Header AD

Mural Literário: 'A Culpa é das Estrelas' de John Green (#1)


Olá, pessoal! Esse é o primeiro Mural Literário! Primeiro, vou explicar para vocês como vai ser: toda semana, eu escolherei um livro para falar para vocês cinco vantagens e cinco desvantagens de lê-lo. Mas, há um bônus: junto com o texto aqui no TPJ!, vocês poderão assistir a um vídeo com o mesmo conteúdo, que eu mesma gravei, no canal do YouTube do site!

Vamos começar pelas vantagens:

#1. Poético

A Culpa é das Estrelas, como tudo o que o John Green escreve, é muito poético. Ele usa palavras, associações, acontecimentos que não são normais e a escrita dele é muito boa de se ler, é muito fluida.

#2. Metáforas

O livro é repleto de metáforas, desde as escancaradas, como o cigarro do Gus, até as mais escondidas, como o enredo, os personagens e o próprio livro. Metáforas, e figuras de linguagem em geral, são ótimas e enriquecem o texto.

#3. Enredo

O enredo é extremamente incomum. Desde a viagem a Amsterdam a toda história com Uma Aflição Imperial e o Peter Van Houten, nós somos surpreendidos com os desdobramentos da história, por mais que tenha o elemento "câncer".

#4. Personagens

Os personagens não são apenas para guiar o enredo, mas têm profundidade e sentimentos reais, o que os torna incrivelmente críveis. Isso é ótimo, porque nos insere na história através dos sentimentos, portanto, sentimos dor, tristeza, alegria, junto com os personagens.

#5. Inovador

Apesar de haver o câncer, que já foi retratado diversas vezes, o livro tem o elemento inovador. John Green consegue pegar premissas comuns e transformar em histórias, personagens, enredos extraordinários. Existem vários elementos que poderiam cair no clichê, porém, o autor consegue manipulá-los a ponto de não deixar isso acontecer.

Desvantagens:

#1. Triste

Eu não achei nenhuma... Eu acho A culpa é das estrelas impecável, porém várias pessoas dizem que não gostam do livro porque o acham triste. Então, essa seria a única desvantagem de lê-lo.

Confira abaixo o vídeo do Mural Literário de A culpa é das estrelas;



É isso, por hoje! Espero que tenham gostado e até semana que vem!

Mural Literário: 'A Culpa é das Estrelas' de John Green (#1) Mural Literário: 'A Culpa é das Estrelas' de John Green (#1) Reviewed by Carolina Soares on 11.1.15 Rating: 5

Post AD