Jack Kirby e Dick Ayers, como uma resposta à Liga da Justiça, cuja revista reunia em uma história os principais heróis da DC Comics. A Liga da Justiça já inspirara uma primeira resposta da Marvel Comics, o Quarteto Fantástico, que todavia era um grupo de heróis novos, assim como o subsequente X-Men. Os Vingadores, reunidos dois anos depois do Quarteto, foram os primeiros da Marvel fiéis ao conceito da equipe de super-heróis já estabelecidos.

Diferente de outras equipes do universo Marvel, os Vingadores receberam reconhecimento oficial do governo, quase desde o início com autoridade aceita internacionalmente durante a maior parte de sua história. O grupo é conhecido por reunir os "heróis mais poderosos da Terra" e ao longo de sua história manteve essa premissa, com exceção da segunda formação: foi quando houve uma reformulação chefiada pelo Capitão América que recrutou vilões regenerados como Gavião Arqueiro e os mutantes Mercúrio e sua irmã, a Feiticeira Escarlate. Mas a equipe retomaria sua condição de "a mais poderosa" nos anos 1970, com a proposta de "combater vilões que nenhum herói conseguiria sozinho", e com isso fazendo uma mescla com os membros fundadores e os novos recrutas.

Primeiras aventuras

Loki, o deus Asgardiano da trapaça, traçou uma vingança contra seu meio-irmão Thor, atraindo o Hulk para concretizar seu plano. Loki enviou um pedido de socorro para Thor, que também foi recebido pelo Homem-Formiga, a Vespa e o Homem de Ferro. Após derrotarem Loki, o Homem-Formiga conclui que os cinco trabalharam bem juntos e sugeriu que eles formassem uma força conjunta. A Vespa nomeou o grupo e assim nasciam Os Vingadores.

A escalação da equipe mudou quase que instantaneamente: o Homem-Formiga se tornou o Gigante, e o Hulk, ao perceber o quanto os outros temiam sua personalidade instável, deixou-a ao final da segunda edição. A tentativa de conter o Hulk levou os Vingadores a combater Namor, O Príncipe Submarino, e isso por sua vez, levou a equipe ao primeiro marco em sua história - o retorno do Capitão América, em The Avengers #4 (Março de 1964). O patriótico herói dos anos 1940 foi encontrado congelado em animação suspensa desde o fim da Segunda Guerra Mundial. E precisava de um lugar onde pudesse se ajustar já que era um homem afastado décadas de seu tempo.

O Capitão América se uniu à equipe iniciando uma quase indelével associação. Mesmo quando a liderança foi tomada por outros, Capitão América sempre foi o comandante tático dos Vingadores em campo e poucos hesitavam em obedecer suas ordens.

Os membros originais a participar dos Vingadores são conhecidos como "membros fundadores", responsáveis pelo bom nome da equipe. Capitão América ganhou o título de "membro fundador" no lugar do Hulk (como revelado em Avengers Vol. 3 #1, de fevereiro de 1998). Juntos, os Vingadores combateram vilões como o inimigo do Capitão América do tempo da guerra Barão Zemo; a vilania do viajante do tempo Kang, o Conquistador; Conde Nefária e os Homens Lava, e os Mestres do Terror, um grupo de vilões capaz de combater os Vingadores.

O próximo marco foi em Avengers #16, no qual todos os membros deixaram a equipe com exceção do Capitão América. Eles foram substituídos por Gavião Arqueiro, a Feiticeira Escarlate e Mercúrio, todos ex-vilões que queriam começar uma nova vida.
 


Membros Atuais
  • Viúva Negra (Natasha Romanova)
  • Capitão América (Steve Rogers)
  • Ms. Marvel (Carol Danvers)
  • Gavião Arqueiro (Clint Barton)
  • Mulher Aranha (Jessica Drew)
  • Hulk (Bruce Banner)
  • Homem-Aranha (Peter Parker)
  • Homem de Ferro (Anthony Stark)
  • Thor (Thor Odinson)
  • Visão, Wolverine (James Howlett)

Fases

Saga Massacre/ Saga os Heróis Renascem

Outro marco da história do grupo ocorreu durante a Saga Massacre, quando o megavilão Massacre, uma entidade psíquica formada pelas frustrações de Charles Xavier ligadas à essência maligna de Magneto, tentou dominar a Terra. Foi necessária a ação conjunta dos Vingadores, Quarteto Fantástico, Hulk e X-Men, além da ajuda do Dr.Destino, para detê-lo. Aparentemente, todos os heróis não mutantes se sacrificaram para derrotar o vilão; mas, na realidade, todos foram transportados para uma realidade alternativa criada inconscientemente por Franklin Richards, onde se passaram os acontecimentos da série Heróis Renascem. Por conter tanto roteiros quanto arte polêmicas, a serie Heróis Renascem ou o terceiro volume dos Vingadores, bem como os outros títulos da série (Homem de Ferro, Quarteto Fantástico e Capitão América) retornaram ao Universo Marvel normal, e o que ocorreu nestes eventos pós-Massacre é desconsiderado por muitos.

