Header AD

Leitura de Cabeceira: Gossip Girl


Olá leitores do TPJ, hoje eu venho falar de uma série de livros chamada 'Gossip Girl', talvez vocês conheçam a série de tv com esse nome, mas conhece os livros? Os personagens e a história podem ser um pouco diferente por ser o extremos da personalidades deles na série de tv. Contudo é uma série de livros muito agradável de ser ler e se você é realmente fã da série, deve ler os livros para saber a origem de tudo, como para mim que já li os quatro primeiros livros, vi a origem da minha personagem preferida: Blair Waldorf.

'Gossip Girl' é uma série de livros que conta a história de Blair, Dan, Chuck, Serena, Nate, Jenny e Vanessa e a famosa e anônima Garota do Blog que sabe tudo sobre a vida deles e cria intrigas pelo seu blog, fazendo gerar brigas, separações e desunião.

Personagens

Blair Waldorf

Blair Cornelia Waldorf é descrita como uma garota de belos olhos azuis e um rosto como de atriz de cinema. É envolvida em diversas atividades extracurriculares e é muito inteligente e determinada, mas também usa esse potencial para coisas não convencionais e até maldosas. É também uma jovem extremamente romântica, tem uma idolatria por Audrey Hepburn, e sonha em ter a vida de filme, como por exemplo, o Breakfast at Tiffany's, que assiste em diversos trechos do livro, e tem um contraste bastante sensível no qual tende a perder o controle várias vezes. Blair é uma garota receosa, até mesmo em sua amizade com Serena van der Woodsen, pois ela a deixa insegura em inúmeros momentos. Blair usa seu charme, dinheiro e posição social para conseguir o que quer. Seu pai, uma vez advogado, agora vive na França com seu namorado Giles e seus gêmeos adotados, Ping e Pong. Ele tem um fetiche por sapatos que a filha também tem, e tem a mesma personalidade impulsiva de querer tudo de Blair, porém é mais determinado. Sua mãe, Eleanor Waldorf Rose, é casada com Cyrus Rose. Blair também tem um irmão mais novo, Tyler, um meio-irmão, Aaron, filho legítimo de Cyrus, e uma irmã mais nova chamada Yale - esta chamada assim devido a mesma faculdade que Blair sempre quis entrar, respectivamente, Yale -, fruto do casamento entre Eleanor e Cyrus. Blair tem uma relação com Nate Archibald desde sempre, um namoro muito enrolado e cheio de idas e vindas e com diversas concorrentes,depois de uma das fofocas da Garota Do Blog, Blair chega a terminar seu namoro com Nate e acaba se envolvendo em romance caliente com Chuck Bass. No fim da série de livros, Blair finalmente consegue realizar seu sonho de entrar em Yale. Leighton Meester dá vida a personagem. Blair é considerada diva e um exemplo a ser seguido por várias garotas não só americanas, mas de todo o mundo.

Dan Humphrey

Daniel Humphrey é magro, sensível, vive em uma nuvem de fumaça por causa dos cigarros e está sempre tremendo graças a quantidade de café que toma. É um romântico na maior parte do tempo, impossível de se imaginar o quanto. Tem análises cabisbaixas e é facilmente frustrado. Ele é apaixonado por Serena no primeiro livro que parece ser o amor de sua vida. Após sua relação com Serena, ele se descobiu apaixonado pela sua amiga Vanessa Abrams. Teve um de seus poemas divulgados publicamente, um deles, publicado na revista The New Yorker; trabalhou como um literário proeminente; e por pouco tempo, foi compositor para a banda de indie-rock The Raves (que só durou dois dias) . Dan tem uma relação aberta com sua irmã, Jenny, e com seu pai, Rufus. É interpretado pelo ator Penn Badgley.

Chuck Bass

Chuck Bass tem a beleza de modelos de comercial de loção pós-barba, chegando até a fazer um na Europa, motivo de orgulho dos pais. Todos tentam evitá-lo mas simplesmente não conseguem e só o aturam por fazer parte da alta sociedade de Nova York e suas famílias serem amigas há gerações. Já deu em cima de todas as garotas dos livros, chegando até a quase abusar de Jenny Humphrey, que é salva por Serena van der Woodsen e seu irmão Dan Humphrey. Chuck não entra em nenhuma das universidades a que se candidatou e acaba indo para a academia militar. Chuck Bass é interpretado pelo ator Ed Westwick.

