Header AD

Replay: Relembrando "Star Wars Episode IV: A New Hope" (Parte 2)


Star Wars Episode IV: A New Hope foi lançado em 25 de maio de 1977 nos EUA com direção de George Lucas. O filme foi lançado em 18 de novembro de 1977 no Brasil como "Star Wars Episódios IV: Uma Nova Esperança", mas o filme é mais conhecido apenas como Star Wars, ou no português, Guerra nas Estrelas/ Guerra das Estrelas. Originalmente, George Lucas não tinha criado o subtítulo do filme na época de seu lançamento, "Episode IV: A New Hope" só apareceu quando a sequência, "Star Wars Episode V: The Empire Strikes Back", foi lançada. Lucas não imaginava que iria lançar mais filmes sobre Star Wars

O filme é o primeiro da franquia, o quarto na ordem cronologia, e o terceiro do ranking de bilheteria geral dos filmes do universo, arrecadando os exatos $775,398,007.

O filme faz pate da "Trilogia Original Star Wars", que consiste em três filmes, como o nome já diz, lançados de 1977 a 1983.

É um período de guerra civil. Partindo de uma base secreta, naves rebeldes atacam e conquistam sua primeira vitória contra o perverso Império Galáctico. Durante a batalha, espiões rebeldes conseguem roubar os planos secretos da arma decisiva do Império, a ESTRELA DA MORTE, uma estação espacial blindada com poder suficiente para destruir um planeta inteiro. Perseguida pelos sinistros agentes do Império, a princesa Leia, apressa-se em voltar para casa a bordo de sua nave estelar, protegendo os planos roubados que podem salvar seu povo e restaurar a liberdade na galáxia....

Nome: Star Wars Episode IV: A New Hope
Lançamento: 25 de maio de 1977
Distribuidora: 21th Century Fox
Direção: George Lucas
Bilheteria: $775,398,007

Sinopse:

Dezenove anos se passaram após a queda da República Galáctica e o extermínio dos Jedi pelos soldados-clones seguindo ordens do Imperador. O "alto oficial" do Império Galáctico, Darth Vader, vai atrás da senadora Princesa Leia Organa, sob 2 acusações: ela é parte da resistência ao Império, a Aliança Rebelde, e roubou planos do projeto secreto imperial, a Estrela da Morte. A nave de Leia é tomada em uma batalha, mas a Princesa coloca os planos na memória da unidade droide R2-D2 e esse, com seu parceiro C-3PO, entra num módulo de escape que cai no planeta deserto Tatooine.

Em Tatooine ,R2 e C-3PO se separam e caminham pelos desertos secos de Tatooine, ambos são capturados pelos Jawas(que são pequenos seres encapuzados que vivem em Tatooine capturando droides perdidos ou quebrados e vendendo em povoados e fazendas), que os vendem a Owen Lars e seu sobrinho, Luke Skywalker. Ao limpar R2, Luke descobre uma mensagem de Leia. Ela é destinada a Obi-Wan Kenobi e Luke se lembra de Ben Kenobi, ermitão que vive nas montanhas, Luke é um jovem que sempre quis sair de Tatooine e ver o universo, mas seu tio Owen sempre o impediu de ir pois temia que fica-se igual ao seu pai Anakin Skywalker, R2-D2 foge durante a noite em busca de Obi-Wan Kenobi. Luke e C-3PO saem em sua busca mas são atacados pelo Povo da Areia . Obi-Wan Kenobi, conhecido por Ben Kenobi, aparece e salva Luke e os dróides.

Ben Kenobi assiste a mensagem de Leia e decide ajudá-la, mas Luke se recusa a viajar até Alderaan. Ao retornar para casa descobre que seus tios Owen e Beru foram mortos por Stormtroopers do Império, não lhe restando alternativa a não ser ajudar Ben Kenobi. Kenobi, Luke e os dróides vão até o espaço-porto de Mos Eisley em busca de um piloto que os leve até Alderaan. Lá encontram Han Solo e Chewbacca que aceitam o serviço. As tropas imperiais tentam impedir a fuga, mas a Millennium Falcon, nave de Han Solo, consegue escapar por ser uma nave extremamente veloz.

