Header AD

Review: "2009" (6x12) de Glee


Saudades. Acho que essa palavra pode definir a primeira parte do final de Glee. Sendo essa a última vez que veremos novidades do clube do coral, nada mais justo do começar relembrando como tudo começou. A história não contada do piloto de Glee.

Começamos o capítulo com Kurt sofrendo bullying de Puck e Karofsky. Hummel está extremamente deprimido e, como vemos, pensa em se suicidar. Porém, Emma interfere e chama Burt na escola. E que saudades estávamos de Mike O'Malley como Burt! Vemos como era a relação entre pai e filho mais a fundo antes de Kurt se revelar gay.

Depois, vemos Mercedes, a estrela do coral da igreja, querendo ser a estrela do coral da escola, mas uma certa Rachel Berry entra em seu caminho. Elas brigam por solos e Mercedes se desaponta por não conseguir a parte de Sandy, quando o coral canta You're The One That I Want, indo para a igreja chorar e receber conselhos de alguém que acredito ser sua mãe.

Vemos também Artie e Tina e os motivos por estarem "namorando". Ela quer se relacionar com alguém diferente, porque, em suas próprias palavras, é gótica e não quer ser popular. Ele gosta do jeito como ela o trata, sem o olhar de forma diferente. Ambos fazem o teste para o coral por conta de um desafio de seus amigos e acabam entrando.

E, finalmente, vemos Rachel se intrometendo em todas essas histórias como só ela sabe fazer. Ela faz amizade com Kurt, mas os amigos de Tina e Artie jogam macarrão em suas cabeças e, logo após um dueto genial entre Lea Michele e Chris Colfer, seus caminhos se separam quando Rachel diz que é cada um por si. Ela também tenta falar com Mercedes e até vai à igreja, mas logo brigam e deixam de se falar. No meio tempo, vemos uma Rachel desesperada para ser famosa, assim como no episódio piloto, mas também vemos o lado humano e machucado da personagem que é odiada por quase toda a escola.

Durante o episódio, temos referências a cenas do piloto, como a cena na qual o Sr. Schue descobre Finn no vestiário ou a performance de You're The One That I Want ou ainda a conversa tocante entre Rachel e Will na arquibancada, quando ela diz a icônica frase: "fazer parte de algo especial te torna especial, certo?"

A ideia de relembrar e mostrar essas facetas do primeiro episódio da série como forma de despedida foi genial e não poderia ter começado melhor esse adeus.

Glee
"2009"

Episódio: 12
Temporada: 6
Estreia: 20/Mar/2015
Emissora: Fox

★★★★
Review: "2009" (6x12) de Glee Review: "2009" (6x12) de Glee Reviewed by Carolina Soares on 29.3.15 Rating: 5

Post AD