Serena Van Der Woodsen

Serena van der Woodsen é descrita como uma garota de longos cabelos louros, e olhos azul-escuros; é magra e exageradamente linda. É muito esperta, mas sempre é citada como quem nunca trabalha muito bem seu próprio potencial. Sua personalidade nem sempre é associada aos seus atributos físicos. Assim como sua melhor amiga, Blair, ela e a família são proeminentes da sociedade nova-iorquina. Serena é a garota que todas queriam ser, e conquista uma legião de admiradores, incluindo Nate, Dan, Aaron, e até um famoso rockstar, Flow. Despistando a atenção que recebe do sexo oposto, Serena procura por um verdadeiro amor. Ela aposta isso em Nate, mesmo sabendo que este sempre preferiu Blair. Ela se decepcionou várias vezes, mas nada muito sério. Serena é muito educada, assim como Blair; mesmo assim, tem uma tendência a ser o centro das atenções com seu jeito extravagante, devaneado e louco de ser. Consegue sempre o que quer com o mínimo de esforço, fazendo com que todos a adorem. É praticamente uma inspiração para a caloura Jenny Humphrey, que sonha um dia em ser exatamente como ela, ignorando as diferenças físicas. Serena é sempre criticada por seus colegas de classe quando é alvo de inúmeras fofocas, mas independentemente dos boatos, ela nunca deixa de ser motivo dos olhares masculinos e invejosos dos femininos. Seu irmão, Erik, estuda na Brown. Seus pais, Willian e Lily, raramente apareceram nos livros. No final da série de livros, Serena decide ficar em Nova York, pois quer descobrir uma vida para si mesma. É interpretada pela atriz Blake Lively no seriado de TV.

Nate Archibald

Nathaniel Archibald é um garoto elegante, rico e jogador de lacrosse. Sua mãe é um socialite e seu pai é um capitão anterior da marinha. Ele tem ao longo da série vários casos amorosos, mas seu único relacionamento sério e verdadeiro foi com Blair. Nate sonha em construir um navio antes de entrar para a universidade, (mesmo Blair querendo que ele vá a Yale com ela, ele se interessa mais pela Brown). Ele tem cabelos castanhos com mechas louras e já foi para a reabilitação por fumar maconha, lá encontrou Georgina Sparks, uma garota pela qual ele achou que estava apaixonado e quando adultos se casam. É interpretado pelo ator Chace Crawford.

Vanessa Abrams

Vanessa Abrams é uma cineasta. É também o lado oposto de suas colegas de classe da Constance Billard, fugindo o "padrão" formado por elas. Seus pais são artistas hippies que vivem em Vermont, enquanto sua irmã Ruby é baixista de uma banda chamada SugarDaddy. Ela tem uma conturbada relação com Dan, com quem permanece por quase toda a série de livros. Depois que Ruby voltou de uma turnê mundial com seu noivo, Piotr, Vanessa vai morar com os Humphreys, tendo uma complicada convivência com seu namorado. Vanessa tem a cabeça completamente raspada (mesmo sendo considerada a garota que tinha o cabelo mais bonito da escola), e tem uma personalidade um tanto exótica, usando roupas bem estranhas, e até botas de exército. Ela vai para a Faculdade de Nova York no final da série.

Jenny Humphrey

Jennifer Humphrey é a irmã mais nova de Dan Humphrey. Suas principais características são os cabelos crespos, a pouca altura e seus seios enormes. Tem Serena com ídolo e sonha ser tão popular, 'cool' e até mesmo rica como Serena. Jenny tem um rápido namoro com Nate Archibald, mas ele termina com ela ao ver vários quadros em que ele era pintado por Jenny no estilo de diferentes artistas. Jenny sai de Nova York e procura um internato para estudar, ao sair da Constance Billard School for Girls, de onde foi expulsa. Jenny Humphrey ganha sua própria série de livros, It Girl. Interpretada pela atriz (e cantora) Taylor Momsen.

