Header AD

Leitura de Cabeceira: Desventuras em Série


Olá leitores do 'Leitura de Cabeceira' essa segunda vamos falar da série 'Desventuras em Série', eu pessoalmente li três livros e adorei, sendo que a série tem 13 livros e conta a história dos órfãos Violet, Klaus e Sunny Baudelaire, que perdem seus pais em um incêndio misterioso se tornando herdeiros de uma enorme fortuna e passam por apuros nas mãos do malvado Conde Olaf que tenta pegar a fortuna para ele, dentre as coisas que este já fez a crianças incluem sanguessugas, hipnose, casamento com a irmã mais velha, chantagem e trabalho infantil.

'Desventuras em Série', de Lemony Snicket (pseudônimo literário de Daniel Handler), é uma série de livros infanto-juvenis de grande sucesso nos anos 2000. Com uma temática gótica misturada ao humor. Os 13 romances da série literária já venderam mais de 65 milhões de cópias e foram traduzidos para 43 idiomas diferentes.

Personagens Principais


- Violet Baudelaire: Com quatorze anos (a partir do livro undécimo, 15 anos), a mais velha dos Baudelaire. Ela é uma grande inventora. Essa habilidade colaborou várias vezes com a sobrevivência dos irmãos. Sempre está pensando numa nova obra. Para isso, prende seu cabelo com uma fita, para o seu cabelo não atrapalhar sua concentração.

- Klaus Baudelaire: Com doze anos (depois do sétimo livro, 13), amante dos livros, o irmão do meio emprega seu conhecimento em descobrir maneiras de fugir do Conde Olaf. O fato de a família ter tido uma vasta biblioteca em sua mansão deve ter lhe dado uma grande tristeza quando sua casa foi incendiada.

- Sunny Baudelaire: A mais nova dos Baudelaire deixa qualquer dentista espantado com sua capacidade de morder. Em toda oportunidade, Sunny usa seus quatro afiados dentes. Ela também tem habilidades culinárias, à medida que ela vai se desenvolvendo. Sunny tem um vocabulário pouco inteligível, que vai sendo corrigido pelo autor.

- Conde Olaf: Arqui-inimigo dos Baudelaire, responsável pelo incêndio na mansão Baudelaire (e, aparentemente, em outras mansões também), de péssima aparência, revoltante. Trabalhava como um ator antes de ganhar a tutela dos jovens Baudelaires, e o fato de conseguir atuar e seu grupo social ser formado por atores também o ajudou a tentar capturar as crianças nos livros que sucedem ao primeiro, já que ele conseguia enganar os outros tutores que ajudariam e cuidariam dos Baudelaires. Foi o primeiro tutor dos órfãos e os persegue em busca da fortuna dos Baudelaire e de outras crianças órfãs, como os Quagmire.

Obras


Vol. 1 - Mau Começo
Vol. 2 - A Sala dos Répteis
Vol. 3 - O Lago das Sanguessugas
Vol. 4 - Serraria Baixo-Astral
Vol. 5 - Inferno no Colégio Interno
Vol. 6 - O Elevador Ersatz
Vol. 7 - A Cidade Sinistra dos Corvos
Vol. 8 - O Hospital Hostil
Vol. 9 - O Espetáculo Carnívoro
Vol. 10 - O Escorregador de Gelo
Vol. 11 - A Gruta Gorgônea
Vol. 12 - O Penúltimo Perigo
Vol. 13 - O Fim


Obras Extras

- 'Lemony Snicket: Autobiografia Não Autorizada'
- 'Cartas para Beatrice — Ainda não publicado no Brasil
- 13 segredos chocantes que você vai querer nunca ter sabido sobre Lemony Snicket — e-book publicado em 16 de março de 2006, disponível gratuitamente no site oficial de Lemony Snicket
- Raiz-forte: Verdades Amargas que Você Não Pode Evitar
- O Livro Vazio — Ainda não publicado no Brasil
- As Notáveis Notações — Ainda não publicado no Brasil
- Os Incompreensíveis Quebra-Cabeças — Ainda não publicado no Brasil
- O Jantar Sombrio — Ainda não publicado no Brasil

Curiosidades sobre a Origem


O autor da série, Daniel Handler, disse em entrevista para a revista virtual The A.V. Club que ele decidiu escrever uma história para crianças quando procurava por um editor para seu primeiro romance, 'The Basic Eight'. Uma das editoras, HarperCollins, não aceitou o romance, mas os editores se interessaram em que ele escrevesse um livro infantil. Handler inicialmente achou uma péssima ideia, mas se encontrou com eles para discutir o livro. Eles o desafiaram a escrever o livro que gostaria de poder ter lido quando tinha 10 anos. Ele então retocou um manuscrito que tinha para um livro gótico jocoso para adultos, que se tornou um "romance gótico sobre crianças crescendo em situações terríveis", um conceito que agradou aos editores, para a surpresa de Handler.

