Header AD

Replay: Relembrando "Star Wars Episode VI: Return of the Jedi" (Parte 6)


Star Wars Episode VI: Return of the Jedi foi lançado em 25 de maio de 1983 nos EUA com direção de Richard Marquand. O filme foi lançado em 06 de Outubro de 1983 no Brasil como "Star Wars Episódio VI: O Retorno de Jedi".

O filme é o terceiro da franquia, o sexto na ordem cronologia, e o sexto do ranking de bilheteria geral dos filmes do universo, arrecadando os exatos $475,106,177.

O filme faz parte da "Trilogia Original Star Wars", que consiste em três filmes, como o nome já diz, lançados de 1977 a 1983.

Luke Skywalker voltou ao seu planeta natal, Tatooine, na tentativa de salvar seu amigo Han Solo das garras do desprezível bandido Jabba, o Hutt.
Luke ainda não sabe que o IMPÉRIO GALÁCTICO iniciou secretamente a construção de uma nova estação espacial bélica, mais poderosa que a primeira e temida Estrela da Morte.
Quando estiver pronta, esta arma definitiva certamente significará o fim do pequeno grupo de rebeldes que luta para devolver a liberdade à galáxia....

Nome: Star Wars Episode VI: Return of the Jedi
Lançamento: 25 de maio de 1983
Distribuidora: 21th Century Fox
Direção: Richard Marquand
Bilheteria: $475,106,177

Sinopse:

O Império constrói secretamente uma base na lua de Endor, que projeta um campo de força para proteger a nova Estrela da Morte que ainda esta em construção em sua órbita, e o Imperador esboça um plano para acabar com a Aliança Rebelde de uma vez por todas. Darth Vader, sob as ordens do Imperador Palpatine prepara-se para reencontrar e trazer o seu filho à sua presença, para este último poder assim consumar o seu objetivo de destruir a Aliança Rebelde e o último cavaleiro Jedi de um só golpe.

Em Tatooine C-3PO e R2-D2 estão a caminho do palácio de Jabba the Hutt para entregar uma mensagem de Luke Skywalker a fim de negociar a vida de Han Solo. Dentro do palácio eles mostram a mensagem de Luke ao monstruoso alienígena Jabba, que vive rodeado de seus súditos, mas que não aceita o acordo e fica com R2-D2 e C-3PO para si mesmo — pois Luke os havia dado a Jabba como presente na mesma mensagem em que negociava por Han Solo. Enquanto Jabba se divertia com sua banda musical alienígena, o caçador de recompensas Boushh aparece para lhe vender Chewbacca, que estava preso. Após Chewie ser trancado em uma cela, Boushh vai até Han Solo, que ainda estava congelado em carbonite, e o liberta e logo se revela ser a Princesa Leia disfarçada, mas os dois são presos por Jabba. Na manhã seguinte Luke chega ao palácio e faz uma última oferta a Jabba por seus amigos incluindo Leia, que havia sido obrigada a ser escrava sexual de Jabba. Ele recusa e joga Luke em um alçapão que o leva ao poço do Rancor, uma enorme fera carnívora que é como um animal de estimação de Jabba. Ele tenta comer Luke, que consegue matá-lo para a surpresa de Jabba e seus hóspedes. Jabba fica furioso e ordena que Solo, Luke e Chewie sejam levados ao grande poço de Carkoon, no Mar das Dunas, onde vive a criatura Sarlacc. Lá Jabba assiste seus inimigos serem dados como alimento para a criatura. Luke é o primeiro, mas pega seu novo sabre de luz e liberta seus amigos junto com Lando Calrissian, que estava disfarçado de guarda. Com a ajuda de R2, Leia se liberta de Jabba e o mata. Após o resgate de Han Solo a Aliança Rebelde faz um plano para destruir a nova Estrela da Morte, ainda parcialmente construída e protegida apenas por um escudo defletor interplanetário, emitido da base imperial na lua florestal de Endor, ao redor da qual a estação em construção orbita. Uma pequena equipe de assalto deverá passar o bloqueio planetário através de códigos imperiais fornecidos pela rede de espionagem Bothan, desativar a estação emissora do escudo defletor e aguardar a chegada da frota rebelde para destruir da Estrela da Morte, antes desta atingir o nível de funcionalidade para se auto-defender. Assim, um pequeno cargueiro imperial consegue passar o bloqueio e infiltrar-se na lua de Endor. É lá que os rebeldes conhecem os Ewoks, uma raça de seres semelhantes a pequenos ursos, com um estilo de vida ainda primitivo e organização social tribal. Contudo os Ewoks mostrar-se-iam essenciais para a destruição da central emissora, inicialmente protegida por uma legião das melhores tropas imperiais que, segundo o imperador, já aguardavam o assalto rebelde. Através de variadíssimas armadilhas e tácticas de emboscada, os nativos Ewoks conseguem surpreender as fileiras imperiais e, juntamente com o pequeno exército rebelde, tomar a estação emissora do escudo defletor que é detonada de seguida.