Obras


  • As Delícias da Fofoca (2002) 
  • Você Sabe que me Ama (2002)
  • Eu Quero Tudo! (2003)
  • Eu Mereço! (2003)
  • Do Jeito Que Eu Gosto (2004)
  • É Você Que Eu Quero (2004)
  • Ninguém Faz Melhor (2005)
  • Nunca Mais (2005)
  • Vai Sonhando! (2006)
  • Eu Não Mentiria Para Você (2006)
  • Não Me Esqueça (2007)
  • Eu Sempre Vou Te Amar (2007)
  • O Início - Só Podia Ser Você (2009)

Diferenças Entre o Livro e a Série


Blair Waldorf
  • Nos livros tem olhos azuis e na série olhos castanhos;
  • Nos livros possui uma gata chamada Kitty Minky, já na série ganha de seu pai um gato chamado Cat e um bulldog francês chamado Handsome Dan, o qual ela se refere apenas como Handsome, pois não quer que seu cão tenha o mesmo nome que Dan Humphrey.
  • Nos livros sua mãe Eleonor Waldorf é uma anfitriã de eventos e fica grávida logo após se casar com seu segundo marido Cyrus Rose. Na série Eleonor Waldorf é uma famosa estilista de moda que se casa com Cyrus mais não chega a engravidar deste e quem acaba engravidando é ela mesma e sua empregada Dorotha.
  • Nos livros sua família é composta por seu pai Harold Waldorf, sua mãe Eleonor Waldorf – posteriormente Eleonor Rose, seu irmão Tyler Waldorf – posteriormente Tyler Rose, seu padrasto Cyrus Rose, Aaron Rose, o filho de Cyrus, e sua meia-irmã Yale Rose. Na série Tyler e Yale não existem e adiciona-se Roman, o namorado de seu pai.
  • Nos livros sofre de bulimia e anorexia que são mostradas bastante durante o decorrer da história, já na série sua bulimia e anorexia são citadas apenas no nono episódio da primeira temporada “Blair Waldorf Must Pie!” (“Blair Waldorf precisa de torta!”).
  • Nos livros Chuck é apenas seu melhor amigo, já na série se criou um romance épico com muitos fãs, vivendo uma continua relação de amor e ódio com até ficarem juntos no final da série.
  • Nos livros nunca perdeu o posto de rainha da escola para Jenny. Na série perde o posto de rainha da escola para Jenny, recuperando esse posto alguns capítulos mais para frente, na primeira temporada.
  • Nos livros além de namorar Nate Archibald e Lorde Marcus também namorou Chuck, Eric Van Der Woodsen, Miles, Owen Wells e Pete. Na série ela envolve-se com Nate, Dan, Chuck, Jack Bass, o tio de Chuck, e Carter Baizer, não se envolveu com Eric porque ele é gay e Miles, Owen e Pete porque não existem.
  • Nos livros Blair acaba sozinha no final da história, já na série acaba casada com Chuck tendo um filho com ele chamado Henry.

Dan Humphrey
  • Nos livros é bem magro, só corta os cabelos quando não pode mais enxergar. Na série usa o cabelo bem aparado até o meio da série, é bem mais estável e tem um maior senso de humor, fazendo piadas sobre não fazer parte da turma do Upper East Side.
  • Nos livros sua relação com Serena dura bem pouco, ao contrário da série em que Serena é seu principal par romântico.
  • Nos livros namora Vanessa chegando até morarem juntos. Na série namora Vanessa não final da 3° temporada e na 4°, mas não da certo. Quando mais novo já se declarou apaixonado por ela, mais com a volta de Serena se esquece de tudo que teve com ela, mais continua considerando ela sua melhor amiga.
  • Nos livros Dan fuma, bebe muito café e escreve poemas obscuros das coisas que vê. Na série Dan é uma pessoa equilibrada, as vezes irritada com as injustiças e escreve crônicas e romances.
  • Nos livros estuda no Riverside Prep. junto com Chuck. Na série estuda com Nate e Chuck no St. Jude´s, e não há nenhum vestígio do Riverside Prep.
  • Nos livros sua mãe Allisson deixou os Humphrey para ir morar com um homem muito rico na Europa. Na série Allison tinha se afastado para buscar inspiração para suas pinturas, mas acaba por ter um caso e ficar longe de sua família.
  • Nos livros Dan se envolve com Serena e Vanessa, já na série envolve-se com Blair, Vanessa, SerenaGeorgina e Olívia.
  • Nos livros é obcecado por Serena, com quem tem fantasias sexuais. Na série temos um namoro entre os dois e a impressão de que Dan e Serena devem ficar juntos no final da história.
  • Nos livros Dan acaba sozinho no final da história. Na série se casa com Serena.

