Header AD

Review:"Unforgiven" (4x14) de Once Upon a Time


Segredos e mentiras em Storybrooke no novo episódio de Once Upon a Time.

Branca e Encantado, claramente, escondem um segredo. Emma, com seu 'super poder', percebe, mas acredita no que os pais lhe dizem. Então, o que é esse segredo? Ainda não sabemos por completo. Mas direi, agora, o que sabemos.

O episódio começa com um pesadelo de Branca, no qual Encantado sumiu e Malévola, Úrsula e Cruella estão rodando seu filho. A primeira, logo, promete que Neal sofrerá com a verdade do que a mãe fez a ela. Porém, não sabemos exatamente o quê. Ainda. Quando Branca acorda, se depara com David bebendo e preocupado com o fato de as vilãs poderem contar seu segredo a Emma, então, resolvem vigiá-las.

No dia seguinte, no restaurante da Vovó, Úrsula e Cruella aguardam por drinks, quando Regina chega com Henry. As primeiras abordam o passado sombrio desta, a qual se enfurece e as ameaça após a saída do filho.

Logo após, David e Mary Margaret dizem a Regina que estão preocupados com a estada das vilãs na cidade. Entretanto, esta diz que devem acreditar na possibilidade de elas terem mudado. Não convencido, o pai encontra-se com Emma e diz a ela que devem vigiar as duas, para o bem da cidade. Nessa vigília, Emma percebe que o pai está escondendo algo dela, mas ele é salvo pelo gongo quando Úrsula e Cruella saem da loja de Gold e Bela diz que uma caixa sumiu.

Então, os xerifes vão atrás das duas e as param no acostamento. Aí, Cruella diz uma ótima fala, na qual chama David de "xerife do queixo bem talhado" (Cruella me representa). Ele revista o carro e encontra algo dentro da caixa, mas não fala nada para a filha. Depois a pede que o leve para o loft e ela, mais uma vez, pergunta se ele está escondendo algo. David, novamente, nega.

Paralelamente à história dos Encantados, Regina e Henry vasculham o livro para encontrarem alguma pista, como disse a Madre Superiora, quando aquela tem uma ideia: chamar Pinóquio para ver se ele lembra algo de sua época como adulto.

Todavia, o menino não se recorda de nada e Emma tenta reavivar sua memória, mas nada funciona. Até que Regina perde a cabeça e seu eu "Rainha Má" retorna por um breve segundo. Palmas, mais um vez, para Lana Parrilla, que conseguiu ir da água para o vinho, da Regina boa para a má, em questão de segundos. Com isso, Gepetto briga com ela e diz que nunca mais irá se aproximar do filho dele.

Enquanto isso, Encantado mostrou para Branca o que conseguiu (no fim do episódio, descobrimos ser um chocalho) e eles percebem que as vilãs querem ressuscitar Malévola. Tentando impedir, eles mentem de novo para Emma e dizem que irão caminhar. Mesmo se sentindo culpados, pensam que a melhor forma de fazer esse assunto desaparecer é não contando para a filha.

Emma, na delegacia, tem uma conversa com Gancho, a qual começa bem fofa, porém termina com a briga do casal, pois ele mente sobre se lembrar de seu passado com Úrsula e, como sabemos muito bem, Emma sempre percebe mentiras.

Em flashbacks, vemos os Encantados voltando da lua-de-mel e encontrando com as Rainhas da Escuridão em seu castelo. Elas propõem que saiam juntos me uma jornada para a Árvore da Sabedoria, a qual dirá como derrotar a maldição. E, para isso, são necessários os dois heróis mais valentes. Nessa cena, Cruella solta outra pérola, dizendo para Encantado: "se apenas sua inteligência combinasse com sua aparência".

Na jornada, a contragosto dos heróis, Malévola mata alguns guardas e, depois de uma pequena fuga dos dois, chegam à árvore. Porém, quando fazem a pergunta, Branca e Encantado são repelidos. Malévola, então, conclui que a heroína está grávida e seu filho pode não ser tão heroico quando eles. É isso que coloca a pulga atrás da orelha de nossos heróis.

Durante a noite, ainda no flashback, Malévola faz uma visita à Branca. Conta a ela que também está grávida e que precisam trabalhar juntas para pararem a maldição e salvarem seus filhos. Mas Branca recusa. Diz que ela e Encantado vencerão Regina, porém não trairão quem são, trabalhando com uma vilã, para conseguir isso.

De volta a Storybrooke, David e Mary Margarte chegam às cinzas da vilã a fim de destruí-las, mas são nocauteados por Úrsula e Cruella. Logo, Rumple aparece e dá as ordens: Cruella derrama um pouco de sangue de Branca e de Encantado nas cinzas para ressuscitar Malévola.

Esta já renasce ameaçando o casal. Diz que não contará o segredo e muito menos os matará, mas quer vê-los sofrer da mesma forma com que a fizeram sofrer. É nessa hora que eles decidem contar a verdade a Emma.

Entretanto, quando chegam à delegacia, a filha está em uma conversa linda com Gancho e diz que fará como os pais: escolherá ver o melhor nele, mesmo que ele não queira contar seu passado agora. Então, Mary Margaret e David interrompem em uma cena engraçada e desistem de contar a verdade. Contam apenas que Malévola está viva, mas, quando Emma pergunta o porquê de quererem destruí-los, Branca diz apenas: "porque elas são vilãs e nós somos heróis."

A última cena é uma daquelas cenas de Once Upon a Time nas quais a narração se aplica a todos os personagens da série (como a que ocorre no casamento de Rumple e Bela na 3ª temporada). Mary Margaret se encontra com Regina e pede para que ela se disfarce de vilã e descubra os planos das Rainhas da Escuridão. Depois de um lindo monólogo (cujo vídeo deixarei aqui embaixo), ela revela que, por causa dela e de David, Malévola perdeu seu filho.

Aqui, vemos também o sofrimento de Rumple ao ver que Bela encontrou um novo amor e superou sua perda. Ela aparece beijando Will Scarlet na loja de penhores.

A cena não é só maravilhosa pelo roteiro ou pela contraposição de situações e personagens, mas a atuação impecável e emocionante de Ginnifer Goodwin nos deixa boquiabertos. Em diversas cenas, a vimos chorar normalmente, porém, aqui, percebemos o tamanho do arrependimento da personagem, pois a atriz precisa parar a fala e repeti-la por conta da voz embargada.



Once Upon a Time
"Unforgiven"

Episódio: 14
Temporada: 4
Estreia: 08/Mar/2015
Emissora: ABC

★★★★
Review:"Unforgiven" (4x14) de Once Upon a Time Review:"Unforgiven" (4x14) de Once Upon a Time Reviewed by Carolina Soares on 31.3.15 Rating: 5

Post AD