Durante a viagem até Alderaan, Kenobi começa a ensinar Luke sobre as técnicas Jedi. A princesa Leia é torturada na Estrela da Morte para confessar o local da base rebelde, mas diante de sua resistência, o oficial do império Tarkin e Darth Vader decidem explodir o planeta Alderaan, demonstrando o poder de fogo da Estrela da Morte. Ao chegarem até o que sobrou do planeta, a Millennium Falcon é atraída para a Estrela da Morte. Os tripulantes se escondem no compartimento de carga, usado por Solo para transporte de mercadorias contrabandeadas.

Dentro da Estrela da Morte, eles conseguem se disfarçar de Stormtroopers e localizam a princesa, enquanto Ben Kenobi desativa o raio trator que impede a decolagem da nave. Enquanto Solo, Luke, Chewbacca e os dróides libertam a princesa e fogem para a nave, Ben Kenobi enfrenta Darth Vader, seu antigo aprendiz. Kenobi é morto por Vader e a Millennum Falcon escapa. Entretanto o Império rastreia a nave para descobrir o local da base da Aliança Rebelde que esta escondida em uma lua do planeta Yavin.

Sabendo que a fuga foi facilitada, os rebeldes preparam um ataque à Estrela da Morte com base nos planos escondidos em R2-D2. Naves rebeldes, como a X-Wing, atacam a Estrela da Morte. Luke, com ajuda de outros pilotos rebeldes como Biggs e Wedge enfrentam Tie Fighters do império. Han Solo, que havia desistido de participar do ataque, volta em última hora para proteger Luke do ataque da nave de Darth Vader. Luke consegue atingir o alvo de apenas 2 metros sem ajuda do computador da nave. A Estrela da Morte explode, mas Vader escapa. Luke, Solo e Chewbacca são condecorados pela princesa Leia.

Elenco:
  • Mark Hamill como Luke Skywalker
  • Harrison Ford como Han Solo
  • Carrie Fisher como Princesa Leia
  • Alec Guinness como Obi-Wan Kenobi
  • David Prowse como Darth Vader
  • Anthony Daniels como C-3PO
  • Kenny Baker como R2-D2
  • Peter Cushing como Grand Moff Tarkin
  • Peter Mayhew como Chewbacca
  • James Earl Jones como Darth Vader (voz)

Prêmios do Oscar 1978
  • Melhor Trilha Sonora para John Williams
  • Melhor Som para Don MacDougall, Ray West, Bob Minkler e Derek Bal
  • Melhor Direção de Arte para John Barry, Norman Reynolds, Leslie Dilley e Roger Christian
  • Melhor Figurino para John Mollo
  • Melhor Edição para Richard Chew, Paul Hirsch e Marcia Lucas
  • Melhores Efeitos Visuais para John Stears, John Dykstra, Richard Edlund, Grant McCune e Robert Blalack
  • Melhor Edição de Som para Ben Burtt

Curiosidades:
  • A respiração de Darth Vader foi criada a partir do som de um aparelho de mergulho.
  • O som dos caças imperiais foram criados a partir do barulho da tromba de um elefante e o som de carros em asfalto molhado.
  • Yoda nunca foi mencionado, pricipalmente porque nem tinha sido criado ainda .Já Palpatine foi mencionado, mas como "O Imperador".
  • Durante uma das gravações no deserto da Tunisia, a maior tempestade dos últimos 50 anos prejudicou toda a filmagem da casa dos Lars.
  • Durante as filmagens, o filme recebeu vários títulos incluindo "As Aventuras do Starkiller"
  • Os sons de R2-D2 misturam sons de computadores com os de bebês falando.
  • Na primeira vez em que Chewie entra na Millennium, ele bate a cabeça em um par de dados, nunca mais vistos.

Trailer & Bastidores:




Este foi a primeira parte do "Replay" especial Universo Star Wars, com o filme "Star Wars Episode IV: A New Hope". Amanhã tem mais, e que a força esteja com vocês!

Replay: Relembrando "Star Wars Episode IV: A New Hope" (Parte 2) Replay: Relembrando "Star Wars Episode IV: A New Hope" (Parte 2) Reviewed by José Kiko on 25.1.15 Rating: 5

Nenhum comentário

Post AD