Chuck Bass
  • Nos livros é um personagem secundários, ao contrário da série em que é protagonista.
  • Nos livros mora com seus pais Bart e Misty. Na série mora com seu pai Bart e acredita que sua mãe Misty morreu quando nasceu sendo que na realidade ela está viva.
  • Nos livros sua única amiga é Blair com quem chega a namorar mais ela termina com ele no último capítulo do último do livro por conta de ainda gostar de Nate. Na série seu melhor amigo é Nate.
  • Nos livros tem o jeito afeminado sendo colocado como gay por todos na história e estuda no St. Jude´s com Dan.
  • Nos livros Chuck não tem um par romântica, já na série seu principal par romântico é Blair.
  • Nos livros acaba sozinho no final da história. Na série acaba casado com Blair com quem tem um filho chamado Henry.

Serena Van Der Woodsen
  • Nos livros mora com seus pais, William e Lily, e seu irmão Eric em uma cobertura na 5ª Avenida. Na série inicialmente mora com sua mãe Lily, que é divorciada, e com Eric no Palace Hotel, pois a casa deles está sendo reformada.
  • Nos livros seus pais são casados e sua mãe Lily nunca se envolveu com Rufus, o pai de Dan e Jenny. Na série seus pais são divorciados e sua mãe se envolveu com Rufus na adolescência tendo um filho com ele chamado Scott, que entregou para a adoção, e que aparece durante poucos capítulos da terceira temporada da série de televisão.
  • Nos livros Eric é seu irmão mais velho, é hétero e estuda na Universidade de Brown. Na série Eric é seu irmão mais novo e é gay.
  • Nos livros era virgem quando transou com Nate na sétima série. Na série acredita-se que Serena não era mais virgem quando transou com Nate com ele namorando Blair.
  • Foi embora porque quis fazer farra na Europa e voltou por ser expulsa do colégio. Na série volta da Europa por conta da tentativa de suicídio de Eric convertida em uma boa garota que não quer saber mais dessa vida de farras e festas e saiu de Nova York, porque pensou que tinha contribuído na morte de overdose de Pete.
  • Quer que tudo volte ao normal com Blair e festejar com ela, tipo ficar bêbadas no Tribeca Star Hotel, se divertirem na suíte dos Bass com os amigos, fumarem juntas antes de irem para a escola. Na série não tem esse lado festeira, na realidade, vira a garota exemplo e até da vários foras em Nate.
  • Nos livros continua traindo a confiança de Blair com Nate, tipo dormir abraçada com ele em uma viagem até a faculdade. Na série ela tenta se afastar de Nate para não magoar a Blair.
  • Nos livros tem um caso rápido com Dan porque está sozinha e isolada de seus amigos por causa de Blair. Na série ela e Dan são o casal principal da história.
  • Nos livros amorou bem menos, apenas com Nate, Dan, Aaron e Flow, um rockstar. Na série que vai até sua vida adulta, então ela tinha que ter namorado mais, se envolveu com Nate, Dan, Aaron, Max e Trip, o primo de Nate.
  • Nos livros acaba sozinha no final da história, já na série esta casa com Dan.

Nate Archibald
  • Nos livros é o protagonista masculino principal. Na série começa sendo o protagonista mais no decorrer da história vira praticamente secundário já que passam a focar a história toda em Chuck.
  • Nos livros é viciado em maconha. Na série apenas é citado que ele usa maconha, nunca sendo mostrado.
  • Nos livros é apaixonado por Blair e Serena. Na série é apaixonado por Blair e Serena mais nas últimas temporadas acabam simplesmente sumindo com essa paixão que ele sente por elas.
  • Nos livros perde e ao mesmo tempo tira a virgindade com Serena na casa dele chamando essa ocasião de “Mar Vermelho”, pois os dois estavam assistindo uma matéria sobre isso na televisão enquanto estavam deitados na cama em seu quarto. Na série ele era virgem e Serena não quando fizeram sexo pela primeira vez e que aconteceu em um bar enquanto Blair estava no casamento de uma tia.
  • Nos livros também tira a virgindade de Blair e Jenny. Na série Blair perde a virgindade com Chuck e Jenny e ele nunca transaram.
  • Nos livros ele e Blair se conhecem há anos, mais só começam a namorar no segundo grau. Na série ele e Blair estão juntos desde o jardim de infância.
  • Nos livros seus amigos são Anthony Avuldsen, Charlie Dern e Jeremy Scott Tompkinson assim como Blair e Serena. Na série seus amigos são Blair, Serena, Dan e Chuck e Anthony Avuldsen, Charlie Dern e Jeremy Scott Tompkinson não existem
  • Nos livros ele e Vanessa mal se conhecem e nunca chegam a namorar. Na série ele e Vanessa chegam a namorar na primeira temporada terminando o namoro na segunda temporada.
  • Nos livros chega a namorar Georgina. Na série nunca namorou Georgina, mas envolve-se com Juliet, Diana e Lola/ Charlie, que não existem no livro.

