Header AD

Leitura de Cabeceira: Excelentes livros que foram um fracasso no cinema - A Bússola de Ouro


Olá leitores do TPJ, nesse 'Leitura de Cabeceira' vou começar um novo tema: 'Livros muito bons que tiveram suas adaptações para filmes fracassos de bilheteria'. Vou começar pela 'Bússola de Ouro', confesso que quando vi o filme em 2007, eu tinha 13 anos e gostei muito, afinal o filme tinha a Nicole Kidman, Daniel Craig, Eva Green e a futura grande atriz do tempo Dakota Blue Richards. Contudo este não conseguiu transmitir o livro como muito os outros e entrou para nossa lista.

A história é situada em um mundo aonde os seres humanos possuem manifestações físicas da alma, os daemons, e é controlado por uma instituição religiosa cristã chamada Magisterium, que oprime, condena e tenta a todo custo manter a população em um estado de ignorância.

Lyra Belacqua é uma garota de 12 anos que foi criada por catedráticos na tranqüila cidade universitária de Oxford, na Inglaterra. Lá, crianças começam a desaparecer misteriosamente, seqüestradas por misteriosas pessoas que são chamadas de gobblers.

Após conhecer a Sra. Coulter, uma importante e influente mulher, Lyra deixa a universidade para viver e aprender com ela, e parte com um objeto em suas mãos: o aletiômetro (a própria bússola; antiguidade raríssima capaz de dizer a verdade). Mas após descobrir que a Sra. Coulter comanda os gobblers, Lyra foge e inicia sua jornada as terras gélidas do Pólo Norte com os Gípcios, e acaba encontrando ursos de armadura, bruxas, aeróstatas, exploradores, e crianças que serão usadas em experimentos maléficos se Lyra não fizer alguma coisa para ajudá-las.

Obras:


- A Bússola de Ouro
- A Faca Sútil
- A Luneta Âmbar

Obras Derivadas:


- Lyra's Oxford
- Era Uma Vez no Norte
- The Book of Dust

Atores na Adaptação:



Dakota Blue Richards como Lyra Belacqua
Nicole Kidman como Marisa Coulter
Daniel Craig como Lorde Asriel
Eva Green como Serafina Pekkala
Bem Walker como Roger
Jim Carter como John Faa
Tom Courtenay como Farder Coram
Charlie Rowe como Billy Costa
Clare Higgins como Ma Costa
Steven Loton como Tony Costa
Sam Elliott como Lee Scoresby
Simon McBurney como Fra Pavel
Jack Shepherd como Mestre
John Bett como Thorold
Christopher Lee como Lorde Boreal
Kathy Bates como Hester (voz)
Ian McKellen como Iorek Byrnison (voz)
Ian McShane como Ragner Sturlusson (voz)
Freddie Highmore como Pantalamion (voz)

Curiosidades:


- Inicialmente, o autor Philip Pullman planejava que a série fosse intitulada The Golden Compasses, o que, em português, seria o equivalente a Os Compassos Dourados (a palavra compass, em inglês, pode significar tanto bússola quanto compasso). Pullman, no entanto, se decidiu pelo título Northern Lights ("Luzes do Norte" ou "Aurora Boreal") para o primeiro livro da série, e continuou a se referir à trilogia como The Golden Compasses. Posteriormente, porém, Pullman decidiu substituir The Golden Compasses por His Dark Materials ("Seus Materiais Sombrios") como título para a série. Tanto este nome quanto The Golden Compasses vêm de um verso da obra Paraíso Perdido.

- No ano seguinte, nos Estados Unidos, em discussões sobre a publicação do primeiro livro, o editor Alfred A. Knopf vinha chamando-o de The Golden Compass (omitindo o plural), que ele equivocadamente supunha se referir ao aletiômetro de Lyra, já que o objeto superficialmente se parece com uma bússola. Segundo Pullman, o editor tinha ficado tão afeiçoado ao nome The Golden Compass que insistiu em publicar o primeiro livro da série sob este título na edição americana, em lugar de Northern Lights.

- O livro gerou polêmica por alegadamente retratar de maneira negativa a Igreja e a religião. Alguns críticos veem a trilogia de Pullman como uma refutação direta à série As Crônicas de Nárnia, notória por seu teor religioso e alusões ao cristianismo. As críticas da parte de instituições religiosas, principalmente nos Estados Unidos (onde até mesmo boicotes foram organizados), contribuíram grandemente para o baixo arrecadamento do filme no dito país. Em contraste, o filme foi um grande sucesso no resto do mundo.

- Em 2008, o The Times elegeu Pullman um dos "50 maiores escritores britânicos desde 1945".

Autor:


Philip Pullman




Philip Pullman, é um escritor britânico, mais conhecido por ser o autor da aclamada série literária His Dark Materials, e vencedora de inúmeros prêmios literários pelo mundo.

Durante a infância, Pullman viajou pelo mundo inteiro, pois o seu pai e o seu padrasto eram ambos membros da Real Força Aérea. Passou parte da sua infância na Austrália, aonde descobriu as histórias em quadrinhos, e cresceu lendo, em particular, o Super-Homem e o Batman.

Aos 11 anos, quando voltou para a Grã-Bretanha, passou a viver no Norte de Gales. Era uma época em que as crianças podiam passear em qualquer lugar, jogar nas ruas, brincar sobre as colinas, e ele tomou plena vantagem disso. Essa liberdade seria posteriormente retrata em seus livros. A sua professora de inglês, Enid Jones, exerceu uma grande influência sobre Pullman, e ele passou muito tempo lhe enviando cópias dos seus livros em agradecimento.

Depois de sair da escola, Pullman costumava ir à Universidade de Exeter, em Oxford, para ler. Fez alguns serviços temporários, e então voltou a Oxford para tornar-se um professor. Ensinou em várias escolas para crianças de doze anos, e então se mudou para a Universidade de Westminster, em Oxford, para ser conferencista a tempo parcial. Ensinou cursos sobre romance vitoriano e contos populares, e também um curso que fazia uma análise de como palavras e imagens poderiam assentir juntas. Ele eventualmente largou o magistério para escrever em tempo integral.

Pullman é casado com Judith Speller, e tem dois filhos com ela: Jamie Pullman e Tom Pullman, que são músicos.
Leitura de Cabeceira: Excelentes livros que foram um fracasso no cinema - A Bússola de Ouro Leitura de Cabeceira: Excelentes livros que foram um fracasso no cinema - A Bússola de Ouro Reviewed by Luara Moraes Leão on 21.4.15 Rating: 5

Post AD