Header AD

Pipoca Alternativa: Grande Olhos


Olá leitores do 'Pipoca Alternativa' nessa segunda, falaremos sobre 'Grande Olhos', o filme que conta o drama da história real da pintora Margaret Keane (Amy Adams), uma das artistas mais comercialmente rentáveis dos anos 1950 graças aos seus retratos de crianças com olhos grandes e assustadores. Defensora das causas feministas, ela teve que lutar contra o próprio marido no tribunal, já que o também pintor Walter Keane (Christoph Waltz) afirmava ser o verdadeiro autor de suas obras.

Elenco:

Amy Adams como Margaret Keane
Christoph Waltz como Walter Keane
Andrew Airlie como Rich Man
Danny Huston como Dick Nolan
Elisabetta Fantone como Marta
Emily Fonda como Sexy Girl
Heather Doerkse como Gossipy Woman #1
James Saito como Judge
Jason Schwartzman como Ruben
Jon Polito como Enrico Banducci
Krysten Ritter como DeeAnn
Stephanie Bennett como Coed #1
Terence Stamp como John Canaday
 

Premiações:

- Globo de Ouro por Melhor atriz em filme de Comédia ou Musical - Amy Adams
- Indicado ao Globo de Ouro por Melhor ator em filme de Comédia ou Musical - Christoph Waltz
 

Curiosidades:

- Este é o primeiro longa-metragem dirigido por Tim Burton que não apresenta atores com quem ele já trabalhou.

-  Quando Margaret e Walter estão pintando na frente do palácio São Francisco de Belas Artes, a verdadeira Margaret Keane pode ser vista lendo um livro no banco do parque atrás deles.

- Este é a primeiro filme live-action de Tim Burton não protagonizado por Johnny Depp ou Helena Bonham Carter desde Marte Ataca! (1996).

- Tim Burton e o diretor de fotografia Bruno Delbonnel queriam filmar em película de 35mm, mas devido a restrições orçamentais e o fechamento do Vancouver Deluxe laboratory em 2012, eles tiveram que gravar digitalmente.

- Lana Del Rey gravou duas músicas para a trilha sonora, tornando-se sua primeira colaboração com Tim Burton. No entanto, no início do ano ela fez uma gravação para Malévola (2014), que foi originalmente previsto para ser dirigido por Burton.

- A venda dos quadros de Margaret Keane cresceu antes do lançamento do filme, com pequenas pinturas sendo vendido por $ 8500 o quadro. O diretor Tim Burton também é dono de uma extensa coleção de seu trabalho. Keane também retratou a ex-parceira de Burton, Helena Bonham Carter e o ex-chihuahua de Burton.

- Amy Adams gostou do roteiro, quando foi oferecido a ela no começo, mas inicialmente o recusou, pois a personagem não tinham "um forte senso de si mesmo". No entanto, trabalhar em Trapaça (2013) deu a Adams uma nova perspectiva da protagonista, e assim foi conquistada, já que estava intrigada com a "dignidade silenciosa" da personagem, enquanto a relação entre mãe e filha também a atraiu.

- Esta foi a segunda cinebiografia de Tim Burton. Sua cinebio anterior foi Ed Wood (1994), lançado vinte anos antes deste filme. Ambos os longas foram escritos pela dupla Scott Alexander e Larry Karaszewski.

- Kate Hudson e Thomas Haden Church foram previamente escalados para interpretar os papéis principais. Eles foram substituídos por Reese Witherspoon e Ryan Reynolds. Depois de um ano em desenvolvimento, Witherspoon e Reynolds desistiram e Amy Adams e Christoph Waltz ficaram com os papéis.

- Keane se tornou uma Testemunha de Jeová depois dos eventos retratados no filme.
 
- O roteiro original contou com uma cena em que Margaret tenta ensinar Walter a pintar, mas ela foi cortada antes das filmagens.
 
- O livro azul "As duas testemunhas" está com Sra. Keane, mas qual ela lê mais tarde no filme é "A Verdade Que Conduz à Vida Eterna".
 
- Amy Adams substituiu Reese Witherspoon no principal papel feminino principal. Adams anteriormente também substituiu Witherspoon em Uma Noite no Museu 2 (2009) e O Mestre (2012)
 
- Este é o primeiro filme live action de Tim Burton não protagonizado por Helena Bonham Carter desde que se conheceram no set de O Planeta dos Macacos (2001).
 
- Este é o primeiro filme de Tim Burton desde Edward Mãos de Tesoura (1990) não editado por Chris Lebenzon.
 
- Este é o primeiro filme live-action de Tim Burton desde A Lenda do Cavaleiro Sem Cabeça (1999) não produzido por Richard D. Zanuck, que morreu em 2012.
 
- "The hungry i" foi um dos clubes mais influentes de São Francisco na década de 1950. Originalmente localizado na 599 Jackson Street, o proprietário fechou em meados dos anos 60, devido à queda das receitas. Os direitos sobre o nome foram comprados por um clube de topless na Broadway.
 
- Amy Adams interpretou Lois Lane em Homem de Aço (2013). Terence Stamp, que interpreta o crítico de arte do New York Times em "Grandes Olhos" já havia retratado General Zod em Superman 2 - A Aventura Continua (1980).
 
- 'Grandes Olhos' teve um orçamento de US$ 10 milhões.
 
- Os "Grandes Olhos" marcaram profundamente a infância de Tim Burton. Detalhe fundamental de uma série de pinturas de crianças de rua que era febre nos Estados Unidos do início dos anos 1960, eles se multiplicavam por paredes em todo canto: na varanda do vizinho, na cozinha do amigo, no consultório médico, na sala da avó do diretor.


Trailers:

Pipoca Alternativa: Grande Olhos Pipoca Alternativa: Grande Olhos Reviewed by Luara Moraes Leão on 9.3.15 Rating: 5

Post AD