Saga Vingadores: A Queda

Após um colapso mental, a Feiticeira Escarlate destruiu a Mansão dos Vingadores e matou o Homem-Formiga, Gavião Arqueiro e o seu marido Visão. Depois disso, os Vingadores se debandaram. Posteriormente, alterada por seu colapso mental, a Feiticeira Escarlate veio a ocasionar o evento chamado Dinastia M, em que a realidade foi drasticamente alterada; quando finalmente foi restaurada, houve uma diminuição exponencial do número de mutantes no planeta Terra (reduzidos para 198, sendo antes milhares ou até mesmo milhões). Entre os que ficaram sem poderes foram Charles Xavier, Magneto e Mercúrio.

Saga Os Novos Vingadores

Após a queda, o Homem de Ferro e o Capitão América decidiram começar tudo de novo. Eles recrutaram primeiramente o Homem-Aranha, Wolverine, Mulher-Aranha e Luke Cage. Após algumas aventuras entraram para a equipe o Sentinela e Eco, sob a identidade secreta de Ronin. Entretanto, com o advento da Guerra Civil, o grupo passou por uma nova crise e, consequentemente, cisão. Com um grupo apoiando o Homem de Ferro - a facção pró-registro - e outro, clandestino, com o "Vingadores Secretos" do Capitão América. Após a batalha definitiva, o grupo passa por novas - e drásticas - modificações.
Após a Guerra Civil até o fim da Invasão Secreta a equipe era formado por Luke Cage (líder), Homem-Aranha, Wolverine, Mulher-Aranha (temporariamente), Punho de Ferro (Daniel Rand), Eco (Maya Lopez), Ronin (Clint Barton) e Doutor Estranho (porém, devido a problemas pessoais, este último saiu antes da Invasão Secreta).
Durante o Reinado Sombrio de Norman Osborn a equipe sofreu novas mudanças, tendo Ronin (Clint Barton) como líder, acompanhado por Luke Cage, Homem-Aranha (Peter Parker), Wolverine (James Howlett), Mulher-Aranha, Harpia (Barbara Morse-Barton), Miss Marvel (Carol Danvers) e Capitão América (Bucky Barnes).
O fim do Reinado Sombrio e o início da Era Heroica trouxeram uma nova formação dos Vingadores. Steve Rogers abandonou a identidade de Capitão América em favor de seu parceiro Bucky, e novamente Thor e Homem de Ferro passaram a agir juntos. Passaram a participar, também, o verdadeiro Gavião Arqueiro, o Homem-Aranha, a Mulher-Aranha e Wolverine.

Saga Vingadores Sombrios

Após a Invasão Secreta da raça alienigena conhecida como Skrulls, a organização mundial mantedora da paz, S.H.I.E.L.D. foi desmantelada, e substituida por uma nova organização, a M.A.R.T.E.L.O. comandada por Norman Osborn.
Aproveitando-se disso, Norman criou uma nova Iniciativa e sua própria equipe de Vingadores. Isso acabou provocando uma divisão do grupo, passando a ter 3 equipes de Vingadores agindo.
Os Vingadores de Norman Osborn (Vingadores Sombrios), classificados como Vingadores ofíciais, pois eles trabalhavam para a M.A.R.T.E.L.O.. Esta equipe era formada por: Venom (Mac Gargan), Wolverine (Daken), Miss Marvel (Carla Sofen), Gavião Arqueiro (Mercenário), Capitão Marvel (Noh-Varr), Sentinela (Robert Reynolds) e Ares, sendo liderados pelo Patriota de Ferro (Norman Osborn).
Consequentemente, outras equipes de heróis surgiram para combater Osborn. Entre elas, uma nova formação dos Novos Vingadores: Ronin (Clint Barton) (líder), Luke Cage, Homem-Aranha (Peter Parker), Wolverine (James Howlett), Mulher-Aranha, Harpia (Bobbi Morse), Miss Marvel (Carol Danvers) e Capitão América (Bucky Barnes).
Outro grupo de Vingadores anti-Osborn era os Poderosos Vingadores, tendo como membros: Vespa (Henry Pym) (líder), Amadeus Cho, Hércules (Heracles), Visão, Estatura, Agente Americano, Jocasta, Mercúrio e a misteriosa Feiticeira Escarlate (Loki), contando com participações esporádicas de Homem de Ferro e Hulk.

Saga a Era Heroíca

Após a conclusão da minissérie Cerco, que concluiu o Reinado Sombrio, todas as séries dos Vingadores em circulação na época foram canceladas e uma nova série, intitulada simplesmente Avengers, foi lançada em maio de 2010. O lançamento marca o início da nova saga da editora intitulada A Era Heroica. Após seis anos de histórias sombrias, incluindo Guerra Civil que tornou o Homem de Ferro "O Homem mais Importante do Mundo" e provocou a morte do Capitão América, o editor-chefe da Marvel anunciou que "A Era Heroica será mais otimista. Eles passaram pelo inferno e voltaram a ser os caras bons". A série esta sendo escrita por Brian Michael Bendis e tem John Romita Jr. como ilustrador regular, os membros da equipe são Capitão América (Bucky), Homem de Ferro, Thor, Wolverine, Homem-Aranha, Mulher-Aranha e Gavião Arqueiro.
No primeiro arco de história a equipe recrutou Noh-Varr (que agora usa o nome de Protetor) para ajuda-los a construir uma máquina do tempo para salvar o futuro. Posteriormente, por indicação de Bruce Banner, o Hulk Vermelho também foi recrutado para a equipe.

Leitura de Cabeceira: HQ dos Vingadores Leitura de Cabeceira: HQ dos Vingadores Reviewed by Luara Moraes Leão on 27.4.15 Rating: 5

Post AD