Enquanto isso já a frota rebelde se encontrava no espaço próximo da lua de Endor, pronta a atacar a estação espacial desarmada, caindo em cheio na armadilha montada pelo Imperador. É Lando Calrissian, a bordo da Millennium Falcon que se aperceberá a tempo do esquema imperial, devido à estranha inatividade da massiva frota imperial que se encontrava juntamente em órbita com a Estrela da Morte, avisando o Almirante Ackbar a retirar com as naves para uma distância segura. Uma descarga proveniente da própria Estrela da Morte que destruiu um cruzador Nebulon, revelaria por fim a verdadeira natureza da armadilha - a aniquilação completa da Aliança Rebelde.

Aquando o assalto à estação emissora em Endor, Luke Skywalker, ciente do que o seu destino lhe reserva, decide entregar-se e enfrentar Darth Vader que no filme anterior da saga, Episódio V: O Império Contra-Ataca, se havia revelado seu pai. Luke, previamente avisado por Yoda que a sua prova de fogo para justificar o seu título de Cavaleiro Jedi seria enfrentar Vader, vislumbrava agora uma réstia de luz e bondade no coração do seu pai, enclausurado dentro da horrível armadura mecânica. Luke tentará ainda persuadir o pai a ouvir a sua consciência, mas segundo as palavras do próprio "Agora é tarde demais para mim, filho". Vader levará assim o filho à presença do Imperador Palpatine onde segundo as suas palavras, Luke se converterá ao lado Negro.

Confrontando a assustadora presença do próprio Imperador, Luke Skywalker é então constantemente tentado a usar a sua raiva para o atacar, completando assim a sua jornada para o Lado Negro da Força. Luke manterá a sua compostura ainda durante algum tempo, mas após a revelação da armadilha em que a frota rebelde mergulharia assim que entrasse na órbita da lua, por parte do próprio Imperador Palpatine, seguida da primeira descarga da nova Estrela da Morte que começará a dizimar a frota rebelde, Luke cego de raiva tentará atacar o Imperador com o seu sabre de luz, propositadamente posto ao seu alcance pelo próprio Palpatine. Vader bloqueará este ataque direto ao seu mestre e assim pai e filho começarão o duelo que decidirá o futuro da galáxia à medida que o lado negro da Força cresce.

Elenco:
  • Mark Hamill como Luke Skywalker
  • Harrison Ford como Han Solo
  • Carrie Fisher como Princesa Leia Organa
  • Billy Dee Williams como Lando Calrissian
  • Anthony Daniels como C-3PO
  • Kenny Baker como R2-D2
  • Peter Mayhew como Chewbacca
  • David Prowse como Darth Vader
  • Ian McDiarmid como Imperador Palpatine
  • Alec Guinness como Obi-Wan "Ben" Kenobi
  • Sebastian Shaw como Anakin Skywalker
  • Frank Oz como Yoda
  • Denis Lawson como Wedge Antilles
  • Kenneth Colley como Almirante Piett
  • Warwick Davis como Wicket
  • Jeremy Bulloch como Boba Fett
  • Caroline Blakiston como Mon Mothma

Prêmios do Oscar 1984:
  • Melhores Efeitos Visuais para Richard Edlund, Dennis Muren, Ken Ralston e Phil Tippett


Curiosidades:
  • A tradução literal do título original em inglês deveria ser O Retorno dos Jedi, mas por razões desconhecidas foi traduzido como O Retorno de Jedi.
  • O título original do terceiro filme da saga era A Vingança de Jedi. O nome apenas foi trocado para o definitivo meses antes de seu lançamento, quando George Lucas percebeu que um Jedi nunca se vingaria, a não ser que resolvesse passar para o lado negro da Força.
  • Darth Vader cumpriu sua profecia, que dizia que ele era o escolhido para acabar com os Sith, no final do episódio VI ele é quem acaba com o Imperador e devolve a paz.

Trailer & Bastidores:






Este foi a primeira parte do "Replay" especial Universo Star Wars, com o filme "Star Wars Episode VI: Return of the Jedi". Amanhã tem mais, e que a força esteja com vocês!

Replay: Relembrando "Star Wars Episode VI: Return of the Jedi" (Parte 6) Replay: Relembrando "Star Wars Episode VI: Return of the Jedi" (Parte 6) Reviewed by José Kiko on 27.1.15 Rating: 5

Nenhum comentário

Post AD