Header AD

Universidade da Califórnia oferece curso para estudar a cultura de 'Harry Potter' no Reino Unido


Os estudantes da Universidade Estadual de São Marcos, na Califórnia, agora podem se inscrever em um curso especial, de três semanas, na Inglaterra, para estudar a série de livros Harry Potter e a cultura britânica. A primeira turma, que começará seus estudos em junho do ano que vem, poderá mergulhar no mundo mágico e ainda explorar, in loco, os lugares que inspiraram a série.

Segundo a página oficial do curso, os alunos conhecerão a Scotland Yard (inspiração para a criação do Ministério da Magia); a estação King's Cross, onde fica a plataforma 9 3/4 e os estudantes de magia pegam o trem Expresso de Hogwarts; e o Borough Market, onde a produção dos filmes gravou as cenas do Caldeirão Furado. Os fãs das obras de J.K. Rowling ainda passarão pela Catedral de Gloucester, que serviu de modelo para a Escola de Magia de Hogwarts nos primeiros dois filmes; e a Australia House, conhecida pelos pottermaníacos como o Banco Gringotts. O tour incluirá um passeio pelas montanhas da Escócia (as famosas Highlands) em um trem a vapor semelhante ao Expresso de Hogwarts.

A professora Linda Pershing, que dirigirá o curso e, atualmente, ensina uma disciplina chamada 'Harry Potter: Cultura e folclore no mundo mágico de J.K. Rowling', deixa claro que o curso é tratado com seriedade. O programa já existente mostra aos alunos como ler a série de fantasia com um olhar crítico, discutindo questões culturais que emergem a partir dos livros, como os papeis das instituições sociais, política, morte e as noções de classe e raça.

Durante o curso de verão, entre os dias 3 e 24 de junho de 2015, os alunos irão identificar e analisar criticamente os aspectos da cultura britânica que são retratados na série 'Harry Potter'. Farão, por exemplo, uma análise de como os sistemas de estratificação social - como as classes econômicas ou a origem dos indivíduos - estão representados nos livros e filmes; ou como a autora utiliza marcos importantes e locais históricos da Grã-Bretanha para criar um ambiente cultural para os romances.
'Vamos visitar quase todos os locais que aparecem nos filmes. Para isso, é feito um planejamento complexo', comenta a professora Linda.

Estudantes de outros países também podem se inscrever do curso, mas é necessário preencher alguns requisitos acadêmicos, como estar pelo menos no segundo ano da faculdade, ter boas notas e falar inglês fluentemente. Os custos, porém, não são nada atrativos. O curso custa pouco mais de R$ 12 mil, mais taxas extras no valor de R$ 635. O preço inclui transporte dentro da Inglaterra, hospedagem em todos os locais, café da manhã, todas as excursões e seguro médico. As passagens aéreas e despesas pessoais não estão incluídas nos custos e devem ser pagas à parte.
Universidade da Califórnia oferece curso para estudar a cultura de 'Harry Potter' no Reino Unido Universidade da Califórnia oferece curso para estudar a cultura de 'Harry Potter' no Reino Unido Reviewed by Luara Moraes Leão on 28.11.14 Rating: 5

Nenhum comentário

Post AD