Jenny Humphrey
  • Nos livros é baixinha, tem seios fartos, cabelos crespos e castanhos, gosta de ser chamada apenas de Jennifer e nunca foi amiga de Eric. Na série é magrinha, não tem vestígio de seios fartos, é loira e tem os cabelos lisos, sendo que ela e Eric são bons amigos.
  • Nos livros ela e Blair não se odeiam e ela nunca quis ser estilista de moda, esta sempre quis ser como Serena. Na série ela e Blair se odeia, vira uma estilista de moda reconhecida e sempre quis ser como Blair.
  • Nos livros ela e Nate tiveram um caso bem longo e perdeu a virgindade com ele na casa de Blair. Na série Nate passa a morar na casa dela, quando este fica desabrigado e começa a namorar com esta, contudo o namoro não progride por conta de Dan.
  • Nos livros tem uma grande amizade com Serena. Na série elas se dão bem, nas primeiras temporadas, mas na terceira é criado um atrito por conta de Nate.
  • Nos livros ela tem uma melhor amiga chamada Elise Wells, a filha de Owen Wells, com quem chegou a trocar vários beijos. Namorou Leo, um garoto que conheceu na internet e acaba ficando com Tyler no final da história. Na série Elise Wells, Leo e Tyler não existem e Jenny acaba sozinha no final da história.

Vanessa Abrahms
  • Nos livros é uma das protagonistas principais e é careca. Na série é personagem secundário, depois recorrente e esta tendo cabelos cacheados.
  • Nos livros estuda no Constance Billard School na mesma classe que Blair e Serena. Na série ela estuda em casa.
  • Nos livros seus pais querem que ela entre para uma boa faculdade. Na série Seus pais são contra ela entrar em uma boa faculdade mais incentivada por Nate ela acaba passando e entrando para a NYU.
  • Nos livros tem uma irmã mais velha chamada Ruby, que aparece bastante, que é hétero e tem uma banda de punk. Na série sua irmã Ruby não chega a aparecer e apenas é mencionada como uma lésbica que tem uma banda de punk.

Curiosidades:

  • Os protagonistas e os acontecimentos de Gossip Girl são inspirados (com exageros nas situações e comportamentos) na própria juventude de Cecily, vivida na escola de elite para garotas The Nightingale-Bamford School. Os protagonistas se baseiam nos amigos extremamente ricos que Cecily fez em Upper East Side, que tinham "esses pais" e "essas vidas", narrados nos livros.
  • Os livros 'Gossip Girl' tem dois spin-off: 'Gossip Girl: The Carlyles' e 'The It Girl'.
  • O primeiro retrata na trama quando Blair, Serena e Nate deixam Nova York, e a família Carlyle acaba de se mudar com seus trigêmeos para o apartamento que pertencia aos Waldorf. O segundo é composto por dez livros e gira em torno de Jenny Humphrey. A personagem está saindo da Constance Billard pra entrar na Waverly Academy, um internato de elite onde adolescentes ricos e glamurosos não entram nas regras.

Autora

Cecily Von Ziegesar

Cecily von Ziegesar nasceu em Nova Yorque, em uma família cuja origem remonta à aristocracia germânica. Seu sonho de criança era ser bailarina. Esta frequentou a The Nightingale-Bamford School, uma escola de elite localizada no Upper East Side que ela considerava como um refúgio . Após a graduação em Nightingale, Cecily participou do Colby College, colégio de artes no estado do Maine. Então ela decidiu passar um ano trabalhando em uma rádio local de Budapeste. Quando voltou para os Estados Unidos, passou a estudar escrita criativa na Universidade do Arizona, mas desistiu pouco tempo depois. Mora atualmente no Brooklyn com seu marido Richard, vice-diretor da Public Art Found e com seus dois filhos: Agnes e Oscar .
Em Nova Iorque, enquanto trabalhava na firma de book-packing Alloy Entertainment, Cecily começou a trabalhar no conceito de sua série de livros mais famosa.
Leitura de Cabeceira: Gossip Girl Leitura de Cabeceira: Gossip Girl Reviewed by Luara Moraes Leão on 13.4.15 Rating: 5

Post AD