Header AD

Estudantes foram detidos na Tailândia por fazer gesto de protesto de 'Jogos Vorazes' ao Golpe Militar


Três estudantes foram detidos dia 20 de novembro durante a estreia do filme 'A Esperança - Parte 1' na Tailândia após imitarem o gesto usado como símbolo da rebelião no filme, como forma de mostrar descontentamento com o golpe militar ocorrido em maio no país.


Na história, uma saudação com três dedos levantados é usada como símbolo de desafio ao poder vigente – o gesto foi adotado pelos opositores ao governo militar tailandês.

O governo local proibiu o gesto e uma rede de cinemas de Bangcoc cancelou todas as exibições de 'Jogos Vorazes: A Esperança - Parte 1' após estudantes planejarem um protesto contra o golpe militar em frente a um de seus cinemas. Ativistas dizem que a polícia pressionou a rede a cancelar a exibição do filme.

Dois dos detidos eram estudantes ativistas, e o terceiro foi preso após fazer o gesto do lado de fora de um cinema de Bangcoc. Ratthapol Supasopon, um dos estudantes ativistas, negou que o grupo estivesse planejando um protesto.

O coronel Visoot Chatchaidet disse à AP que os dois estudantes não serão indiciados. 'Vamos apenas falar com eles e eles poderão ir'.

'O filme reflete o que está ocorrendo na nossa sociedade. Quando as pessoas são reprimidas por algum tempo, elas devem querer resistir e lutar por seus direitos', disse Nachacha Kongudom, de 21 anos, uma das pessoas detidas. 'Ir ao cinema é um direito básico das pessoas. Estou aqui hoje para lutar por e proteger meus direitos.'

No dia 19 de novembro, cinco estudantes já haviam sido presos por fazerem o gesto do filme durante um discurso do primeiro-ministro do país, Prayuth Chan-ocha, que liderou o golpe como comandante do Exército.


'Não sei se é um sinal ilegal ou não, mas pode colocar seus futuros em risco', disse o general.

Após o golpe de Estado de 22 de maio, ocorreram diversas manifestações simbólicas, em sua maioria organizadas por estudantes, que faziam o gesto inspirado no filme ou liam trechos do livro "1984", de George Orwell.

Embora o exército afirme ter tomado o poder para restaurar a ordem após sete meses de manifestações contra o governo civil de Yingluck Shinawatra, seus opositores o acusam de querer restaurar o poder das forças mais conservadoras do país
Estudantes foram detidos na Tailândia por fazer gesto de protesto de 'Jogos Vorazes' ao Golpe Militar Estudantes foram detidos na Tailândia por fazer gesto de protesto de 'Jogos Vorazes' ao Golpe Militar Reviewed by Luara Moraes Leão on 29.11.14 Rating: 5

Nenhum comentário

Post AD