Header AD

Review: "Heroes and Villains" (4x12) de Once Upon a Time


Demorei, mas cheguei. Aqui estou eu para comentar o Winter Finale de Once Upon a Time. E que episódio foi esse, hein?

Começo falando do flashback de Rumple e Bela e, confesso: senti saudades dessa época em que ele se fazia de difícil. Nele, vemos um dos artefatos do Sombrio, uma manopla que leva ao amor verdadeiro de qualquer pessoa. Vemos também a primeira aparição das Rainhas da Escuridão, Cruella, Úrsula e Malévola, ao sequestrarem Bela para atraírem Rumple ao seu resgate. Com isso, conseguem a manopla a fim de "mudarem as regras do jogo": os vilões têm que vencer. Porém, o Sombrio recupera seu objeto e diz que ganha sempre e não irá se tornar aliado delas, pois ganha sozinho.

Agora, no presente, Anna, Elsa e Kristoff querem deixar Storybrooke para voltarem a Arendelle, porém, como sempre acontece, ninguém pode ultrapassar a fronteira da cidade, porque, nesse caso, não poderá mais voltar. Então, Sr. Gold, querendo se ver livre da única pessoa que pode contar a Bela de seu plano de se libertar da adaga, através de Gancho, leva os três até o portal. O interessante nessa parte é que a casa na qual o casal Rumbelle teve sua lua de mel e na qual Emma tentou se livrar dos poderes é, na verdade, do Feiticeiro, o que pode nos trazer um enredo mais para frente.

Enquanto isso, Regina coloca o coração de volta em Marian, que acorda. No restaurante da Vovózinha, ela diz à antiga Rainha Má que se afastará de Robin Hood, pois sabe que ele não a ama. Aí, Regina enxerga seu final feliz. Porém, quando estão no parque da cidade, Marian desmaia e Robin, Roland e Regina percebem que há ainda mágica no corpo da esposa de seu amor verdadeiro e que a única forma de salvá-la é deixando a cidade para sempre. Lá se vai o final feliz de Regina (de novo).

Quando Anna, Elsa e Kristoff estão prestes a voltar para Arendelle, temos um momento tocante entre Elsa e Emma, no qual a primeira agradece a segunda por tudo o que fez. Ela e Kristoff entram no portal, porém, antes de voltar para a cidade natal, Anna pergunta quem é o Sr. Gold e David (em sua única fala no episódio) revela que ele era Rumplestiltskin. Com isso, Anna fica chocada e diz que o conhece, fazendo com que Emma perceba que tem sido manipulada todo esse tempo.

Outro momento tocante no episódio foi a conversa entre Bela e Henry, que a chamou de avó e pediu ajuda para fazer Regina feliz. Porém, o neto acaba derrubando algumas coisas do topo de um armário e Bela vê entre elas a manopla de anos atrás e percebe que algo está errado.

Rumple tenta se livrar da adaga com o chapéu do Feiticeiro, mas Emma e Mary Margaret chegam a tempo de atrasá-lo, até que ele decide matar Gancho primeiro. Mas não consegue. Por quê? Bela chega e o impede. A cena a seguir foi uma das melhores, mais bem feitas e mais bonitas cenas que eu já vi na série.


A atuação de Emilie de Ravin e Robert Carlyle nos faz perder o chão e sentir a dor de ambos. Bela, magoada, vê que o marido tem mentido para ela e, com a adaga, o ordena a sair de Storybrooke. Rumple, sem poder desobedecer, se vê com medo e, completamente destruído, passa pela fronteira e não vê mais a esposa. Ambos em prantos, fazem com que essa cena seja a mais marcante do episódio, por melhores que outras cenas tenham sido.

Um pouco depois, Emma recoloca o coração de Gancho e vai tomar um drink com Regina, quando Henry chega com uma ótima notícia. Ele leva as mães à casa do Feiticeiro e mostra que encontrou uma biblioteca cheia de livros em branco, ou seja, encontrou a casa do Autor, Rapidamente, Emma entra na Operação Mangusto e Regina tem esperanças de novo.

Seis meses depois, vemos Rumple em Nova York indo atrás de Úrsula para conseguir a ajuda das Rainhas da Escuridão para voltar a Storybrooke, encontrar o Autor e, finalmente, "mudar as regras do jogo".

O episódio foi muito bom em seguir o enredo e atar as pontas que ficaram de episódios passados em relação à adaga falsa. Foi também bom pelo elemento surpresa do término de Bela com Rumple, pois se nem ela acredita mais nele, a coisa ficou feia. A aposta em personagens que não eram o foco há algum tempo foi ótima e a entrada das Rainhas da Escuridão só nos fez querer mais. Os ganchos deixados pelo enredo do Autor vão fazer a ligação com os próximos episódios após o hiato. O adeus dos personagens de Frozen nos deixou entristecidos, mas a história ficou completa e, como sabemos, nada é impossível em Once Upon a Time, portanto, quem sabe eles voltam... E a cena entre Rumple e Bela foi mais do que impecável.
Once Upon a Time
"Heroes and Villains"

Episódio: 12
Temporada: 4
Estreia: 14/Dez/2014
Emissora: ABC

★★★★
Review: "Heroes and Villains" (4x12) de Once Upon a Time Review: <i>"Heroes and Villains"</i> (4x12) de <i>Once Upon a Time</i> Reviewed by Carolina Soares on 23.12.14 Rating: 5

Nenhum comentário

Post AD