Header AD

Livros que mais sofreram reclamações em escolas americanas

A Associação das Bibliotecas Americanas divulga, todos os anos, uma lista com os livros que mais receberam reclamações de pais na escolas,  a fim de celebrar a liberdade de expressão e de leitura, e nossos favoritos se encontram nessa lista.

Jogos Vorazes aparece três vezes na lista, por reclamações que alegam violência, insensibilidade, sexo e linguagem ofensiva.

A série Harry Potter também já foi alvo de tentativas de censura nos EUA, por "ocultismo, apelo religioso, violência e maus tratos". Foram os livros que mais receberam críticas.

As Vantagens de Ser Invisível também não escapou. Pais alegam "nudez, linguagem ofensiva, sexualidade e sexo explícito".

Como sempre, John Green não poderia ficar de fora. Quem é você, Alasca? teve reclamações por "uso de drogas, álcool e sexo".

A trilogia de E. L. James, Cinquenta Tons de Cinza, foi acusada de "nudez, linguagem ofensiva, apelo religioso e sexo explícito".

O clássico de J. D. Salinger também recebeu críticas relatando "sexo explícito e linguagem ofensiva e vulgar".

Outro bestseller que foi alvo é O Caçador de Pipas por "linguagem ofensiva e apelo religioso".

A série Gossip Girl também recebeu reclamações alegando "sexo explícito e linguagem ofensiva".

O livro A Guardião da Minha Irmã, que deu origem ao filme Uma Prova de Amor, dividiu opiniões. A obra foi acusada de "linguagem ofensiva".

O clássico A Cor Púrpura não escapou de críticas por "sexo explícito e linguagem ofensiva".

Mais um grande sucesso mundial recebeu reclamações: a saga Crepúsculo foi acusada de "sexo explícito e abordagem religiosa".

Livros infantis também não escaparam: As Aventuras do Capitão Cueca e And The Tango Makes Three (ainda não lançado no Brasil). O primeiro é criticado por "linguagem ofensiva e abordagem violenta" e o segundo por "temática anti-familiar".

Bem, como já disse John Green, fico feliz e triste por essas crianças. Feliz porque elas nunca irão ver ou ouvir falar de abusos, violência e sexo. E triste porque elas deveriam saber a verdade sobre o mundo.

Fonte: R7
Livros que mais sofreram reclamações em escolas americanas Livros que mais sofreram reclamações em escolas americanas Reviewed by Carolina Soares on 9.10.14 Rating: 5

Nenhum comentário

Post AD