Header AD

Listando: 10 Curiosidades Sobre o Carnaval


Amado por uns e odiados por outros, o carnaval é a maior festa popular do país, levando milhares de brasileiros e turistas estrangeiros as ruas para comemorar os quatro dias de festejo.

No Listando dessa semana vamos trazer algumas curiosidades sobre o Carnaval que podem te surpreender, vamos à lista.

#1. Origem no Brasil

No século XVII, os foliões se armavam de baldes e latas cheias de água para uma guerrinha de água. Até Dom Pedro II se divertia jogando água nos nobres. Acontecia aqui antes do início da Quaresma e duravam três dias, do domingo até a terça-feira.

#2. Quando se Comemora

A data em que se comemora o Carnaval é definida com base na Páscoa. A Quarta-Feira de Cinzas sempre cai 46 dias antes do domingo da festividade, que é a soma dos 40 dias que antecedem o Domingo de Ramos com os seis dias da Semana Santa.

#3. Baianas Protetoras

Na década de 30 a Ala das Baianas era formada apenas por homens, dispostos nas laterais das Escolas e munidos de navalhas para evitar brigas durante o desfile.

#4. Inspirando as Fantasias

Inspirados nos bailes de máscara do Carnaval de Veneza, os desfiles de fantasia do Teatro Municipal do Rio de Janeiro começaram em 1937. Clóvis Bornay foi o vencedor do primeiro concurso com a fantasia Príncipe Hindu. O concurso durou até 1972. 

#5. Folia Carioca

Somente em 1963, quando a agremiação do Salgueiro desfilou o enredo sobre Chica da Silva, o carnaval carioca entrou definitivamente no calendário turístico da cidade.

#6. Silvio Santos na folia

O público que assistia aos desfiles das Escolas de Samba na Av. Rio Branco, no Rio de Janeiro, ficava comprimido por uma corda de aço que margeava as calçadas e alugava caixotes de madeira a cinco cruzeiros. Reza a lenda que Silvio Santos, antes da fama, era uma das pessoas que organiza este negócio.

#7. O Primeiro Rei Momo

O primeiro Rei Momo foi instituído pelo jornal carioca A Noite, em 1933. O eleito foi o músico Silvio Caldas, que, por sinal, era magérrimo. Atualmente, um comitê escolhe o monarca da folia com base em quesitos como desembaraço, sociabilidade, facilidade de expressão, simpatia e espírito carnavalesco.

#8. Bons drinks


Durante as comemorações carnavalescas, muitos litros de cerveja são consumidos. Em Salvador, no último carnaval, os foliões beberam 10 milhões de litros.

#9. Carnaval de Luxo

Os preços dos camarotes da Sapucaí são bastantes salgados. O mais barato custa em torno de R$18 mil e o mais caro, R$77 mil! 

#10. Origens dos Abadás

O abadá, roupa usada pelos micareteiros, tem sua origem na cultura afro-brasileira. Os abadás eram as vestimentas usadas nas celebrações do candomblé. Mais tarde, o termo passou a designar a roupa dos capoeiristas.
Listando: 10 Curiosidades Sobre o Carnaval Listando: 10 Curiosidades Sobre o Carnaval Reviewed by MK Friend on 14.2.15 Rating: 5

Nenhum comentário

Post AD