Alusões


- O nome dos órfãos Baudelaire é uma referência a Charles Baudelaire.
- Os nomes de Klaus e Sunny vêm de Claus e Sunny von Bülow.
- O nome do sr. Poe é uma referência provável a Edgar Allan Poe (seus dois filhos se chamam Edgar e Albert). Curiosamente, Charles Baudelaire conheceu Edgar Allan Poe, e Allan morreu de uma doença de tossir sangue, enquanto uma característica memorável do sr. Poe ao longo da série é sua tosse severa.
- A maioria ou todos os habitantes da ilha no último livro da série têm nomes de personagens da peça A Tempestade, de William Shakespeare.
- No quinto livro com o vice-diretor Nero, uma provável referência ao imperador romano homônimo, que, reza a lenda, tocou violino enquanto Roma era incendiada.
- Outra possível alusão é feita a Isadora Duncan (precursora da dança moderna) nos nomes dos trigêmeos Isadora e Duncan Quagmire.
- Assim como no quarto livro, dra. Georgina Orwell é uma possível referência a George Orwell.

Autor

O autor do livro de verdade é o Daniel Handler, contudo nos livros você encontra o nome de Lemony Snicket como autor, isso se dá, porque dentro da história Snicket que escreve o livro, sendo que para nós leitores quando compramos o livro, nós vemos o nome do personagem autor e não o do autor verídico.

Lemony Snicket


Quando ainda muito pequeno, Lemony foi levado de sua casa e família por uma organização secreta denominada C.S.C (Corporação pelo Salvamento das Chamas), e dela, após uma longa e dura fase de testes, se tornou voluntário. Foi nesta mesma organização que conheceu Beatrice Baudelaire, de quem se tornou noivo mas, por motivos desconhecidos, (provavelmente porque ela pensava que Lemony cometera diversos crimes, entre eles incêndios, causados exclusivamente pelo conde Olaf, pois assim culpou-o o Pundonor Diário, antes de anunciar sua suposta morte) jamais pôde se casar. Nos livros 'Desventuras em Série', todas as dedicatórias são para Beatrice. A vida e suposta morte de Lemony está envolta por mistérios, não apenas devido a sua natureza perigosa e excitante como também por dificuldade de se distinguir o que é verdade, o que é mentira e o que é grosseiro erro d'O Pundonor Diário. Nos livros 'Desventuras em Série', ele deixa muitas pistas escondidas em pequenos fragmentos sobre seu possível esconderijo, como chegar até ele e como ele chegou até lá.

Pistas sobre Lemony Snicket

São usadas diversas pistas para indicar os acontecimentos futuros (ou do próprio livro) na série:

- Na capa brasileira, na fitinha usada na capa (a segunda ao redor da imagem), você pode ver elementos que se referem aos acontecimentos da história - por exemplo, em 'O Escorregador de Gelo', as fitinhas mostram os mosquitos-da-neve, que atacam os órfãos nas Montanhas de Mão-Morta.

- Há, também, as pistas usadas nas cartas - geralmente danificadas de algum modo - de Lemony Snicket e endereçadas ao editor.

- Também são usadas pistas nas imagens finais dos livros. Em 'Inferno no Colégio Interno', a pista é um peixe na parte onde seria a placa do carro, mostrando uma pista do próximo livro, 'O Elevador Ersatz'.

- Em 'O Elevador Ersatz', a pista é um corvo sobrevoando os órfãos, ao qual se refere 'A Cidade Sinistra dos Corvos'. Em 'A Cidade Sinistra dos Corvos' (não coincidentemente, as iniciais são CSC), a pista é as palavras "Última Chance", referentes a O Hospital Hostil.

- Outra coisa interessante é no início do livro, na primeira página. Contém os dizeres "Ex Libris" e dois desenhos - o de cima é referente aos órfãos (em geral não-disfarçados) e em baixo, o Conde Olaf (em geral, disfarçado). Porém as coisas mudam à partir de 'O Espetáculo Carnívoro', em na parte de cima estão os órfãos (não-disfarçados) e em baixo os órfãos (disfarçados).

- No livro 'O Escorregador de Gelo', em cima está os órfãos Baudelaire disfarçados e em baixo, o conde Olaf (desta vez, sem disfarce).

- Em 'A Gruta Gorgônea', ocorre o mesmo fato - em cima as crianças disfarçadas e em baixo, Olaf (neste caso, não-disfarçado).

Muitos fatos reveladores são descobertos em "Lemony Snicket: Autobiografia não Autorizada", quem contém, inclusive, iniciais de pessoas da organização CSC que podem se referir a diversos personagens conhecidos.

Daniel Handler


Daniel Handler é um escritor e cineasta americano de 45 anos que escreveu os romances 'The Basic Eight', 'Watch your Mouth' e 'Desventuras em Série' sob pseudônimo.

Originalmente, Handler utilizava o codinome Lemony Snicket ao invés do seu próprio nome na lista de correio de diversas organizações de extrema direita que ele pesquisava para escrever um de seus livros. Isso se tornou uma espécie de brincadeira entre os seus amigos, que costumavam pedir pizzas sob o nome
Leitura de Cabeceira: Desventuras em Série Leitura de Cabeceira: Desventuras em Série Reviewed by Luara Moraes Leão on 9.3.15 Rating: 5

Post AD